Passo-a-passo - Sementes de Dionaea

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Avatar do usuário
rodolphos
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Ago 2013, 13:28
Localização: Santo Amaro - BA
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por rodolphos »

Dimas Mascarello escreveu:Não é tão difícil quanto pensa Rodolfo.

Você irá precisar de musgo sphagnum e areia de quartzo (rio, construção). Para germinação pode ser musgo puro mesmo.


1 - Ferva o musgo por uns 20 min, e areia por uns 15.
2 - Lave a areia ate a água sair completamente limpa.
3 - Pique o musgo com uma ferramente limpa.
5 - Misture 50% de musgo com 50% de areia, ou 60% de musgo e 40% areia.
6 - Coloque o substrato no pote e deixe uma camada lisa por cima.
7 - Coloque as sementes sobre o substrato, não enterre. Pode fazer isso usando um palito com a ponta úmida para melhor aderir a semente. Coloque uma por uma, um pouco afastado.
8 - Deixe o pote com furos na parte de baixo sobre um pratinho sempre com água. (Água da chuva ou Destilada). Não deixe o substrato secar, pois perderá suas sementes.
9 - Coloque o vaso em um local que pegue sol indiretamente, atras de uma janela de vidro ou algo do gênero.
10 - Espere com muita paciência e terá lindas plantinhas.


Obs: Se me equivoquei em algo, por favor me corrijam.
Hoje eu fiz o preparo do substrato e plantei as sementes da Dionaea Capensis. Mas quando no preparo do substrato eu tentei fazer a medida de 1:1 entre o musgo e a areia de construção. Fiz todo o procedimento de lavar a areia até a água ficar transparente e também fervi a areia e o musgo. Mas quando fui misturar o musgo à areia, parece ter ficado uma proporção diferente da esperada por mim. Acho que ficou algo como 60% de areia e 40% de musgo.
Aproveito e pergunto qual a média de tempo para começarem a dar sinal de vida caso tenha dado certo :? (Tenho duas fotos que tirei do musgo puro e dele já misturado com a areia. A resolução da foto é ruim porém da pra se ter ideia do que estou falando. - Só não sei como postar as fotos ...) :lol:


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Dionaea Capensis? Não seria Drosera Capensis?

Quanto ao substrato o certo seria 1:1 ou 60% de musgo e 40 de areia, o contrário não sei se vai ficar bom :S, creio que suas plantas serão prejudicadas, mas agora foi né :S.

O tempo varia muito, mas é em torno de 3 semanas a vários meses.

Esse link irá te ajudar como postar fotos: video-tutorial-postando-imagens-e-video ... t3680.html
Poste elas aqui para melhor esclarecimento.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dimas Mascarello escreveu:Quanto ao substrato o certo seria 1:1 ou 60% de musgo e 40 de areia, o contrário não sei se vai ficar bom :S, creio que suas plantas serão prejudicadas, mas agora foi né :S.
Dimas, mal creio que não vá fazer, pois os valores que usamos como referência são hipotéticos. Além do mais, eu já vi fotos de Dionaea na natureza crescendo em um solo composto quase que inteiramente por areia. É claro que planta em seu habitat tende a se comportar de forma diferente daquelas em cultivo, mas ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

rdrgobra escreveu:
Dimas, mal creio que não vá fazer, pois os valores que usamos como referência são hipotéticos. Além do mais, eu já vi fotos de Dionaea na natureza crescendo em um solo composto quase que inteiramente por areia. É claro que planta em seu habitat tende a se comportar de forma diferente daquelas em cultivo, mas ...

Abs,

Rodrigo F. Costa

Talvez não faça muita diferença mesmo Rodrigo, falei isso, pois tentei germinar sementes só na areia e não obtive sucesso, haha


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rodolphos
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Ago 2013, 13:28
Localização: Santo Amaro - BA
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por rodolphos »

As sementes da Dionaea que plantei com areia e o musgo ainda não deram sinal de vida. E a drosera começou a dar sinal de vida, esta foi plantada no musgo puro, apenas fervido e cortado. Será que as sementes da Dionaea não irão "vingar"?


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Espere mais um pouco, Rodolphos... aqui as minhas dios germinam entre 30 e 50 dias...

Agora as minhas droseras intermédias germinaram com quase 3 meses.. hehehehe....

Nesse hobby paciência é a palavra de ordem.... :D Não desiste não... se não foram atacadas por fungos ou lodo (ou seria cianobactérias.. .alguém me ajude aqui..rs...) ainda há chances de germinarem... só tenha paciência... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Não desista velho, espere mais um pouco que verá os pontinhos verdes :D, tenho relatos de pessoas que esperaram 6 longos meses, haha


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paciência é tudo neste hobby, portanto sugiro que aprenda a cultivá-la ;) . Perseverança Rodolpho, perseverança :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
rodolphos
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Ago 2013, 13:28
Localização: Santo Amaro - BA
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por rodolphos »

Galera hoje de manhã eu fui olhar o vaso e lá estavam 3 sementes abertas e verdinhas :D agora eu estava pensando já que elas estão plantadas na mistura de 60:40 areia/musgo, eu poderia acrescentar mais musgo para corrigir essa diferença e deixar 60:40 de musgo sendo na maior proporção? E as sementes eu as coloco cada uma delas em um caco diferente? Obrigado : joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Rodolpho.

Parabéns pelas germinações. : joia :

A menos que queira, não será necessário alterar a composição do substrato.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem