Para aonde foram os pardais?

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Para aonde foram os pardais?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Já tem alguns anos que não vejo pardais, tanto em Sorocaba como em Osasco. Na verdade volta e meia e vejo algum, mas nem chega perto da quantidade que eram vistos.

Apesar de atacarem lavouras o pardal é mais um pássaro urbano que se alimenta de qualquer coisa tais como insetos, comida jogada no chão, sementes, etc.
Bom, só para constar no estado de São Paulo praticamente não existe lavoura de sementes ou grãos, aqui virou um deserto verde.

Não sei se estão ligados, mas depois que os pardais sumiram a região da casa de minha mãe em Osasco vem sofrendo com pragas de cupins que atacam desde arvores, móveis e madeirame de telhado.

E aí? Alguém tem visto pardais nos últimos anos?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bem observado, Paulo.

Aqui em São Paulo, também sumiram. :geek:


... : joia :


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,


Depois que eu postei resolvi dar uma pesquisada. Isso está acontecendo no mundo inteiro. Existem diversos fatores que explicam porque sumiu dos grandes centros, mas não explica porque sumiram dos pequenos e isso é que estranho.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Em Mogi das Cruzes o que mais vejo são Pombos e Rolinhas e olha que por aqui o que não falta é mata.

Estariam caminhando para extinção? Será?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:Em Mogi das Cruzes o que mais vejo são Pombos e Rolinhas e olha que por aqui o que não falta é mata.

Estariam caminhando para extinção? Será?
Rodrigo,

Em Osasco aonde minha mãe mora tem muita rolinha e também um pombo grande, mas nativo daqui. Agora o centro de Osasco é terrível, cheio de pombo introduzido.

Andei lendo, o pardal é originário do mediterrâneo e se espalhou pela Europa, foi introduzido no Brasil no inicio do século passado. Pelo que li, parece que ele está desaparecendo no mundo todo.

As vezes fico pensando em animais que foram extintos e não se sabe a causa, tipo o mamute. Sabe-se que antigamente o homem só matava animais para alimentação. Só o chamado homem civilizado é que caçava por esporte, veja o caso dos animais das Américas.
Hoje volta e meia fala-se que as abelhas estão sumindo, agora por curiosidade achei os pardais. Sem explicação coerente.

Aí eu me pergunto. Quando chegará a vez do homo sapiens?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

cuma? homo sapiens? o que é isso amigo? tá xingando a gente?
termo que deriva do latim "homem sábio


se for nesta tradução, já está praticamente em extinto. :(


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Marcelo Marcelus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 30 Mai 2017, 13:37
Localização: Bom Jesus do Galho leste de Minas Gerais
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Marcelo Marcelus »

Aqui onde moro, vejo muitos, principalmente aqueles que entram pela janela para roubar migalhas de pão ( que deixo para eles na cozinha sob a geladeira). Alguem já ouviu o ditado: "Manso igual a um pardal!"?


"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas."
Isaías 45:7
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem