Pacote de Pinguículas...

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Muito bom Ricardo, ficaram lindos os vasos comas plantas e estão lindas, show, que bela lista de espécies..kkkkk

Hoje comprei vasos quadrados achei uns ótimos por 1,50 para dionaeas, comprei também o mesmo modelo destes ai das suas pinguiculas e na mesma cor também por 1,75...Parecem otimos para Droseras individuais e semear tmb,,( mais caros que os mais fundos de 1,50 ) kkk..

Ps: Vai fazendo muda dai que eu faço daqui e o final.. bem.. kkkkk :roll: :lol:

Abç


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Adorei a P. Piriguete :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Voltando a Primuliflora, você pode deixar o vaso dela 4/5 de água (eu faço assim) e ela se desenvolveu muito, junto com seus clones : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

pessoal, amanhã muito provavelmente irei montar a bancada onde minhas pinguículas ficaram em definitivo, todas aparentam estar bem ate o momento, porem onde estão ja estão dando sinais de iluminação insuficiente, tipo as folhas ficando curvadas, a senthos mesmo ja não deitou a ultima folha ficando reta para cima e não continuou com a coloração avermelhada. pois bem a ideia era ir devagar mesmo. a duvida agora e o seguinte...

O local ja projetado irá pegar o sol da manhã, aqui o sol e razoavelmente fraco ate umas 10h, esse local irá pegar sol provavelmente a partir de umas 7h acredito eu, a questão e o quanto cada uma gosta do sol, pois irei montar a cobertura para fazer sombra e essa sombra ira acompanhar o sol ou seja um local irá pegar umas 4h ou + enquanto outro irá pegar no máximo 2h (7h ~ 9h) (parte mais de traz enquanto a da frete poderá ter ate 2 estágios a mais tipo 2h, 4h 6h, pq ao meio dia o angulo será invertido e não terá mais sol apenas sombras.

uma outra ideia que tive foi montar esse mesmo local com toda cobertura de plastico, o que filtraria uns 80% do sol, e continuariam pegando ao menos umas 2h de sol da manhã, porem tenho a preocupação da temperatura que isso poderá me gerar.

pretendo montar uma caixa de isopor da altura dos vasos, e do tamanho grande para que o sol da manhã não atinja os vasos e sim apenas as PC, e ja aproveito para usá-lo para regar ja que o isopor que tenho não e impermeável ele retem a agua por alguns instantes tipo uns 2 minutos so e ja vasa tudo, ae tipo eu jogo uma boa quantia de agua e o que o vaso não absorver descerá pelo ralo...

a unica experiencia que tenho foi com a senthos que amou o sol da tarde +ou- umas 2h do solzinho do fim do dia.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Ricardo... daquela sua lista, eu só tomaria cuidado com a incidencia de sol na emarginata e na aphrodite (a aphrodite é mais chata pq aguenta sol, mas não tolera as altas temperaturas, fica atento a isso)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

OK, Configurei o novo local para que recebam sol apenas ate as 9h +ou- a senthos coloquei para ficar ate as 10h e vou ver o comportamento dela

quanto a emarginata e aphrodite, recomenda que tenha menos exposição? pq se for esse o caso e so chegar o vaso alguns centimetros para traz e ela terá 1h a menos de sol ou mais ate, atualmente como disse estão pegando aquele sol da manhã ate as 9h que notei hoje que estava ficando forte, tinha configurado inicialmente para ficar ate as 10h mais achei que ja tava ficando muito forte.

até as 10h estão a Giganteia e a Senthos (acabei de ver nas minhas descrições q giganteia não gosta de sol, ja vou ir la corigir, voltará para as 9h...)
Local onde estão
ImagemImagem

Os Vasos.
ImagemImagemImagemImagem

Pinguicula primuliflora - parece naõ ter gostado do sol daki, internei na estufa, vamos ver como reage, essa esta em 100% musgo e com uns 2 dedos de agoa no pratinho, porem notei que as folhas parecem que estavam muchas...
Imagem

moranensis 1 - emitindo mais 1 haste floral, acho que terei que começar meus estudos sobre polinização tb...
Imagem

analizando agora pensei aqui, modificar todas as que tem tendencias ao vermelho para ficar ate as 10h (4h+ou- de sol), pois teoricamente elas gostam mais de sol né. isso no caso seriam...

Pinguicula cyclosecta
Pinguicula emarginata
Pinguicula esseriana
Pinguicula ibarrae
Pinguicula moranensis 1
Pinguicula laueana
Pinguicula X Pirouette

pretendo fazer uma proteção de isopor para que os vasos não tomem sol tb...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

A Pinguicula Primuliflora fica assim mesmo após o transporte, logo logo terá folhas saudáveis, gostei do seu local, mas o fato da Gigantea pegar sol me incomoda um pouco, mas vamos ver os resultados, a emarginata gosta de sol, mas tem que controlar muito mais como a Gigantea, já a Aphrodite, pode ficar no sol com as outras, mas precisa saber manipular as altas temperaturas :roll:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

é por isso q eu digo q cada cultivo é unico... :D
ao contrário do Vinicius, minha gigantea nunca teve problemas com o sol.. .aqui ela toma o mesmo tanto q as demais... já a minha emarginata... essa só aquele sol bem morno da manhã... caí na besteira de mudar a configuração das mesas das plantas e perdi o sol da manhã, restando às pings o sol da tarde e aí, minha emarginata não resistiu... :cry:

Já a minha aphrodite, sob a sombra da minha bromelia não resistiu á onda de calor dos ultimos dias e tb fez a passagem...

Oq eu recomendo sempre: teste! veja oq vai bem e onde vai bem... você é um cara atento, vai saber identificar os sinais de problemas nas suas pings ;) e qq coisa, corre aqui ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

quanta informação divergente kkk, porem ambos tiveram resultados bons. to começando a achar que o problema da maioria e na vdd o substrato que não pode aquecer... ma natureza isso não acontece muito por causa do ambiente mais aqui em vasos minúsculos isso e muito normal. por isso meu pensamento sobre a caixa de isopor para que o sol não chegue a bater no vaso, como se tivesse sombra sempre nele.

bem irei cuidar desses 2 complexos perigosos ne.... irei manter todas com sol ate as 9h e ver o resultado e qualquer coisa diminui ou aumento.

quanto a Primuliflora devo tirar da estufa e colocar junto com essas outras né


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

e la vamos nois né...
pra comessar nossa querida problematica... bem ela esta tomando apenas sol pela manhã ate as 9h +ou- nada de sol forte e por esses dias quase nada, muito tempo nublado. porem ela comessou a apresentar uma mancha em uma das folhas novas as velhas amarelaram e acredito ser pq são velhas mais como podem ver uma folha do lado tem uma mancha tipo queimadura sei la, e na base tb tem uma mancha preta, que acredito ser pq a folha e velha mais como sei que ela e chata né, posso estar inserindo muita água, tenho esse medo, pq rego sempre que vejo que esta secando. a rega eu faço enchendo uma vasilha e coloco o vaso ate a água chegar praticamente em cima encharcando o substrato (1 minuto +ou-) ae retiro o vaso e volto ele para o lugar dele, deixando ele escorrer a vontade.

P. Aphrodite
ImagemImagem

ja essas duas seguintes tenho notado que estão com coloração desbotadas, mais claras... essas estão tomando sol ate as 10h ou seja um pouco de sol forte, na P. ibarrae pode-se comparar com a agnata la no fundo para ter noção do tom que estão, não sei se é um sinal de que não estão gostando da quantia de sol, ou se seria normal, a P. moranensis emitiu 2 flores e esta emitindo a 3 agora, ela poderia ser por esse motivo mas a outra não.

P. Ibarrae
Imagem

P. Moranensis
Imagem

e ae pessoal, devo me preocupar?


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a sua p. aphrodite, muitos de nós temos este problema. pouco de sol ou somente "por vezes" a quentura já é problema. conversando com nossa professora Fátima, ela me deu a dica desta ser mesmo chata e temos q ver um local de sombra+pouco umidade, senão me engano e ir procurando um local q ela se adapte melhor. ela irá complementar/corrigir minhas palavras. : joia :

as outras duas fico lhe devendo, mas não vejo nada P. Ibarrae e na P. Moranensis somente uma folha amarela que é normal as mais antigas ficarem assim.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem