P. 'Sethos': Multipla divisão

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
lucas_santos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Ago 2012, 17:09
Localização: Uberlândia/MG
Agradecimentos: 7 vezes
Contato:

Mensagem por lucas_santos »

Rodrigo parabéns pelas divisões e sucesso com as plantas!
Bom, surgiu uma dúvida, o Rodrigo falou que polinizou a sua P. 'sethos' com o pólen de P. esseriana, em primeiro, estou muito curioso pra ver se esse cruzamento deu certo, e em segundo quero saber a respeito da hibridização em Pinguiculas, poderiam me indicar algum artigo sobre esse tema?

Abraço! :D


Viciado pelo conhecimento! 😃👊🏼
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lucas, obrigado por estar na torcida pela germinação das prováveis (eu disse "prováveis") sementes de P. 'Sethos' x esseriana e P. esseriana x 'Sethos' :D . Agora quanto as possibilidades de hibridização entre os diversos tipos de Pings, eu sugiro que dê uma olhada no site do CPPhotoFinder e procure na parte referente as Pinguicula que lá encontrará uma lista de híbridos possíveis entre as diversas espécies deste género : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Rodrigo, alguma novidade das P. Sethos?
As germinações que vi em meu bog de P. Sethos, na verdade era "mato" kkkkkkkk.....
Bom, plantei novas sementes em 13/10/2013, e estou novamente no aguardo!

Abraços!


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marcio, atualmente minha P. 'Sethos' encontra-se em "coma", tudo isso devido a uma tentativa infrutífera de separar os múltiplos clones que ela gerou :x . Semeei algumas sementes que ganhei de um amigo e se tudo der certo elas germinarão em 1 mês, mas independente disso irei adquirir uma planta adulta junto ao Maurício (Orquidário MV) uma vez que pretendo repor o quanto antes esta que, para mim, é uma perda certa :cry: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

Olá pessoal.
Rodrigo pena que a sua P. sethos está morrendo (ou morreu) vou postar a evolução da minha.

Quando eu a comprei estava assim há + ou - 3 meses:

Imagem

Observando com mais atenção da para notar que ela já tinha mais de um rizoma:

Imagem

Dai em diante flores flores e mais flores e com a devida polinização coletei muitas sementes, criei alguns leaf cuttings e algumas plântulas nasceram:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

* Essas fotos já estão um pouco antigas e consegui outros leaf cuttings. Acredito que eu já tinha postado em outro tópico.

Porém, observem nessa que acabei de tirar como ela ficou:

Imagem

* Ai ela já está em um vaso um pouco maior.

Com a "multipla divisão" as folhas longas se foram, estagnou com o seu desenvolvimento, exceto com relação a produção de hastes florais... virou uma fabrica de flores kkkk...
Vi que alguns colegas conseguiram fazer a separação com sucesso e que o colega Rodrigo não teve tanta sorte. Estou pensando em deixar a natureza resolver essa parada para mim. O que vcs acham? Será que ela vai continuar com folhas pequenas?


Abs


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Camargothi, se eu fosse você deixava a natureza seguir seu curso e, digo-te isso depois do insucesso de separar a minha Ping :( . Sabe como é né; "em time que esta ganhando não se mexe", pois o resultado pode ser péssimo :oops: .

Bom, quem melhor poderia opinar sobre isso seria o Felipe, Fernando, Marciel ou Paulo, pois cultivam este híbrido a muito mais tempo que eu, portanto peço que espere a opinião de um deles antes de tomar uma qualquer tipo de atitude.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Thiago e Rodrigo,

Pode parecer estranho mas são folhas de inverno. :roll:

Tenho algumas aqui nessa situação, porém a minha Sethos 'matriz' e mais algumas estão com as folhas normais de crescimento e floração.

Para este caso, diminua a quantidade de agua fornecida, deixando o substrato apenas umido até que ela saia da hibernação. Acredito que antes do verão ela volte com as folhas/armadilhas. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q legal, Thiago! Isso é o q eu chamo de "a multiplicação das pings!" Parabéns!!!!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
camargothi
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Jul 2013, 13:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por camargothi »

MarcielS
Realmente, eu tinha notado que eram folhas de inverno e o curioso é que as mudas geradas, tanto a partir de sementes quanto de folhas, já estão carnívoras. Eu costumo regar as Pings a cada dois ou três dias qual seria o correto? como você faz por ai? :roll: Será que passado esse período além de formar folhas carnívoras elas irão ficar grandes novamente? ou essa concorrência vai atrapalhar o crescimento das mesmas?

Rodrigo

Não estou com coragem de mexer nela. Vou deixar a natureza seguir o seu curso. : joia :


Fatikn

Obrigado, gosto muito do seu cultivo : joia :


Abs


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Mantenha as regas.
Experimente aumentar gradualmente o tempo de insolação para essa planta.

Acho que em poucas semanas veremos resultados.

Abç

ps tambem molho as minhas a cada tres dias. : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem