Osmocote. Qual usar?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Osmocote. Qual usar?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Estou pensando em dar uma incrementada nas minhas plantas usando osmocote.
Mas aí surgiram as duvidas. Qual usar, pois existem com diferentes quantidade de NPK?
Além de nepenthes eu posso usar em outras plantas?
Um detalhe, eu quero usar o minimo possível para que tenha efeito e que a planta não perca sua característica.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

O Osmocote que tenho aqui é o 14-14-14.

Se o NPK interessar, posso enviar umas 100g para você fazer testes.

Pode ser utilizado para qualquer tipo de planta perene. De liberação lenta, durante 3 meses vai liberar micros e macros nutrientes no substrato.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:Paulo,

O Osmocote que tenho aqui é o 14-14-14.

Se o NPK interessar, posso enviar umas 100g para você fazer testes.

Pode ser utilizado para qualquer tipo de planta perene. De liberação lenta, durante 3 meses vai liberar micros e macros nutrientes no substrato.

Abç
Marciel,

Eu aceito sim, para fazer alguns testes.
Depois que criei esse tópico resolvi pesquisar no fórum sobre o assunto e tem muita coisa e eu ia apagar, mas recebei e aí precisei sair para resolver um assunto e esqueci de deletar.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

So para acrescentar mais... eu uso aqui em nepenthes e pinguiculas e todas curtem muito.
o único cuidado que se deve ter e na quantidade


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

nelciJ escreveu: o único cuidado que se deve ter e na quantidade
Amigo,

Essa é uma de minhas duvidas. Quero usar a menor quantidade possível.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

nelciJ escreveu:... o único cuidado que se deve ter e na quantidade
Quantas bolinhas por planta você usa, Nelci? E o NPK?

Utilizo em algumas Nepenthes (só aquelas que considero mais resistentes), pois já perdí duas mais delicadas (por coincidência as mais caras, rs). Depois dessas perdas, tudo leva a crer que foi por causa do Osmocote, diminuí a quantidade e passei a colocar de três a seis bolinhas por vaso.

De vez em quando, nas Nepenthes que considero mais delicadas, coloco uma a duas bolinhas dentro dos jarros novos. 8-)

Abç


Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

Uso a mesma quantidade de osmocote que você Marciel , e aplico sempre nas bordas dos vasos .( já usei com estaquias, com as plantas caras e as mais baratas e nunca tive problemas)
quanto ao npk uso entre duas e três bolinhas.

Uma questão que queria a opinião dos amigos e sobre a utilização de fertilizantes a base de ferro e potássio para acelerar o metabolismo da planta , oq vcs acham, estava com vontade de testar nessa primavera


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

antecipo o meu desculpar, acho q vou falar o q não tem nada a haver, mas se é duvida e para aprender tenho q perguntar...
por ventura Osmocote 14-14-14 é o q usamos em adubação de terra, em mudas frutiferas e outras em geral, em média a cada 6 meses?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, use o Osmocote Plus 15-09-12 nas Neps de forma moderada. Não o utilize nas Drosera, pois com exceção da D. regia as demais plantas deste género não lidam bem com adubos.

Nelci, fertilizantes a base de ferro e potássio podem ser usados em Pings. O primeiro ajuda no desenvolvimento de algumas espécies cubanas, mas como são raras por aqui por hora dispense seu uso :mrgreen: .

Edson, o mesmo Osmocote a que nos referimos é o que é usado nas demais plantas ornamentais ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

Edson Poscai escreveu:antecipo o meu desculpar, acho q vou falar o q não tem nada a haver, mas se é duvida e para aprender tenho q perguntar...
por ventura Osmocote 14-14-14 é o q usamos em adubação de terra, em mudas frutiferas e outras em geral, em média a cada 6 meses?

E esse ai mesmo Edson

Rodrigo na verdade a ideia do potássio eu estava pensando em usar em nepenthes rsrsrs. As cobaias ja estão sendo preparadas :twisted:


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem