O que aconteceu???

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

O que aconteceu???

Mensagem por csmufo »

Pessoal, ganhei uma dionaea em setembro, ainda com folhas de inverno e um substrato um tanto inadequado. Duas semanas depois, fiz a troca de substrato e, como aqui em São Leopoldo/RS começa a esquentar logo, ela começou a trocar as folhas de inverno pelas de verão. Deu uma flor, que cortei antes de crescer muito. Mas tenho umas dúvidas:

1) ela tem apresentado armadilhas um tanto pequenas. Seria por ainda ser novinha e serem as tais folhas de verão?

2) de ontem pra hoje as duas armadilhas maiores simplesmente se "arregaçaram". Deixo elas no sol umas 6 horas por dia, pegando inclusive o sol do meio dia. Será que o calor foi demais e torrei ela, causando esse efeito nas armadilhas?

Pessoal, muito obrigado por qqr ajuda! Mando duas fotos, uma logo que ganhei, com o substrato antigo, e a de hoje, já com o sphagnum + areia de quartzo branca e esse problema nas armadilhas. Abraços!

Logo que ganhei, em setembro:
[img]http://img853.imageshack.us/img853/2186/d4j5.jpg[/img]

Tirada hoje, com as armadilhas "arregaçadas":
[img]http://img607.imageshack.us/img607/2055/p752.jpg[/img]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Putz! :o

Claudio,

Sua planta não parece nada bem.

Dionaeas não tem folhas de inverno. A folha estiolada significa desde a falta de exposição a luz solar a ataques de fungos e/ou parasitas.

Que musgo usou para o substrato. Não consegui identificar se o musgo que utilizou é o musgo sphagnum.

Abç


Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Marciel, utilizei sphagnum seco e areia de quartzo branca (comprei na https://www.plantascarnivoras.com.br). Ela toamva cerca de 6h de sol, mas as folhas queimavam nas pontas, então passei a tirar ela do sol entre 12h e 15h, colocando novamente depois. Verifiquei agora e o rizoma dela está preto. Sempre deixo um pote com água embaixo do vaso para manter o musgo úmido.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

csmufo escreveu:Ela tomava cerca de 6h de sol, mas as folhas queimavam nas pontas, então passei a tirar ela do sol entre 12h e 15h, colocando novamente depois.
É possível que as folhas queimassem devido a falta de adaptação a luz solar direta. O correto e ir acostumando aos poucos tipo, aumentando a exposição cerca de uma hora por dia. Se uma planta que aprecia Sol for submetida a muito tempo a privação do mesmo e logo em seguida e colocada tostando ante o "Astro Rei", é claro que a mesma irá se ressentir.
csmufo escreveu:Verifiquei agora e o rizoma dela está preto.
Não gosto de ser estraga prazeres, mas se a podridão atingiu o rizoma a planta já era.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Obrigado pela resposta, rdrgobra.

Tem uma pequeníssima haste com uma armadilha se formando que ainda está rígida e com um pedacinho de rizoma branco. Separei ela do restante preto e replantei. Acho que tens razão quanto ao sol. Não sabia que tinha que ir "aclimatando" ela aos poucos.
Outra coisa: sempre me disseram para manter o vaso em um pote com água, para regar por baixo, por assim dizer. Me disseram que teria que ser assim 24/7. Mas andei lendo que exagerar na água faria o rizoma apodrecer. Será que foi isso? Se for o caso, como posso controlar a rega pra não deixar ela secar e tb não apodrecer?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Claudio, como diz o velho ditado; "a esperança é a última que morre", portanto creio um milagre ainda pode acontecer com sua Dio. Acredite, eu já vi plantas em situações piores do que a sua se recuperarem e, sendo assim, espero que ela renasça e venha a lhe trazer muitas alegrias.

No que diz respeito ao pratinho com água embaixo do vaso, o mesmo deve ser utilizado para manter o substrato úmido, algo essencial para que a planta sobreviva. Quando se fala em não deixar o substrato encharcado, significa que a Dionaea não deve ficar submersa por muito tempo para evitar a podridão do rizoma, coisa que, convenhamos, só irá acontecer se a mesma estiver em um Bog que não contenha um "ladrão" para vazar o excedente da água.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Desculpe, Rodrigo, mas não entendi direito então:
o vaso da minha Dio possui furos embaixo. Esse vaso ficava dentro de outro vaso, no qual eu botava água. Esse vaso de baixo estava sempre com pelo menos 1 polegada de água. Isso não caracterizaria um bog, já que a parte de baixo do substrato está sempre em contato com essa água? O musgo, em cima, estava sempre úmido ao toque. Não creio que chegasse a ser encharcado. Enfim, é minha primeira Dio e estou querendo aprender os detalhes pequenos (mas pelo visto essenciais), já que cada site/fórum que vou me dizem uma coisa diferente, e visto que essa semana também vai chegar aqui em casa uma red homebase g3xg14 e não quero detonar com ela tb. Ademais, obrigado novamente pelos conselhos e pela paciência!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, sabendo que ela fica neste recipiente é que o mesmo não permite que água evapore, de forma que você possa preenchê-lo novamente, eu sugiro que deixe de usá-lo em favor de um simples pratinho.

Obs.: O nível da água nuca deve ser superior a 1 cm, OK ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Certo! Então eu uso um pratinho raso desses tradicionais, encho com água no máximo 1cm, e deixo até evaporar. Depois de evaporar, espero o musgo da superfície começar a secar e aí adiciono mais 1cm de água. Seria isso?


Vinillyr
Newbie
Newbie
Mensagens: 20
Registrado em: 21 Nov 2013, 14:20
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por Vinillyr »

Dúvida minha relativa ao tópico: O que fazer depois que a Dionaea já recebeu certo dano pela exposição ao sol sem adaptação?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem