O inverno está chegando

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
leonardoexcel
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Jun 2013, 22:18
Localização: Japeri/RJ

Mensagem por leonardoexcel »

MarcielS escreveu:Sim,

Dá para colocar tudo como está dentro de um ziplock e mandar para a geladeira, mas terá que periodicamente (quinze em quinze dias) monitorar o substrato, se este não estiver esterelizado.

Lembrando que o substrato deve ficar apenas úmido e não encharcado.

Abç
Nesse caso, acho que vou ter que retirar as plantas do vaso, pois os musgo está bem molhado, mesmo sem o prato embaixo. Há um mês que noto que as plantas tem crescido pouco e o consumo de água diminuiu bastante.


Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

Eu acabei não me importando tanto com a quantidade de água no substrato... Mas eu fico ansioso, achando que tá errado, então acho melhor deixá-las quietas lá do que ficar mexendo e acabar estragando o processo.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

André Martins escreveu:Eu acabei não me importando tanto com a quantidade de água no substrato... Mas eu fico ansioso, achando que tá errado, então acho melhor deixá-las quietas lá do que ficar mexendo e acabar estragando o processo.
Você agiu certo, pois uma vez iniciado o processo de dormência artificial não convém ficar mexendo na planta. Quanto menos estresse ela for submetida, melhor será para a mesma ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Engraçado comentar isso aqui gente...
Mas tem uma Sarracenia minha que todo ano ela entra em dormência em Maio, junto das D.filiformis. Adivinhem só o que vem vindo? Haste floral... Segundo minhas contas, ela irá fazer dois meses de dormência dia 13 do mês que vem! kkk


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Acontece a mesma coisa aqui Fernando.

Minhas D.filiformis e Sarras também tem a dormência de modo natural e até hoje demonstram boa saúde.

Minhas Dionaeas Sawtooth e Red Piranha por 3 tres anos dormiram naturalmente, mas sempre por um curto período. Perdí as duas no final do ano passado, em pleno verão. :shock:

Acredito que o motivo foram as dormências mal feita.

Abç

ps vejam só, estamos no inverno, mas hoje foi um dia de muito calor.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:...vejam só, estamos no inverno, mas hoje foi um dia de muito calor.
Só se for aí, pois por aqui fez frio e a temperatura esta oscilando entre 15/14º C :? . Esta previsto temperaturas entre 7/5º C nas madrugadas da semana que vem :shock: . É por conta disso que já ensaquei minhas Neps, para evitar que elas congelem e venham a morrer :roll: .

Obs.: Minha S. psittacina esta com quase todos o seus ascídios secos, sinal de que já se encontra nos braços de Morpheus :lol: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pois é Rodrigo.

Hoje aqui foi um dia de primavera/verão. Vai explicar isso para as plantinhas.

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q engraçado... todos nós em sampa... As sarras de vcs, já dormindo e a minha insiste em lançar mais brotinhos.... :shock: Sábado vai mesmo pra geladeira :x


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

Gente , intermédia entra em dormência?
É porque umas daqui de casa, que vieram num vaso de uma sarra que eu comprei maio que secaram todas as folhas e ficou um monte de folhinhas para nascer, como se fosse um bolo no meio cheio de folhas que ainda vão se desenvolver. Mas as outras que vieram de outros lugares tão se desenvolvendo normalmente. Já a binata multifida secou 70% das folhas e começou a nascer uma outra só agora, mas em ritmo bem lento. E tem da dionaea doida que tá dando haste agora.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

André, existem D. intermedia de clima tropical e de clima temperado, estas últimas geralmente são maiores e entram em dormência no inverno ;) . É improvável (mas não impossível) que esta que tem aí seja a que gosta de clima frio :roll: . Sinceramente esta PC é tão específica que desconheço se a mesma pode ser forçada ao "sono" na geladeira como as Dios e Sarras. Bom, pelo menos nunca soube de nada a respeito :? .

Quanto as D. binata, que eu saiba todas elas entram em dormência nesta época do ano quando se recolhem em um hibernáculo que formam no centro da planta. Só me preocupo pelo fato de você morar no Rio de Janeiro (o seu perfil não consta a cidade, portanto peço que complete este dado) e o mesmo problema relativo a D. intermedia de clima temperado se aplica a esta carnívora :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem