O inverno chegou. Chegou? E como fica a dormência natural?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

O inverno chegou. Chegou? E como fica a dormência natural?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Discutimos em algum outro tópico sobre a dormência natural das plantas aqui no Brasil.
Bom, nosso inverno chegou e a temperatura aqui em São Paulo está por volta de 21ºC.
Claro que chegará uns dias em que as temperaturas irão baixar para 10ºC ou menos, mas isso é por pouco tempo, depois sobe novamente e depois cai novamente.

Aí eu pergunto como fica a dormência natural das plantas aqui no Brasil sem uma estação do ano bem definida?
Não basta dizer que fez uns dias frios de congelar pinguim e sim a temperatura fria tem que ser constante, mesmo que na casa dos 12ºC.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Também tenho dúvidas sobre isso, mesmo aqui no sul sendo mais frio que outros estados, a temperatura oscila bastante. Agora mesmo está 9C°, mas a variação é sempre grande durante o dia/noite. Como minhas plantas ficam expostas, consigo perceber a redução no crescimento, pelo menos na maioria das vezes. Já tive dionaeas que cresciam rapidamente no meio do inverno :? Vai entender...

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, certa vez eu discuti este assunto como Bruno Garcia (o mesmo mora no interior de SP) e ele me disse que muito provavelmente as PCs que temos por aqui e que passam pela dormência, no Inverno, o fazem muito mais pela diminuição do foto período do que pelo frio em si.

Talvez aí esteja a explicação para sua dúvida :roll: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

A mulher de um amigo meu é engenheira agrônoma já aposentada e hoje ela se dedica apenas a jardinagem.
Ela tem umas flores que são bulbos e quando chega no inverno ela os retira do solo e coloca numa geladeira que eles tem apenas para essa finalidade.
Quando chega a primavera ela os replanta e as flores brotam com uma força tremenda.
Eu já conversei com ela e até a convidei para o fórum, mas ela não curte plantas carnívoras, é uma pena pois teríamos uma boa fonte de informações.
De qualquer forma ela me disse que o frio é muito importante para a dormência dos bulbos, senão eles morrem.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Pensei ontem no mesmo tema desse tópico qd tirei foto de minhas plantas na janela (às 14h da tarde!):

Imagem

To até pensando em trocar as dios para a esquerda p não ficarem tanto tempo no sol. :?

Imagem

Imagem

Já a nep está amando esse clima, está cada dia mais linda :D

Imagem

[imghttps://lh3.googleusercontent.com/CMGpNr745_PkUVpqp4I5FqgOIF9EkuGvgK7ecZ0gwfs=w878-h658-no[/img]


E as droserinhas tb:

Imagem


Com a mudança da posição do sol ( e os sobrados vizinhos influenciando) se no verão o sol batia até uma da tarde (sol a pino), agora fica esse sol de lado até as duas da tarde, as x com mto vento as x meio seco... o frio chega mesmo depois das 17h... mas, SP é assim.


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,

Vendo as fotos eu penso que o estado delas é devido as mudanças bruscas de temperaturas.
Eu vejo muito disso na casa de meus pais aonde tem muitas arvores, os galhos que não são protegidos ficam nesse estado.

O melhor é protege-las de alguma forma para que não sintam tanto as mudanças bruscas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Priscylla adorei essa foto : joia : : joia : : joia :

Sua nepenthes está linda :o :o :o :o :o


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Aqui venho eu com esse tópico novamente. E eu pergunto que inverno?
Uns dias com temperatura na casa de 15ºC e hoje está na faixa de 25ºC.

Pelo menos em São Paulo atualmente o inverno só serve para queimar as plantas devido as mudanças bruscas de temperatura.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Olá Paulo : joia : aky em São Jose do Rio Preto- SP chove faz um friozinho de nada ainda não da pra dizer que as dionaeas entraram em dormencia natural ....agora na zona rural la perto do brejo que o vento corre a temperatura cai e pode se dizer que se faz inverno apenas no periodo noturno.Neste ano as plantas iram ficar comigo ao ar livre e estou observando seus comportamentos nesta epoca ainda não se fez necessario uma dormencia induzida quem sabe o ano que vem a historia muda e as plantas tambem possam passar algum tempo nos brejos alagadiços de São José d rio preto mas ainda não acabou e a conclusão final ainda não saio nem o inverno.....


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aqui em Mogi das Cruzes costuma fazer mais frio que em São Paulo, mas mesmo assim creio que dificilmente a temperatura ficará abaixo dos 10º C. Por hora não irei impor a dormência induzida nelas e, sendo assim essa será a prova de fogo com elas. Ou as mesmas se adaptam aqui ou terei que tirá-las de minha Growlist em definitivo e investir tempo e dinheiro com espécies que curtam o clima louco daqui.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem