Novo com sarracênias; ajuda...

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
gsc000
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Jun 2014, 22:49
Localização: Francisco Beltrão, Paraná
Agradeceu: 1 vez

Novo com sarracênias; ajuda...

Mensagem por gsc000 »

Olá, recentemente venho pensando em adquirir sarracênias, mas como é a minha primeira vez ainda tenho algumas duvidas nas quais, os tópicos nem a internet sanaram, então aqui vai...
1ª - Tenho pensado em fazer um bog, nada exagerado, meio pequeno para começar, mas tenho duvidas em relação a quantidade de água; tenho visto que as sarras gostam de bastante água, então neste caso, qual a quantidade de água deveria usar? deixar o substrato bem encharcado? e aqui eu deveria usar buracos para drenagem(que nem nos vasos) ou sem nenhum buraco?
2ª - Com bog ou sem, as sarras precisam de um prato ou pote com água constantemente, não? mas aqui onde moro, no verão o sol fica bastante quente, isso não esquentaria demais o substrato já que tem bastante água?

Não sei se uso um vaso pra começar ou já faço, meio que um mini-bog então gostaria da opinião de vocês que já são mais experientes, pois não quero errar como já fiz com outras cps.. :roll:
Abraços :D


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

No link abaixo você encontrará um exemplo de Bog que pode ser usado pata se cultivar Sarras:

Passo-a-passo Bandeja bog (bandejog)

Perceba apenas que você deve fazer um furo na lateral para escoar o excedente da água da chuva, OK : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gsc000
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Jun 2014, 22:49
Localização: Francisco Beltrão, Paraná
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por gsc000 »

Hmm, muito obrigado, mas ainda tenho duvidas em relação a temperatura do substrato, considerando que tem que ficar bem encharcado, o sol não ira esquentar-lo muito e por fim fazer com que as raízes morram?

e quão fundo deve ser esse furo?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

gsc000 escreveu:Hmm, muito obrigado, mas ainda tenho duvidas em relação a temperatura do substrato, considerando que tem que ficar bem encharcado, o sol não ira esquentar-lo muito e por fim fazer com que as raízes morram?
Muito pelo contrário, com o substrato bem úmido a tendência é que não ocorra um superaquecimento do substrato o que poderia comprometer o raízes/rizoma destas plantas. Apenas um adendo; no link do tópico que te passei o cara utiliza um bandeja de cor preta para acondionar o "solo" das PCs, mas o ideal é que seja um material de cor branca para que o mesmo não concentre muito calor e também tem que ser bem fundo, similar a uma bandeja de cimento usada na construção civil.
gsc000 escreveu:e quão fundo deve ser esse furo?
Faça o furo na metade da altura do Bog : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gsc000
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Jun 2014, 22:49
Localização: Francisco Beltrão, Paraná
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por gsc000 »

Eu digo de superaquecer o substrato porque quando ainda tinha minha dioneia, eu fiz um bog, mas ele esquentava bastante fi com um plastico transparente, não sei se talvez foi isso, ou fato de não estar enterrado... e com isso elas acabaram morrendo, dai eu me preocupo kk :roll:
mas obrigado pelas dicas, : joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gustavo,

Desde que respeitado as dimensões mínimas e a quantidade de substrato adequadas as plantas e suas raízes, Dionaeas e Sarracenias não morrerão pelo aquecimento do solo. Na natureza elas lidam diariamente com essas condições extremas.

Considerando que sua região (PR) tem clima parecido com o sudeste não há com o que preocupar-se. Na primavera e no verão, o nível de água deve ser alto, atingindo pelo menos metade da altura do substrato. Diminuimos a quantidade de agua no outono, e no inverno fornecemos uma estiagem (solo apenas umido) e a dormência.

Abç


Avatar do usuário
gsc000
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Jun 2014, 22:49
Localização: Francisco Beltrão, Paraná
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por gsc000 »

hmm, melhor então... isso era o que estava me preocupando kk :mrgreen:
mas a respeito das dimensões minimas que você comentou... quais são elas? dessa vez não quero fazer nada errado e acabar com elas mortas novamente :oops:
Muito obrigado :D


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

gsc000 escreveu:... a respeito das dimensões minimas que você comentou... quais são elas?
Bom,

Para Dionaeas e Sarras adultas, uma área de 10 cm de diâmetro na superfície e mais 10 a 12 cm de profundidade no substrato para as raízes.

Abç


Avatar do usuário
gsc000
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Jun 2014, 22:49
Localização: Francisco Beltrão, Paraná
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por gsc000 »

Muito Obrigado pela ajuda... agora so falta esperar chegar a dita... hahaha :D


Avatar do usuário
gsc000
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 06 Jun 2014, 22:49
Localização: Francisco Beltrão, Paraná
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por gsc000 »

Eu tenho uma outra duvida, depois que as sementes germinam, como deve ser os cuidados dos seedlings? qual a quantidade de sol, e a quantidade de água é igual da planta adulta?
grato desde já!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem