Nova espécie de peixe é descoberto no Rio Negro

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Nova espécie de peixe é descoberto no Rio Negro

Mensagem por MarcielS »

Douglas Heaven - Natural History Museum - New Scientist

[thumbnail=center]https://i1.r7.com/data/files/2C95/948F/ ... 175287.jpg[/thumbnail]

O bicho tem 1,7 centímetros de comprimento e vive em um curso d’água que chega a ter mais de 30 km de largura. Como se isso não bastasse, a maior parte de seu corpo é transparente e ele só sai para nadar durante a noite.

Assim fica fácil entender porque até hoje ninguém tinha conseguido pegar um Cyanogaster noctivaga para estudar.

Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) foram ao Rio Negro, o maior afluente do Amazonas, no meio da selva amazônica, e finalmente “trouxeram à tona” este curioso peixinho.
A empreitada que conseguiu capturar exemplares deste peixe aconteceu em outubro de 2011, mas só agora ele está sendo definitivamente identificado e catalogado.

Cyanogaster noctivaga é um peixe tão incomum que é, até o momento, a única espécie de seu gênero (Cyanogaster). Ainda sem nome “brasileiro”, este minúsculo habitante das águas do Rio Negro foi apresentado pelos cientistas George Mattox, Ralf Britz, Mônica Toledo-Piza e Manoela Marinho.

Os cientistas tiveram que navegar pelo rio à noite – já que o peixe é notívago -, guiando-se por um brilho incomum: a barriga do Cyanogaster é azul, e emana um leve brilho no escuro, tal qual um vaga-lume aquático. Quando conseguiam retirar um deles da água, puxando pela rede, o peixe morria imediatamente.

Por essa razão, eles tiveram que fotografá-lo de dentro da água mesmo. Os pesquisadores colocaram uma câmera subaquática dentro de um tanque, bem rente à superfície. Para registrar o peixe, foi preciso puxá-lo pela rede e transferi-lo para o “tanque fotográfico”, tudo dentro da água.

Uma dentição nunca vista antes – duas arcadas com apenas quatro dentes, de diferentes formatos, em cada uma – é o que diferencia o Cyanogaster de qualquer outro gênero de peixe.

Seus parentes mais próximos são conhecidos pelo habitat, a anatomia e o minúsculo comprimento (o menor peixe do mundo é apenas 7 milímetros menor que ele).

[thumbnail=center]https://3.bp.blogspot.com/-FIRt2DVdjBU/ ... tivaga.jpg[/thumbnail]

...
: joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Assunto interessante este, eu fico só imaginando o que mais a floresta amazônica esconde de nós.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem