Nepenthes

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Vou criar o tópico agora ^^

Não poda sua neps, deixa dar flor e crescer, daí ela fica legal kkk

Ano que vem tenho que lembrar de fazer a comparação da minha N. khasiana x ventricosa, que já tá crescendo muito e da N. veitchii, que acho que ainda vai crescer bastante ^^

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Cara, muito boa a iniciativa do tópico! Sua nep está show!! 3,10m?!!?! É muita coisa! Quero adquirir uma. huahuahua... :D
Fiquei pensando... seria legal se você colocasse tipo uma ficha contendo os subsídios necessários para que a planta alcance aquele desenvolvimento pretendido.(tipo: temperatura, umidade relativa do ar, incidência luminosa) Entende? Assim você ia atualizando na 1ª pag a "ficha". Daí as pessoas que quisessem ter o mesmo sucesso comprando a planta, seguiria a "ficha". É só uma idéia aperfeiçoável. :)
Espero que tenha ficado claro.

Um abraço e até logo.


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Mas aí, seria ficha de cultivo Caio! Ou não?


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Hase escreveu:Mas aí, seria ficha de cultivo Caio! Ou não?
Poderia ser "Ficha de recuperação" :D
Acredito que nem sempre que compramos uma pc a colocamos sob condições naturais específicas à espécie. Por vezes temos que dar a elas subsídios diferentes do natural para poderem recuperar-se do stress da viagem. (tipo a insolação e a temperatura podem ser diferentes no normal por estarem com coloração diferente do natural).
Abs. ;)


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pelo que eu entendi este tópico criado pelo Daniel seria mais como um álbum sobre o desenvolvimento relativo de cada planta (individuo) recebida e cultivada por nós e as diferentes formas de cultivo aplicadas para uma mesma espécie.

Não seria uma ficha de cultivo (parâmetros fixos) e sim uma referência 'regional' de como cada colega mantém sua plantas (condições locais) e como elas reagem.

Sendo assim, se eu por exemplo recebi uma ampullaria green, colocaria aqui a foto dela quando chegou e outra foto depois de aclimatada, deixando claro que a minha região é Sudeste SP. Enquanto outro parâmetro seria a do próprio Daniel que está no Norte Manaus .

Desse modo o usuário que está no sul do país teria como comparar de modo simples o desenvolvimento da mesma espécie em duas regiões de clima diferentes.

De qualquer modo um tópico não anula outro. Vamos todos colaborar com o fórum e produzir fichas de cultivo por gentileza pessoal!!! :roll:


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Bruno Millan
Então bruno, agora que você ja teve a iniciativa de criar o topico, e ja nos pronunciamos, so precisamos ver isso com os administradores. Ja desisti de cortar a thorellii, vou ver até onde resisto e não corto :mrgreen:
Quando der nos mostre suas comparações ^^

Caio Vinicius
A um tempo estava com 3,10m, hoje em dia deve estar com 3,30... puraew :roll:
seria legal se você colocasse tipo uma ficha contendo os subsídios necessários para que a planta alcance aquele desenvolvimento pretendido.(tipo: temperatura, umidade relativa do ar, incidência luminosa) Entende?
Bom, pra "variar", faço das palavras do Marciel as minhas, o proposito do topico ja foi explicado por ele : joia :

Marciel
Hehe... você é ótimo, gostaria de conseguir expor minhas ideias e organiza-las como você faz :mrgreen:
A proposta do topico ja esta até mais além do que eu pretendia. Fica interessante ver como a mesma planta se desenvolve em locais e condiçoes diferentes. Me veio por exemplo a N. madagascariensis, que aqui cresceu sem parar, e até me parece ser anual para dar jarros, e não sei como é cultiva-la em outras regiões, oque aqui pra mim é regra, pode não ser em outros locais, entao seria bom que fossem expostas e comentadas por cada um que a possue e etc...
Não é trabalho facil, mas alem de ser util, abre portas conhecimentos novos,ainda desconhecidos (ficou estranho isso nao? :oops: )
Sem contar, que precisamos inovar e criar coisas novas, caso contrario estaremos fadados a mesmice, pois quase num rola nenhum seguimento novo .
Obrigado por observar meus textos, você é phoda :mrgreen:

Obrigado pessoal, vamos dar um gás, e procurar a excelencia no cultivo, até porque no final das contas não nos restará muito mais oque fazer .


thiago barbosa
Newbie
Newbie
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Mai 2011, 22:01
Localização: são gabriel rio grande do sul

Mensagem por thiago barbosa »

bueno nao sei se ajuda mas eu moro no rio grande do sul e como o marciel falow climas diferentes eu adiquiri uma nepenthes spotted na pior epoca do ano pra qualquer coisa por ake INVERNO dois dias apos a chegada da mesmas os "jarros" começaram a secar e acabaram por morrer as folhas tomaram uma coloração amarelada e sobrou apenas uma verdinha mas nem sinal de dar um "jarro vou aguardar e resar para que a mesma volte a brotar e quanto ao clima minhas droseras tão pra la de feliz nao sei se é por causa da umidade relativa do ar que é muito alta ou pelo fato de que pegam sol quase o dia todo! mas acho que pra nepenthes o clima pode nao ser muito agradavel (lembando que eu nao faço a menor ideia do que seja lowlander ou higthlander :oops:muito menos quais seriam elas e comprei minha nepenthes do takahama um amigo meu de são paulo que tambem cultiva pcs! ) peço desculpas por me meter na converça :roll: nao tenho um conheçimento muito vasto em informatica mais vou pedir ao meu sobrinho que poste as fotos dela aqui pra vcs verem : joia :


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Opa, você só tem a N. sp spotted de nepenthes?
Uma explicação meio rápida, mas que deve ajudar bastante ^^:
Nepenthes LOWlanders são aquelas que vivem em lugares baixos como o próprio nome diz (low = baixo, land = terra). Elas gostam de um clima quente de preferência o dia todo.
Nepenthes highlanders vivem em lugares altos, muitas vezes montanhas. Elas preferem um clima que seja quente de manhã, mas que de noite seja bem mais frio... Quanto maior a diferença, melhor ;)
Aí no rio grande do sul vai ser bem difícil ter lowlanders pelo clima frio, mas as highs, em compensação, vão adorar aí MESMO!! Dá pra ter umas bem legais...

Espero ter ajudado! Se eu fosse você, aproveitava pra cultivar várias nepenthes highlanders, são demais e vão adorar aí!

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Boa Daniel... agora que fui ver esse tópico . :roll: rsrsr
Mostre-nos como ficaram seus ascídeos hj... Fiquei curioso quanto ao tamnho da planta e dos ascideos.
teve um crescimento bem crescido né.. :shock: :lol:


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Nada Nildo, ela parou de fazer ascideos a um bom tempo, mas em contra partida cresceu muito. Acredito que a usencia de ascideos se deve ao local que recebe pouco sol.
A planta chegou ao teto do viveiro, dobrou cresceu de lado, foi indo e agora quer ir pra cima novamente. :roll:

Depois tiro algumas fotos de como ela esta atualmente e mostro aqui :)

"Mas sim, crescimento bem crescido" :lol:
T+


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem