Não consegui plantar dionaea, como fazer?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Aline,

Pode ser areia comum de construção. Antes de utilizar o material deve ser higienizado.

Essa mistura serve para a Dionaea, Drosera, Utricularia e Pinguicula.

Para a Nepenthes use o musgo sphagno puro ou misturado com chips de coco. : joia :

No início de cultivo o substrato básico pode ser mantido. Com o tempo, e com a aquisição de mais espécies de pcs, poderá montar o solo de acordo com a exigência de cada espécie. 8-)

Geralmente o nível de líquido digestivo nos jarros das Nepenthes fica em 1/3 da capacidade do mesmo. Caso aconteça um aumento do volume do líquido (chuvas ou regas) a planta se encarregará de descartar o excesso do líquido.

Abç


alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Pode ser areia para aquário? Não sei onde comprar menos de 50 kg de areia de construção.

Tem link da maneira adequada de higienizar?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Nesse TÓPICO falamos sobre a higienização e o tipo de areia. : joia :

Abç


alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Hoje replantei as plantas das fotos. Quando fui fazer não sabia se era 50% de cada levando em conta o volume "visível", peso ou outra medida, então tirei todo o musgo do vaso, coloquei junto a quantidade de areia que olhando parecia ser a mesma de musgo, misturei tudo bem misturado e coloquei de volta no vaso. O problema é que quando olho por cima a impressão que dá é de que praticamente só tem areia.

O musgo não foi retirado, a mesma quantidade que já estava lá continua, só que agora misturado com areia. Será que fiz m**** de novo? era para ter calculado de outra maneira as proporções?


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

alinec escreveu: Essa areia compro onde? E q tipo de areia?
A areia é areia normal de construção Aline. Você encontra nos terrenos dos vizinhos ou em alguma construção na vizinhança. haha. Nas construções cuide para pegar areia pura, não pode ter cimento misturado nela.

Se não encontrar de graça na rua, você pode comprar em lojas de aquarismo.
alinec escreveu: Posso usar 50% musgo e 50% areia em todas? Tenho 2 especies de dionaea 3 especies de nepenthes 2 especies de utricularia 4 especies de drosera e 1 de pinguicula
Para Droseras, Dioneia e Utriculárias pode usar 50% areia + 50% musgo.
Para nepenthes, precisa ser mais areado e menos úmido. Use chips de coco, fibra de coco, musgo sphagno e areia.
alinec escreveu: Outra coisa e normal os copos das nepenthes ficarem com bastante agua dentro?
Sim, essa "água" é o liquido digestivo dela, sem essa água ela não consegue digerir as presas. De grosso modo é similar ao liquido digestivo do seu estomago.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Olhem como ficaram, as fotos que vejo na internet não dá para ver tanta areia....vcs disseram pra manter 1 dedo abaixo da borda, foi o q fiz.

[img]https://i62.offline/2eexahe.jpg[/img]
[img]https://i59.offline/oieiyv.jpg[/img]


Aproveitando, tem problema essa burmannii ter capturado esse bicho? achei grande pra ela.

[img]https://i57.offline/2zz6tg1.jpg[/img]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Melhorou muito. Parece tudo certo.

Agora é aguardar a adaptação das plantas ao local de cultivo. 8-)

Lembre-se que as Droseraceaes precisam de 'horas de insolação' para manterem-se saudáveis. Vai ficar legal quando ficar cheio de Droseras e Dionaeas nos vasos. : joia :

Abç


alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Mas assim ta bom mesmo ou será que seria melhor deixar os vasos totalmente cheios?

E a burmannii da foto com aquela presa enorme na foto que postei, será que vai ter problemas?

Agora minha preocupação é uma sarracenia, comprei do Ono faz umas 3 semanas, ela estava com todos os tubos da metade pra cima secos, ele disse q era da época, q só deixou para eu ver os tubos e q logo nasceriam novos. Pois bem, nasceram, mas infelizmente um dos pequenos tubos novos já secou a parte de cima conforme foto. Tem algo que eu possa fazer por ela?

[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_novasarra1.jpg[/img]

Não creio que seja o ambiente pois eu tenho uma leucophylla no mesmo lugar e está ótima. Talvez o substrato?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Minha preocupação inicial é com a profundidade do substrato, que deve ser o suficiente para que as raízes possam crescer sem bloqueios. Deixá-los 'cheios' melhora o visual e ajuda para que o sol possa atingir a planta inteira. É uma opção do cultivador.

A D.burmanii está feliz com o marmitão que conseguiu, rs. Não deve se preocupar. :D

Não é o ambiente. É a umidade do ar. Acontece que nos últimos dias a umidade relativa do ar aqui em SP caiu muito. Isso reflete nas plantas, principalmente nas mudas. Coloque dentro de uma vasilha com agua até a metade da altura do vasinho.

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

usar o pó de xaxim, a areia e vermiculita é o bastante qdo não se encontra musgo a venda?
se for, qual a medida recomendada?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem