Musgo Sphagnum, duvidas !

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
BrunodeSF
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Jan 2013, 01:05
Localização: Região dos Lagos - RJ

Musgo Sphagnum, duvidas !

Mensagem por BrunodeSF »

Olá Pessoal,
Quando eu ir comprar minha dionéia eu deixo ela no vaso que veio né ?
Tem que deixar um pratinho com agua debaixo dela ? qual é a quantidade de agua, ou tanto faz ?
Na hora que eu ir pedi o Musgo Sphagnum, pro vendedor, eu eu falo Musgo Sphagnum, ou só sphagnum ? se falar musgo ele vai entender outra coisa né.
É pra botar Musgo Sphagnum até que altura do vaso ?
Como se pronucia ''sphagnum'' kkkkk.


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

BrunodeSF escreveu:Olá Pessoal,
Quando eu ir comprar minha dionéia eu deixo ela no vaso que veio né ?
Dependendo do substrato da pra deixar, tem como você tirar uma foto?
Tem que deixar um pratinho com agua debaixo dela ? qual é a quantidade de agua, ou tanto faz ?
Sim, bom deixar um pratinho com água descansada ou água da chuva, cuidado com larvas de mosquito, lave pelo menos a cada 3 dias.
Na hora que eu ir pedi o Musgo Sphagnum, pro vendedor, eu eu falo Musgo Sphagnum, ou só sphagnum ? se falar musgo ele vai entender outra coisa né.
É pra botar Musgo Sphagnum até que altura do vaso ?
depende do tamanho do vaso, você pode misturar um pouco de areia bem lavada, um pouco de argila expandida. Existe varias "receitas" de substrato. Geralmente enche o vasinho de substrato e coloca a planta no meio.
Como se pronucia ''sphagnum'' kkkkk.
"Esfagno" é o mais fácil, melhor mesmo é levar ou uma foto ou uma amostra, e o mais importante, é que você tem que reconhecer o musgo.
[img]http://orquidariogoias.com.br/wp-conten ... fagno1.jpg[/img]


BrunodeSF
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Jan 2013, 01:05
Localização: Região dos Lagos - RJ

Mensagem por BrunodeSF »

Rodrigo escreveu:
BrunodeSF escreveu:Olá Pessoal,
Quando eu ir comprar minha dionéia eu deixo ela no vaso que veio né ?
Dependendo do substrato da pra deixar, tem como você tirar uma foto?
Sim !
Tem que deixar um pratinho com agua debaixo dela ? qual é a quantidade de agua, ou tanto faz ?
Sim, bom deixar um pratinho com água descansada ou água da chuva, cuidado com larvas de mosquito, lave pelo menos a cada 3 dias.
Mas mesmo assim, precisa regar ela todo dia né ?
Na hora que eu ir pedi o Musgo Sphagnum, pro vendedor, eu eu falo Musgo Sphagnum, ou só sphagnum ? se falar musgo ele vai entender outra coisa né.
É pra botar Musgo Sphagnum até que altura do vaso ?
depende do tamanho do vaso, você pode misturar um pouco de areia bem lavada, um pouco de argila expandida. Existe varias "receitas" de substrato. Geralmente enche o vasinho de substrato e coloca a planta no meio.
Mas se quiser eu posso botar só o sphagnum ? não tem problema ? e se botar areia bem lavada qual é a quantidade ?
Como se pronucia ''sphagnum'' kkkkk.
"Esfagno" é o mais fácil, melhor mesmo é levar ou uma foto ou uma amostra, e o mais importante, é que você tem que reconhecer o musgo.
[img]http://orquidariogoias.com.br/wp-conten ... fagno1.jpg[/img] Isso da foto é o musgo sphagnum ? então na hora de eu ir comprar eu vo pegar essa foto e mostrar pra vendedora.


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

A Dionaea exige um solo bem úmido a encharcado, eu deixo um pratinho cheio, assim que ele baixa a água, eu reponho, o pessoal aqui do fórum costuma deixar água até quase metade do vaso. Sobre a quantidade de Sphagnum, você pode plantar em musgo puro, ou usar uns meio a meio, musgo e areia bem lavada, ae mistura os 2 bem. Conhece argila expandida? [img]http://alkrareiaepedra.com/images/MINHA ... ndida1.jpg[/img] é interessante botar no fundo do vaso, ajuda bastante.
Sim, esse da foto é o tal musgo, ele pode variar do branco até o rosa. E quando esta vivo, ele fica bem verdinho.


BrunodeSF
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Jan 2013, 01:05
Localização: Região dos Lagos - RJ

Mensagem por BrunodeSF »

Rodrigo escreveu:A Dionaea exige um solo bem úmido a encharcado, eu deixo um pratinho cheio, assim que ele baixa a água, eu reponho, o pessoal aqui do fórum costuma deixar água até quase metade do vaso.
Então, eu vo botar agua quase na metade do vaso, mas no caso não vai ser um pratinho e sim um potinho né ?
Rodrigo escreveu:Sobre a quantidade de Sphagnum, você pode plantar em musgo puro, ou usar uns meio a meio, musgo e areia bem lavada, ae mistura os 2 bem. Conhece argila expandida? é interessante botar no fundo do vaso, ajuda bastante.
Sim, esse da foto é o tal musgo, ele pode variar do branco até o rosa. E quando esta vivo, ele fica bem verdinho.
Esse musgo que voce está falando é o sphagnum ? Então eu posso usar metade de areia bem lavada no potinho e a outra metade de musgo sphagnum ?


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

No pote (ou vaso), tu vai usar uma proporção mais ou menos igual de musgo e de areia, e misturar tudo... Não é por camadas (não sei se foi assim que você entendeu, rs)


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
BrunodeSF
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Jan 2013, 01:05
Localização: Região dos Lagos - RJ

Mensagem por BrunodeSF »

WFERnando escreveu:No pote (ou vaso), tu vai usar uma proporção mais ou menos igual de musgo e de areia, e misturar tudo... Não é por camadas (não sei se foi assim que você entendeu, rs)
A areia que eu vou usar para misturar com o musgo sphagnum é areia de construção, de praia ou outra ?, ontem dia 12/01/13 eu fui no horto ver se tinha chegado a dionéia e não tinha chegado, mais eu perguntei se tinha musgo sphagnum, ela me mostrou mas ela falou que era musgo desidratado, igual esse da foto:
[img]http://img98.imageshack.us/img98/1066/0909082213ms2.jpg[/img]era meio parecido com esse só que maior e um pouco mais grosso, e um pouco verde, e a mulher do horto falou que era musgo sphagnum desidratado, é esse o musgo sphagnum que vcs usam ? é esse que é o correto ? para minha futura dionéia.
ps: tirei essa foto da internet, dps eu vou no horto e tiro a foto do musgo sphagnum que a mulher me mostrou.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Se for este da foto não é sphagno. :geek:

Abç


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Só pra completar, esse musgo ae, se ficar na água muito tempo, ele apodrece e vira uma carniça. ahahahha


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

E então Bruno, conseguiu o musgo sphagnum? 8-)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem