Mudando de Substrato para salvar sua Dionaea da MORTE

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Lorran Kajola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jan 2013, 12:40
Localização: Resende RJ
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mudando de Substrato para salvar sua Dionaea da MORTE

Mensagem por Lorran Kajola »

Olá Galera do Fórum
Eu sou novo aqui, e este é meu primeiro tópico

Os produtores de mudas de dionaea musquipula comuns nas floriculturas praticam Obsolescência programada em suas plantas.

Explicação do Wkipedia
Obsolescência programada é a decisão do produtor de propositalmente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.

Como todos sabem, as dionaeas não podem ser enterradas em terra, não pode sofrer qualquer tipo de contaminação, adubos e etc....
E o solo ideal para um bom desenvolvimento da planta é Spagnum e Spagnum com areia.

Quando compramos a Planta na floricultura você ve ela assim
Imagem


Mas mal você sabe que escondido no interior do substrato, existem substancias colocadas, propositalmente para ela morrer a longo prazo ( mais ou menos 1 ano )

Ja encontrei barro vermelho, terra preta adubada, sementes ( não sei do q ), pedaços grande de casca e até chiclete mascado sedo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem






































É difícil de acreditar, nem eu tava querendo acreditar nisto, mas uma evidencia fez com q eu acreditace totalmente que os produtores praticam Obsolescência programada nas Dionaeas

Imagem
Spagnum entranhado na raiz, mas o q significa isso

Os produtores criam suas mudar em Spagnum e antes de vender, eles mudam as plantas para esse substrato ridículo, para as plantas morrerem a longo prazo
Esta mt claro q é spagnum entranhado na raiz


Mas eu não darei apenas o problema
Tbm darei a solução :lol: rsrsrsrs

Vamos aprender a mudar de isto
Imagem para isto : joia : =====>Imagem




















Primeiramente vamos esterilizar o spagnum
Imagem Vai um chá de spagnum, adoro este cheiro :P Imagem




















Enquanto isto retire a planta do vaso, para isto você deve encharcar o vaso e dar leves tapinhas até sair
Imagem Mais alguns tapinhas de ladim Imagem




















Use um borrifador de água, para remover o substrato da planta, muito cuidado com as raízes neste momento
Imagem
Detale, as plantas não queriam se dividir, pois estavam bem coladasImagem





















De uma picada no spagnum e coloque a planta em posição, e em seguida coloque spagnum sem remover a planta do lugar
Imagem Imagem





















Pronto agora, você salvou sua planta da morte, e ela poderá durar varias primaveras

Ates
Imagem
Depois ===============> : joia : Imagem






















Quero ver mts comentários em kkkkk
E ai gostaram do meu primeiro tópico?

Abraços galera
Editado pela última vez por Lorran Kajola em 23 Abr 2013, 17:08, em um total de 1 vez.


vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Gostei muito do tópico, muito bom! :D
realmente, 100% das dionaeas que eu ja comprei vem com esse ''substrato'', cheio dessas coisas estranhas e até mesmo com essas sementes que você mostrou :?
Além de colocarem a planta nesse veneno que chamam de substrato, a planta não passa por dormência e quando chega na nossa mão ja está exausta e intoxicada, é por isso que na maioria das vezes que se compra DM de floriculturas, muitas vezes mesmo tomando os cuidados necessários, elas ainda morrem... E o cliente compra outra! O jeito é comprar de produtores competentes que enviam as plantas em substrato correto

Parabens mesmo pelo tópico, vai ser útil por muito tempo, Principalmente para os iniciantes, que compram as Dionaeas mas tem dúvida de como trocar o substrato. :D


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Excelente iniciativa Lorran, digna de nota. Essa ideia da "Obsolência programada" eu já sabia, pois casei de ver pessoas que compravam não só carnívoras, mas também outras espécies de plantas exóticas, que morriam sem mais nem menos depois de 3 meses.

É triste que os produtores pensem assim, mas isto vai de encontro com a lógica "capitalista" do comércio de plantas. Com base neste aviso, cabe a nós tomarmos as devidas precauções para que PCs adquiridas nestes estabelecimentos (floriculturas, Garden Centers) não venham a óbito em um curto espaço de tempo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Muito obrigado pela colaboração Lorran!
Parabéns pela iniciativa!

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito bom, Lorran, obrigado por compartilhar sua experiencia na troca de substrato, as fotos dizem tudo.
talvez se mudassem o nome do tópico para "Como trocar o substrato da sua DIonea" ficasse mais objetivo.
Valeu Lorran!
Abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

seu tópico é simplesmente MARAVILHOSO! a minha dionaea veio assim mesmo e infelizmente morreu. também já comprei um outra em um site e a planta a principio veio tudo bem com o substrato correto, depois de uma semana notei um bichinho bem pequeno que andava bem rápido (lembrava um larva de mosquito pequena)e se escondeu, achei que fosse nada de mais até que eles se multiplicaram rapidamente, coloquei a planta inteira dentro de um balde cheio de água por 2h e parecia terem sumido, mas voltaram a aparecer. achei que fosse normal ter "bicho" no substrato e passei a ignorar. por fim ela morreu e eu até hoje ñ sei que "bicho" era aquele.
esse deveria ser um tópico fixo aqui do fórum!


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
Déb
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Mar 2013, 17:44

Mensagem por Déb »

Parabéns pela inciativa Lorran!!
Acho que praticamente todos já sofremos com esse problema ao comprar a primeira PC, eu mesma perdi duas dionaeas por causa do substrato errado, e como iniciante eu não sabia dos cuidados que precisaria ter para manter a PC bem, como por exemplo a troca do "substrato" por spagnum.


"... Então se ligue e busque felicidade, pra existir história tem que existir verdade..."
Avatar do usuário
Lorran Kajola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jan 2013, 12:40
Localização: Resende RJ
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mensagem por Lorran Kajola »

Valeu pelos comentários galera

eu achei essa descoberta importante, pq tem muita gente q perde sua planta sem ao menos saber o motivo


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Quando eu li esse tópico o titulo era obsolescência programada e umas de minhas frustrações é que a mais de 20 anos nenhum dos pinheiros que compro na época do natal vingaram.

Apesar do tópico ser bem explicativo penso que ele também se estende a outras plantas, eu comprei uma nepenthes que até prego tinha no substrato.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Lorran Kajola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jan 2013, 12:40
Localização: Resende RJ
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mensagem por Lorran Kajola »

A obsolência programada se aplica em tudo, Tv, Tablets, Impressoras, plantas, lâmpadas e etc.
Tudo q é produzido em larga escala pode correr o risco de ser programado para não funcionar a longo prazo.


abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem