Minhocas- Bom alimento para nepenthes?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Mtz88
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Jan 2013, 13:45
Localização: Santo Antonio de Pádua/ RJ
Agradecimentos: 1 vez

Minhocas- Bom alimento para nepenthes?

Mensagem por Mtz88 »

Primeiramente não me xinguem. Abri esse tópico mais pra contar esse fato curioso. :lol:
Portanto, não estou afirmando nada.

Cerca de 3 meses atrás comprei minhas primeiras Nepenthes. Uma Spotted, uma Lady Pauline e uma Khasiana x Ventricosa.
Somente a Spotted veio com jarros já completos mas notei que ela sempre abortava os ascídeos e nunca vingava.
Até que cerca de 30 dias atrás um amigo meu teve a idéia de jogar uma minhoca na bichinha (não me pergunte por que, ele deve ter achado engraçado :roll: ).

E desde então ele já formou 2 jarros completos e outro terceiro já quase pronto. Isso tudo em cerca de 30 dias apenas.
Repito que isso MUITO provavelmente seja uma coincidência mas quem sabe não vale a pena investigar?
Queria experimentar com as minhas outras Nepenthes mas infelizmente estão sem jarros :|

E aí, alguém se habilita a fazer essa experiência? :mrgreen: :mrgreen:


Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

- Não sei não viu kk..nem arrisco dizer nada sobre isso, pois minhocas comem terra e como terra e planta carnivora n combina, vai entender..

Isso me lembrou um antigo caso polemico aqui no CSI-Carnivoras.com , um antigo usuario chamado '' T-fat98 ''! Tinha dioneias e sempre postava aqui, uma vez ele perguntou se podia dar minhocas, tatu bolinha besouro e sei la mais oque para a Dionaea dele :lol: , Um dia postou uma estufa de pote de sorteve coberta com palstico para as dioneias dele , que na verdade ia cozinha ela :o , e um dia ate disse que estava caindo sabão nos vasos de carnivora dele se tinha problema e se elas podiam comer sabão !!!!!!! :caveira: .. o cara ÉRA TERRIVEL ! kkkk..O pessoal aqui do forum deve se lembrar;;


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Mtz88
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Jan 2013, 13:45
Localização: Santo Antonio de Pádua/ RJ
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Mtz88 »

Vitor Meireles escreveu:- Não sei não viu kk..nem arrisco dizer nada sobre isso, pois minhocas comem terra e como terra e planta carnivora n combina, vai entender..

Isso me lembrou um antigo caso polemico aqui no CSI-Carnivoras.com , um antigo usuario chamado '' T-fat98 ''! Tinha dioneias e sempre postava aqui, uma vez ele perguntou se podia dar minhocas, tatu bolinha besouro e sei la mais oque para a Dionaea dele :lol: , Um dia postou uma estufa de pote de sorteve coberta com palstico para as dioneias dele , que na verdade ia cozinha ela :o , e um dia ate disse que estava caindo sabão nos vasos de carnivora dele se tinha problema e se elas podiam comer sabão !!!!!!! :caveira: .. o cara ÉRA TERRIVEL ! kkkk..O pessoal aqui do forum deve se lembrar;;

HAHAHA, não sou tão psicopata assim.
Bom, sobre terra e carnívoras não combinarem eu compreendo 100%. Mas isso só vale pelo substrato penso eu.
Pense bem, pq carnívoras precisam se alimentar? Por que vivem em ambiente pobre em nitrogênio e portanto precisam se alimentar para adquirir nitrogênio.
Creio eu que uma minhoca seria um alimento muito rico em nitrogênio e por nao conter exoesqueleto seria um alimento mais fácil de absorção.
Ou não né? :lol:
Bom, o fato é que na hora eu fiquei até meio bolado com medo da minhoca fazer mal a planta mas na verdade não fez nenhum. O ascídeo que se alimentou da minhoca continua vivinho da silva e papando vários insetos.


Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Vishh falou bonito agora !! kk :ugeek:

Bom, se for olhar por este lado né..talvez não haja problema..mas vou esperar mais alguem confirmar pois se fizer bem..vou ali cavucar uns buracos :shock: ..


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Observação interessante, mas comvêm cautela com este método de alimentação manual. Por experiência própria aprendi que tal experimento só deve ser feito quando temos mais de uma planta, evitando assim o dissabor de perder o espécime caso algo dê errado.

Reflita sobre isso que escrevi acima e tire suas prórprias conclusões ;) .
Off Topic
Vitor Meireles escreveu:...o cara ÉRA TERRIVEL ! kkkk..O pessoal aqui do forum deve se lembrar;;
Não tive o prazer (ou seria desprazer) de conhecer o figura, mas pelo que o pessoal daqui comenta de vez em quando dele e pelas postagens do mesmo no PCBR, esse era osso :? . Se bem que alguns daqui também aprontavam bastante por lá :mrgreen: , o bando de pentelho :lol: .
Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
philippegarrido
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 29 Dez 2011, 18:52
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por philippegarrido »

Mtz88 escreveu:Primeiramente não me xinguem. Abri esse tópico mais pra contar esse fato curioso. :lol:
Portanto, não estou afirmando nada.

Cerca de 3 meses atrás comprei minhas primeiras Nepenthes. Uma Spotted, uma Lady Pauline e uma Khasiana x Ventricosa.
Somente a Spotted veio com jarros já completos mas notei que ela sempre abortava os ascídeos e nunca vingava.
Até que cerca de 30 dias atrás um amigo meu teve a idéia de jogar uma minhoca na bichinha (não me pergunte por que, ele deve ter achado engraçado :roll: ).

E desde então ele já formou 2 jarros completos e outro terceiro já quase pronto. Isso tudo em cerca de 30 dias apenas.
Repito que isso MUITO provavelmente seja uma coincidência mas quem sabe não vale a pena investigar?
Queria experimentar com as minhas outras Nepenthes mas infelizmente estão sem jarros :|

E aí, alguém se habilita a fazer essa experiência? :mrgreen: :mrgreen:
Minhocas não são de forma alguma recomendadas para alimentarem as plantas carnívoras, pois minhocas são ricas em cálcio que não são metabolizados pelas plantas carnívoras sem contar que as minhocas são ricas m vitaminas e estão cheia de HUMUS que são adubos altamente prejudiciais para as carnívoras!!!! Carnívoras jamais e em hipótese alguma devem ser adubadas ou colocar vitaminas para favorecê-las!!! MAs eu venho já ha alguns meses fazendo testes com minhocas no bubstrato de Sarracênias, de droseras Burmani, espatulada e D. Intermédia obtive sucesso no crescimento delas!!!Por incrível que pareça, o Humus produzido por elas enriqueceu o substrato de matéria orgânica e favoreceu e muito no crescimento e na beleza dessas espécies!!!! Agora cuidadoe fique atendo, pois nas Dioneias o efeito é totalmente catastrófico, pois litealmente minhocas no substrato das Dioneias é fatal!!! Comprei com o Marcos Ono uma vez uma Dioneia e a mesma veio com minhocas no substrato!!!Mal chegou aqui e já estavam apodrecendo e as armadilhas nascendo escuras!!!!Consegui salvar essa Dioneia trocando o substrato dela por completo e lavando bastante as raízes!!!! Em breve farei um tópico aqui sobre este assunto muito interessante!!!

Espero ter ajudado!!!Um abraço!!!


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Philippe, não sei sse você notou, mas eles estavam se referindoa alimentar as plantas usando minhocas


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem