Atualização Droseras,Byblis 13/3/2016

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Atualização Droseras,Byblis 13/3/2016

Mensagem por nextrevo »

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ola amigos depois de meses sem atualizar sobre elas aqui estou eu de volta com elas :)

Gostaria de saber se todas elas ja estão em um "nivel" que possa já tomar sol o dia inteiro ou aumentar um pouco?
Editado pela última vez por nextrevo em 13 Mar 2016, 19:02, em um total de 2 vezes.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Seguem alguns links uteis para quem esta começando agora:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Duvidas comuns de iniciante

Obs.: Dispense o uso deste plástico, pois com o calor que anda fazendo periga tu cozinhar as sementes e nenhuma nascer.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

1-Devo encharcar o musgo agora SEM as sementes?
sugiro você aguardar a germinação, primeiro ter a muda para não desperdiçar sphagnum. o encharcar é deixar o sphagnum bem úmido,
2-Apenas colocar água no pratinho e colocar as sementes em cima e acabou ou tem mais algo?
usar copinhos de café, em média 3 sementes cada copinho. sementes da mesma espécie sobre o substrato. molhe a ponta de um palito, encoste na semente e coloque a semente no local mais desejado.
3-Plastico(igual a da foto) serve? ou tem algo melhor?
eu uso este, para mim sem problemas. mas bem esclarecido q jamais com este tomar sol.
4-Posso plantar algumas sementes juntas? pois só comprei 3 vasos.
com as mudas em ponto de ir para o vaso, depende tbm da espécie, pois podem mudar o substrato mais indicado para a espécie.
5-Nesse vaso só tem 100% Musgo, quando crescer vou mudar para o outro vaso com AREIA e MUSGO e PERLITA.Queria saber pra germinação pode ser usado areia também ou não é recomendado?
para germinação, o aconselhável e ser feito em sphagnum puro, esterilizado.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Até hoje tentei germinar dionaea e drosera sem sucesso então caso futuramente eu consiga algum sucesso, qual é o ponto para a muda ser colocada no vaso?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Primeiramente, depende da espécie. eu em maioria (generalizando) faço qdo em média 1,5 p/2 cm alt. isso com tempo você vai aprendendo e fazendo do modo com que acha melhor e mais indicado.

Buscando esclarecer um pouco mais sobre o uso do plastico, sob meu ponto de vista. peço aos amigos contribuírem.

primeiramente, se suas germinações estão em local onde tem pouco sol de manhã ou só a tarde, onde não será surpreendido por chuva. não há a necessidade. *eu uso em tudo para buscar prevenir fungos, tenho este problema. qdo os ponho ao sol da manhã, ou da tarde, retiro o plastico.

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-LJMx ... to0484.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-qUH7 ... to0485.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/--PcQ ... to0487.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-SJTA ... to0489.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-a5Sv ... to0491.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-gRaW ... to0492.jpg[/thumbnail]

foto uso 01 tela para diminuir a intensidade do sol e mais ainda para proteção de fungos. na foto 02 uso com plastico fechado por todo, outros com furos no plastico. na foto 03 sem plastico, mas não posso usar como descrevi. este é plantio com terra. na foto 04 observe uma garrafa sem a tampa e ao lado uma com tampa mas furada. na foto 05 o saco plastico que me refiro, qdo varios copinhos em tipo um prato de vaso gde. na foto 06 outro modelo muito usado.

espero contribuir com alguns poucos modelos, jamais confundir os amigos. por vezes usamos varios tipos, por vezes um modelo único, é pessoal q com o tempo vamos observando com o qual mais mais achamos melhor.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

Sim obrigado pelas dicas Edson.

Só tenho uma duvida aqui.
Eu comprei uma Dionaea no lugar onde eu fui comprar o musgo faz 1 semana e meia talvez até mais. Ela cresceu mas ela esta com o substrato genérico. Queria saber se eu devo retirar ela imediatamente ou esperar nascer aquela flor que ela da. Pois ela ja esta meio grande e queria saber se mudar para o novo substrato (areia e musgo) vai prejudicar em algo. Pois o crescimento desse haste e mudar de substrato daria um baita de uma canseira não?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ela está com haste?
publique uma foto, qdo a planta está bem e forte deixamos a haste. qdo nova, não de todo confiança cortamos a haste para primeiro a planta se desenvolver, ficar forte, para depois virem e deixarmos as hastes. publique a foto para podermos analisar. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

Tenho duvida nas plantas carnívoras que tenho aqui
São elas:
Dionaea Muscipula (60% Musgo e 40% Areia)
Drosera Burmannii (60% Musgo e 40% Areia)
Drosera Spatulata (????????)
Drosera Intermedia (?????)
Drosera Capensis (60% Musgo e ?????)
A duvida sobe o substrato quando elas estiverem maior e além da burmannii mais alguma dessas não gosta de luz solar direta? A burmanni até quando semente não pode ficar no sol ou só quando adulta?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O substrato ideal para Dionaea e Drosera dever ser composto por 60% de Sphagnum misturado a 40% de areia. Todas as plantas que listou apreciam Sol, quanto mais melhor :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
nextrevo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Set 2015, 10:41
Localização: Indaiatuba-SP
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nextrevo »

Imagem

Essa é a planta que falei. Eai vale a pena trocar agora o substrato ou esperar esse haste dar flor..?
Oq fazer?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem