Minha primeira germinação, será que vai dar certo?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Betoth
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Jun 2015, 18:23

Minha primeira germinação, será que vai dar certo?

Mensagem por Betoth »

Bom dia pessoal, tudo bem?

Sou novo aqui e estou para receber as primeiras sementes de Drosera que comprei alem do musgo (Comprei do Ono então vai ser o certo).

Me inspirei em algumas estufas que vi aqui no fórum e estou pensando em fazer a minha estufa de germinação da seguinte forma:

Comprar uma caixa plastica transparente com tampa, tipo essa:
[img]https://mlb-s2-p.mlstatic.com/caixa-10- ... 2015-F.jpg[/img]

Colocar dentro da caixa alguns copinhos de yogurte ou algo assim com vários furos em volta, preencher tudo entre os potes com areia um pouco mais grossa de rio desinfectada. Esses copinhos ficaram fixos na bandeja com areia, fazendo parte da “estrutura” da germinadora.

Para colocar as sementes quero preparar copinhos de café (ou algo assim), também cheios de furos, preenchidos com:

- Argila expandida menorzinha ou pedrinhas
- Areia com musgo
- Somente musgo com uns 1,5 cm mais ou menos.

A ideia é que caixa fique fixa como uma germinadora e eu apenas fique colocando os copinhos com as sementinhas nelas.

Isso daria certo?

Tenho varias outras perguntas que vou organizar em forma de lista para facilitar a resposta.

1 - É melhor uma caixa maior (verticalmente) ou uma onde a tampa fique a poucos centímetros das plantas (como a da foto) é melhor?

2 - Quanto molhado deve ficar o copinho que vai conter o substrato e as sementes?

3 - Estou em Florianópolis - SC é necessário usar algum tipo de iluminação?

4 - O que acham desse sistema de “bandeja fixa copinhos removíveis”, perda de tempo ou é algo interessante?

5 - Utilizar latas de alumínio, canos pvc ou algo assim poderia gerar algum problema para a germinadora?

A principio acho que é isso, espero que tenha ficado claro a minha ideia, se alguem tiver alguma sugestão ou duvida estou totalmente aberto a trocar ideias.

Att

Gilberto Theves


Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

Acho q essa caixa daria uma boa germinadora pois uso uma parecida aqui em casa tb........uso copinhos de café com somente musgo puro pra germinar e com uns 2 cm de água no fundo no local bem iluminado(sol indireto).

Ao meu ver acho desnecessário botar areia no fundo pois isso seria somente uma caixa germinadora e futuramente você irá transfira-las pra um vaso definitivo.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Tirando o alumínio (não creio que metais e PCs combinem) o resto esta tudo OK, portanto a mim só cabe desejar-lhe sorte no hobby : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem