Minha experiência com "leaf folding" de D. Spatulata

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Minha experiência com "leaf folding" de D. Spatulata

Mensagem por rozenlady »

Olá pessoal!

Há umas semanas eu li um tópico que falava sobre um tipo de "leaf cutting" para droseras, que consistia em apenas dobrar a folha e cobrir com sphagnum. Não lembro de quem foi o post mas como vi nos comentários várias pessoas falando que era ridiculamente fácil resolvi testar e deu certo! Tenho agora 2 clones da minha D. Spatulata "var. GUERREIRA" :lol:

O processo não foi muito rápido, demorou cerca de 1 mês para que eu percebesse que haviam clones ali, com certeza já estão aí há algumas semanas pois já tem tamanhos bem consideráveis!

Imagem

Clone 1

Imagem

Clone 2.

O que mais me deixou feliz a respeito desses clones foi não ter perdido a minha Spatulata, tentei esse "leaf folding" porque ela estava morrendo e achei que fosse perdê-la. Ela não está a coisa mais linda do mundo mas sobreviveu a todos os empecilhos e está cheia de brotos, é isso o que importa :)

Agora vou esperar meus seedlings crescerem pra poder tentar o mesmo com a D. Capensis e D. Burmanii :P


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Avatar do usuário
rogam2010
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Dez 2014, 22:13
Agradeceu: 48 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por rogam2010 »

Muito legal Rozenlady,
é uma ótima dica.
Agora não entendi bem.
você simplesmente enterrou parte de uma folha, isso?


Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

Legal q ela tá dando sinal de vida mais tb n entendi esse seu leaf pois n conseguir ver.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Roze,


Parabéns, você pode fazer a mesma coisa com diversas droseras, eu já vi gente que fez com dioaneas.
Para quem não consegue ver, olhem na folha da direita de baixo. Dá para ampliar bem a imagem.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por rozenlady »

rogam2010 escreveu:Muito legal Rozenlady,
é uma ótima dica.
Agora não entendi bem.
você simplesmente enterrou parte de uma folha, isso?
Isso, peguei uma folha inferior e enterrei no musgo, acho até que enterrei demais porque os clones estão bem abaixo do nível normal do musgo. Da próxima vez vou pegar só um "puxadinho" do sphagnum e colocar em cima da folha :)


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

bem legal isto!!
vou tentar fazer com minha capillaris, já que este método não precisa arrancar as folhas!! :D


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gostei de saber que empregou com sucesso a técnica de mergulhia para obter clones de suas D. spatulata, sinal que esta apta a tentar isso com outras PCs que porventura tenha por aí.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
rogam2010
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Dez 2014, 22:13
Agradeceu: 48 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por rogam2010 »

Que bacana, Roze!
Técnica aparente fácil. Mantenha-nos atualizado. Abs


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Show, parabéns Roze, se possivel posta aqui qual site você aprendeu, acredito que esse tipo de propagação ocorra frequentemente de forma natural com as espécies de drosera que permanecem a pouca altura do solo, tendo em vista que o segredo para o sucesso dessa técnica seja o contato constante da folha da PC com o substrato :D


Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por rozenlady »

Tenho uma atualização a respeito da mergulhia que fiz (Valeu pelo termo Rodrigo!).
Fui tentar replantar as duas clones para outro local no mesmo bog mas descobri que uma delas não tem raízes! A outra criou raízes mas não se separou ainda da folha da planta mãe, será que posso separá-las? Por via das dúvidas só coloquei um pouco mais de musgo ao redor delas para não ficarem tão soterradas como nas primeiras fotos que tirei.
As fotos abaixo foram tiradas à noite, então não estão lá tão boas assim!

Imagem

Esse clone está sem raízes e totalmente grudado à folha mãe. Se vocês aumentarem a foto dá pra ver que ela sai exatamente do meio da folha!

Imagem

Já esse outro criou raízes que estão bem profundas mas ainda continua grudado á ela, posso cortar a folha que deu origem à ele ou é melhor deixar como está? E quanto ao outro, será que já deveria ter criado raízes ou não?

Alguém tem algum palpite? :D


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem