Minha 1° experiência com dormência induzida!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Jimbo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Fev 2013, 13:06
Localização: Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Jimbo »

apesar de morar no Rio Grande do Sul acho que vou ter que induzir as minhas dionéias à dormência, pq numa delas começou até a nascer haste floral, logo criarei um tópico e postarei as imagens.
rdrgobra: poderia me indicar o fórum mais apropriado para um tópico sobre dúvidas de dormência, se for nesse mesmo basta não responder.
Abraço À todos amigos, colegas de cultivo


as carnívoras são a maior prova real de que as plantas são tão vivas quanto nós
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Opa,
Obrigado Rodrigo, vou usar sim. Mas tenho outras dúvidas agora que você pode me ajudar...

Estou pensando em cultivar o musgo, posso planta-lo mesmo sendo desidratado? ou não tem chances dele brotar?

Outra dúvida, minha dionea está estranha, mesmo com o inverno rigoroso daqui ela está cheia de brotos, oque faço? deixo ela crescer assim mesmo?
Essa mesma dionea não está no substrato sphagnum, vou replantar ela, mas seria agora uma boa hora?

[img]http://imageshack.us/scaled/thumb/69/xt1f.jpg[/img]
[img]http://imageshack.us/scaled/thumb/27/3vy2.jpg[/img]
[img]http://imageshack.us/scaled/thumb/855/s9x1.jpg[/img]


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Cada pergunta no seu devido lugar, por isso achei por bem mover sua postagem pra cá por entender ser aqui o local mais apropriado para lidar com este assunto. Bom, vamos ao que interessa;
Dimas Mascarello escreveu:Estou pensando em cultivar o musgo, posso planta-lo mesmo sendo desidratado? ou não tem chances dele brotar?
Pode sim Dimas, inclusive isto já foi debatido exaustivamente nesta comunidade. Como não sei se participou das inúmeros conversas a respeito do cultivo deste musgo, eu faço questão de deixar o link que redireciona para um tópico que trata exclusivamente disto:

Cultivo de Sphagnum em aquário redondo
Dimas Mascarello escreveu:Outra dúvida, minha dionea está estranha, mesmo com o inverno rigoroso daqui ela está cheia de brotos, oque faço? deixo ela crescer assim mesmo?
Essa mesma dionea não está no substrato sphagnum, vou replantar ela, mas seria agora uma boa hora
Fica a seu critério separar esses brotos da planta mãe, se for fazê-lo eu sugiro que seja durante o replante que deve ser feito o mais rápido possível para não estressar a planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Ok, obrigado Rodrigo.
Desculpe pela confusão de tópicos em lugares errados..

Vou replantar a minha dionea agora mesmo.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Olá, pessoal!
Pra variar, vou precisar de um help...

Nesse final de semana tive q transplantar aquelas seedlings de dio acidentadas (as q sobraram do banho de fertilizante) pq o substrato, desde o ocorrido começou a juntar muitas, muitas algas em sua superfície... nem diminuindo a água e aumentando o sol e fazendo uma limpeza tava dando jeito... como fiquei com medo de perder as unicas q me restaram, mudei de vaso.

Na realidade não é um vaso... é uma especie de cesta q veio junto com um secador de cabelos e um kit de escovas.. o secador "morreu" faz tempo e essa cesta ficou perdida no armário...
[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-yyre ... G_4253.JPG[/thumbnail]

Como ela é gde, consegui colocar as seedlings de semente (as 3 menorzinhas) e tb as oriundas de leaf cuttings (as maiores).
[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-uqnH ... G_4254.JPG[/thumbnail]

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-1GAQ ... G_4255.JPG[/thumbnail]

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-aXCi ... G_4258.JPG[/thumbnail]

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-SRrr ... G_4260.JPG[/thumbnail]


Do jeito q montei esse vaso está fácil pra deixá-lo escorrer e colocar na geladeira pra dormencia induzida... Inicialmente minha intenção era fazer isso apenas no ano q vem, mas estou aqui olhando, olhando.... será q é melhor fazer esse processo ainda esse ano? O q vcs me aconselham? Como elas passaram por todo aquele perrengue todo, e apenas essas conseguiram superar o ocorrido, não sei se as menores estariam aptas pra isso (dormencia) ou se seria o contrário (por ter passado por todo aquele stress do fertilizante, aí sim é q é indicada a dormencia induzida)...

Coloquei uns tufinhos de sphagnum seco, na intenção de q cresçam e cubram a superficie... acho q deve ficar bacana... :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, em primeiro lugar quero parabenizá-la pela decisão que tomou, pois a meu ver ela foi correta. Em segundo lugar suas PCs não aparentam estar precisando tirar uma soneca, mas segundo o Paulo, este tipo de carnívora esta apta a tirar um cochilo desde cedo, uma vez que vive em uma região cujo inverno e rigoroso e, por conta disso teve que aprender a sobreviver ao frio. Se elas não tivessem sofrido aquele infortúnio você poderia deixar como esta, porém para desencargo de consciência convêm induzir a dormência nelas.

Obs.: Atenha-se apenas ao fato de que deve agir rápido para pô-las para "dormir", visto que a Primavera se aproxima e não seria bom estender esse descanso além do período estipulado ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

rdrgobra escreveu: Atenha-se apenas ao fato de que deve agir rápido para pô-las para "dormir", visto que a Primavera se aproxima e não seria bom estender esse descanso além do período estipulado .
Valeu, Rodrigo!! : joia :

Já comecei a escorrer a água do vaso.... Considerando-se q o tempo certo pra dormencia seja de 8 semanas, colocando as dios, no mais tardar na quarta na geladeira (tempo pro substrato secar um pouco mais), devo retirá-las por volta de 15/10... será bem no meio da primavera...ou nesse caso eu posso retirá-las com 6 semanas (por volta do dia 25/09, no inicio da primavera??) e aí no proximo ano faço o esquema certinho das 8 semanas....

Acho q fiquei confusa... :?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fatikn escreveu:Já comecei a escorrer a água do vaso.... Considerando-se q o tempo certo pra dormencia seja de 8 semanas, colocando as dios, no mais tardar na quarta na geladeira (tempo pro substrato secar um pouco mais), devo retirá-las por volta de 15/10... será bem no meio da primavera...ou nesse caso eu posso retirá-las com 6 semanas (por volta do dia 25/09, no inicio da primavera??) e aí no proximo ano faço o esquema certinho das 8 semanas....

Acho q fiquei confusa... :?
Fátima, tire-as da dormência no dia 25/09 ;) . No ano que vêm elas podem dormir um pouco mais :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Pra variar, estou com dúvidas...

Estou na 7ª semana de dormência induzida da minha dionaea (a maior) e tenho acompanhado semanalmente o seu desenvolvimento na geladeira... Acontece q imaginei q qdo a pussesse na geladeira, mantendo-a no vaso, eu a veria, aos poucos, por ação do frio, ficar feinha etc e tal.... Sóóó q... Ao longo dessas semanas tenho a observado suuuper bem! :o as folhas estão verdinhas (num tom mais claro) mas bem bonitas...ela tem lançado novas armadilhas e as folhas q estão nascendo estão "normais" (largas) e as armadilhas estão enoooormes!!!! :shock:

Na semana passada até coloquei um termômetro dentro da geladeira pra ver se a temperatura estava "alta" e ele marcou entre 7 e 10 graus.... será q ela tá mesmo em dormência? A dormência na geladeira é diferente da dormência natural, onde as folhas se modificam? Estou preocupada com medo de não ter dado certo...

Tentei fazer fotos, tirando o vaso rapidamente da geladeira, mas ele embaça e aí não dá pra ver muita coisa, só um borrão verde... mesmo assim, seguem as fotos...

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-9ATP ... G_4295.JPG[/thumbnail]

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-k_Zf ... G_4296.JPG[/thumbnail]

Ah! a sarra tá feia... bem feia.. os jarros estão secando e os brotos q ela tinha qdo a coloquei na geladeira, junto com a dio, continuam do mesmo tamanho: não desenvolveram e nem morreram... um dos jarros começou a fungar e aí eu o cortei e a devolvi pra geladeira (não sei se fiz, certo, mas como ainda não tinha cumprido o prazo, resolvi arriscar mais um pouco)

Brigada, pessoal! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Fatima.

Sim, a dormência induzida difere da normal.
Na geladeira a planta fica protegida de ventos frios e outras situações que normalmente deixariam ela bem feinha, como o sol queimando as folhas ou insetos e pragas atacando enquanto esta dormente.
Fatikn escreveu:... as folhas estão verdinhas (num tom mais claro) mas bem bonitas...ela tem lançado novas armadilhas e as folhas q estão nascendo estão "normais" (largas) e as armadilhas estão enoooormes!!!! :shock:
´
Bom sinal. Mais uns quinze dias e pode retirar ela da geladeira.
Fatikn escreveu:... a sarra tá feia... bem feia.. os jarros estão secando e os brotos q ela tinha qdo a coloquei na geladeira, junto com a dio, continuam do mesmo tamanho: não desenvolveram e nem morreram...
Tudo dentro do esperado. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem