Minha 1° experiência com dormência induzida!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Adriana. Resolvido o problema das imagens. : joia :


Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

ela ficara lá cerca de 2 meses e ñ pode mais mexer nela ou tem q fazer mais alguma coisa durante esse tempo?, como por água ou observar se esta tudo bem sem fungos? afinal a geladeira é repleta de fungos por mais limpa q seja e o saquinho terá furos né!


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Você pode observá-la de tempos em tempos para ver se tudo esta OK, mas não adicione mais água, pois o excesso de umidade pode apodrecer o rizoma, uma vez que a PC encontra-se em dormência (induzida) e, portanto, seu estado é mais suscetível a ocorrência de problemas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Jimbo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Fev 2013, 13:06
Localização: Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Jimbo »

Rodrigo, isso quer dizer que no meu caso que moro aqui no sul é só esperar pelo inverno, mas a dúvida é que aparência ficam as folhas quando a dormência é natural ?
Pegunto pq o inverno mesmo aqui tem sido mais curto e se eu observar que elas não descansaram quero ter tempo de induzir até o início da primavera, pq são plantas recuperadas de seca e escuridão acredito que só falta a dormência para ficarem perfeitas.
logo postarei as fotos delas na seção correspondente : mafia :


as carnívoras são a maior prova real de que as plantas são tão vivas quanto nós
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Respondendo pelo Rodrigo:
Geralmente sim, no sul a dormência é natural, como em alguns lugares do sudeste isso também ocorre naturalmente.
As folhas podem ficar maiores e as armadilhas pequenas, ou ela pode parar de se desenvolver completamente... é comum as folhas irem morrendo pouco a pouco também. Por isso nessa época é importante deixar elas no tempo mesmo, para que elas sintam o momento certo para dormirem!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Jimbo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Fev 2013, 13:06
Localização: Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Jimbo »

Então é isso !
a ultima muda recuperada está com esse sintoma de folhas grandes e armadilhas minúsculas embora ainda aparecem novas folhas


as carnívoras são a maior prova real de que as plantas são tão vivas quanto nós
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Pode ser que ela esteja se preparando ainda... Visto que estamos entrando no outono. Observe elas nos próximos dias...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Jimbo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Fev 2013, 13:06
Localização: Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Jimbo »

Talvez tenha que transplantá-la porque ela é uma divisão de rizoma, eu não fiz quando comprei pq elas estavam muito judiadas sem água e luz! e divisão era apenas na superfície embaixo ainda estava tudo junto e preferi não estressar ainda mais a pobre, agora acho q já está mais forte para aguentar até pq a maior está se dividindo novamente
[img]http://img16.imageshack.us/img16/5734/miniirl.jpg[/img]

na verdade acho q já dividiu...


as carnívoras são a maior prova real de que as plantas são tão vivas quanto nós
FrangoneS
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Mar 2013, 16:47
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por FrangoneS »

Ola pessoal... muito interessante esse topico... terminei de le-lo hoje...

Me desculpe se estou perguntando no lugar errado, pois sou novato...

Mas eu nao consegui achar nada referente a importancia da dormencia... Minha duvida:

1)Qual a importancia da dormencia na PC?

2) Se por acaso onde eu moro o inverno for imperceptivel (termicamente/aquecimento global/não faz mais frio :( ) e eu não fizer a dormencia induzida, quais consequencias minha PC poderia ter?

3) Se eu induzir a PC mais de 1 vez ao ano tem algum pproblema para a planta ou beneficio?

Obrigado e mais uma vez me desculpa de estiver no local errado...

abraços
---------------------

PS: eu ja vi o topico principal sobre a planta, mas la nao fiquei satisfeito quanto a essas minhas duvidas a cima, ou seja, não consegui entender esses aspectos que perguntei a cima... vlw, abraços de novo :)


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

FrangoneS,

Não sou biólogo e posso estar dizendo muita besteira, mas pelo meu entender dormência é um processo natural em que tanto plantas como animais adquiriram para sobreviver a invernos nem sempre rigorosos.

No caso de animais posso citar de imediato os ursos que hibernam durante o inverno.

As plantas que são originárias aonde existe um inverno frio que posso citar algumas além das plantas carnívoras mencionadas nesse tópico.

1- Aqui no Brasil temos os pinheiros como a araucária que precisa de um clima que esfrie bem no inverno.
2- A maçã também precisa de um clima frio e aqui no Brasil elas são colocadas em dormência por processo químico.
3- Outras árvores no Brasil que perdem suas folhas no inverno.
4- Uma outra planta que precisa de dormência e bem conhecida no Brasil são as tulipas.

Então, em cultivo se não vivemos nas mesmas condições das regiões naturais dessas plantas precisamos induzir a dormência de alguma forma, caso contrário elas irão morrer.

O reverso da medalha também existe, por exemplo as nepenthes e orquídeas que são cultivadas em regiões que esfriam demais. Lá o pessoal tem que mantê-las em estufas, já que elas precisam de calor.

Bom, espero que isso ajude a compreender um pouco.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem