Minha 1° experiência com dormência induzida!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
rsistem
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 17 Jul 2015, 18:54
Localização: Pará de Minas
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por rsistem »

Para que se deve induzir a dormência dessa planta?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Para uma pessoa que disse já ter cultivado PCs anteriormente esta é uma pergunta um tanto quanto capciosa.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

rdrgobra escreveu:
Oi Gobra! Você poderia me ajudar com a minha questão sobre dormência na página 20 desse tópico. É que estou um pouco preocupado com uma possível problemática no processo de dormência de minha planta. Agradeço desde já! : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Jayron, ao ver as fotos de suas Dios percebo que algo esta errado com elas aparentando as mesmas estar morrendo. A opinião de outros hobbystas faz-se necessária para avaliar melhor seu caso.

Obs.: Pode me chamar de Rodrigo : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Jayron, os brotos estão podres ou é uma má impressão? se for, acho q são poucas as chances de recuperação. boa sorte, tomara q não.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

Edson Poscai escreveu:Jayron, os brotos estão podres ou é uma má impressão? se for, acho q são poucas as chances de recuperação. boa sorte, tomara q não.
Oi Edson, obrigado por responder. Hoje pela manhã com uma pinça retirei um pouco de musgo perto do rizoma das plantas para ver como os mesmo se encontravam, tentei fazer isso sem estressar a planta. Observei que o apodrecimento das folhas parou no rizoma e que os mesmos se encontram bem. Mas estou preocupado. :cry:

Dia 21 desse mês, vai fazer 1 mês em que elas se encontram em dormência. Estou pensando em retirar os brotos menores e deixar o maior que aparenta estar mais saudável. Sei que quatro semanas não é o ideal para dormência, mas acho que é o melhor. Já aquelas minhas seeds de D. Burmani estão se desenvolvendo bem e produzindo armadilhas pequeninas. Depois atualizo o tópico sobre elas. : joia :
Editado pela última vez por Jayron Maciel em 19 Jul 2015, 22:15, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Jayron... você não tá molhando a dios em dormencia não, né? pq a impressão q me deu, comparando as fotos é q o substrato (da foto mais recente) tá mais molhado...
Qdo a colocamos em dormencia induzida, o substrato deve estar apenas úmido... a impressão q me dá é q até por conta daqueles furos o ar mais frio tá entrando em contato muito rápido com a umidade do pote, e aí a combinação ar frio + alta umidade, acaba mesmo queimando as folhas...
Como já faz 1 mes q o processo se iniciou, eu (opinião minha, tá?) as tiraria da dormencia, apesar de ainda ser cedo, pra refazer o processo só no ano q vem...

Vamos aguardar mais opiniões e pareceres... :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

Fatikn escreveu:Jayron... você não tá molhando a dios em dormencia não, né? pq a impressão q me deu, comparando as fotos é q o substrato (da foto mais recente) tá mais molhado...
Qdo a colocamos em dormencia induzida, o substrato deve estar apenas úmido... a impressão q me dá é q até por conta daqueles furos o ar mais frio tá entrando em contato muito rápido com a umidade do pote, e aí a combinação ar frio + alta umidade, acaba mesmo queimando as folhas...
Como já faz 1 mes q o processo se iniciou, eu (opinião minha, tá?) as tiraria da dormencia, apesar de ainda ser cedo, pra refazer o processo só no ano q vem...

Vamos aguardar mais opiniões e pareceres... :D
Fátima eu acho que você encontrou o que eu fiz de errado rsrs... :oops: Eu pensava que era necessário umedecer o substrato a cada duas semanas e acho que isso foi o motivo do meu problema. Após ler seu comentário fui observar o substrato e percebi que havia um acumulo de água no fundo da vasilha e que o mesmo se encontrava encharcado demais. Vou seguir seu conselho e tira-las da dormência dia 21 e voltar com a mesma ano que vem. Os rizomas estão bem apesar das folhas pretas; acho que aguentam ser tirados antes do tempo.

Obrigado a todos que ajudaram! : joia :


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

OI, Jayron!
Das vezes q fiz a dormencia induzida (iam com vaso e tudo pra geladeira), deixava o vaso escorrendo um dia inteiro e de noite, colocava no saquinho plástico (ou pote com tampa) e ia todo mundo pra geladeira e depois só voltava a colocar água qdo saíam de lá... excesso de umidade + frio, acabam mesmo queimando as folhas... acredito q se fosse um furo na lateral e não vários no alto (o ar frio tende a descer), as queimaduras seriam minimizadas... mas isso é só uma teoria minha.. hehehehehe :mrgreen:

de qq forma, isso é aprendizado... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

Fatikn escreveu:OI, Jayron!
Das vezes q fiz a dormencia induzida (iam com vaso e tudo pra geladeira), deixava o vaso escorrendo um dia inteiro e de noite, colocava no saquinho plástico (ou pote com tampa) e ia todo mundo pra geladeira e depois só voltava a colocar água qdo saíam de lá... excesso de umidade + frio, acabam mesmo queimando as folhas... acredito q se fosse um furo na lateral e não vários no alto (o ar frio tende a descer), as queimaduras seriam minimizadas... mas isso é só uma teoria minha.. hehehehehe :mrgreen:

de qq forma, isso é aprendizado... : joia :
Sim, vou seguir suas dicas nas próximas dormências.
Muito obrigado por ajudar! :D


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem