Minha 1° experiência com dormência induzida!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

A única vez que induzi dormência, não cortei as armadilhas. Mas é preciso ficar atento para os fungos que podem aparecer, e os possíveis danos que lhes causarão.

Abç


Avatar do usuário
Tarcisiohbf
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 09 Set 2014, 10:03
Localização: Jardinópolis, SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Tarcisiohbf »

Geladeira.... :afraid: :afraid: :afraid:
Apesar de ainda estar no inicio do inverno resolvi já colocar minhas Dios para dormir... :roll: :roll: :roll:
Como tenho apenas Dios "Tipica" resolvi arriscar, as maiores eu ja fiz toda a logística e as coloquei na geladeira dentro de um pote de sorvete (sem tampa) com musgo umidecido e ensaquei o pote... as menores oriundas de Seeds resolvi deixar "ao natural" vamos ver como cada uma reage....

Duas perguntas, o período ideal para "acorda-las" é bem no inicio da primavera?

Durante o periodo de dormencia não devo realizar mais nada? Só deixa-la descansar?...rsrsr :D



Abraçoss


Tarcísio H. Barbosa França
Jardinópolis-SP (16) 9 9218-0693

Estagiário na Empresa ESCOLA DE FUTEBOL - BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE
Graduando em Educação Física e Esporte
Escola de Educação Física e Esporte Ribeirão Preto - USP (EEFERP-USP)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Duas perguntas, o período ideal para "acorda-las" é bem no inicio da primavera?
pelo que acompanhei, devemos deixar por 8 semanas. neste período, eu em particular, não estou mexendo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Eu tenho 6 vasos com dios aqui em casa!!
Das típicas são 3, sendo 1(com 3 plantas) ainda pequena, proveniente de divisão de rizoma, e 1 maiorzinha (com 2 plantas ainda unidas)
Também tenho 2 green shark e 1 dio "medusa", ambos do Marcos e que chegaram agora para mim, vindo pelo maravilhoso sistema dos correios (imaginem!!)

As típicas eu comprei em uma feira ano passado em outubro e n sei se passaram por dormência... As outras, apesar de em são Paulo já esta frio, vieram sem passar pela dormência...
Agora estou sem saber se coloco ou não em dormência???
Ano passado todas as minhas dios morreram... As q hibernaram depois q saíram acabaram norrendo e as q n hibernaram n chegaram ao final do inverno
Ai estou sem saber se faço ou não a dormência!!!!!! :(

Desta vez se fosse fazer queria fazer com elas nos potes, sem cortar folhas nem nada (da ultima vez fui cortando as que iam ficando pretas na geladeira!!!)


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Camila,

Notou alguma desaceleração no desenvolvimento delas? Um sinal de que a planta está entrando em estado de dormência é ter seu desenvolvimento estagnado. Caso identifique essa situação, a planta em questão pode ser induzida a dormência artificial.

O Marcos não induz suas plantas a dormência pois é um procedimento inviável pela quantidade que tem em cultivo. 8-)

Abç


camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Entendi!! Vou ficar observando...
Se elas não manifestarem eu posso deixar elas sem hibernar este ano Marciel??
Abs!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Sim, se as condições da planta for boa, pode passar sem a dormência. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Natanael_jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 14 Jul 2015, 21:48
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Natanael_jr »

olá amigo(a)s,

Fiz o procedimento de dormência induzida da minha Dio, a mesma encontrava-se com as armadilhas pequenas e folhas grandes.. como também nao sabia se ela ja havia passado por processo de dormência, resolvi fazer ..
Então vamos la..

Essa é a minha Dio

Imagem

Peguei o sfagnum e coloquei para ferver durante 15 minutos

Imagem

Sfagnum fervido

Imagem

Saco onde ela ira ficar foi esterilizado com álcool 70%

Imagem

Retirando a Dio do substrato atual com cuidado para não prejudicar as raízes e seu rizoma

Imagem

Dio limpa para ser colocada em dormência

Imagem

Dio de cabeleira cortada para não pegar fungos ( agora entra um ponto que tem "métodos diferentes" em vários posts) alguns so cortam a armadilha.. pois sao elas que podem pegar fungos e outros vi que fazem esse corte mais "radical". Resolvi fazer esse modelo por uma conclusão pessoal sobre a dormência ( momento em que a planta diminui a quantidade de água nas células, de forma que ela não consiga executar suas atividades normais..) então o corte da folha ajuda a planta a não utilizar muita energia para reduzir a água nas células)
Essa conclusão é pessoal baseado em LOGICA, sem o uso de nenhum estudo cientifico .. vou estudar mais sobre isso .. voces que tem mais vivencia em dormência alguem ja fez os dois metodos e quais os resultados ?
Imagem

Já no saquinho ( devidamente identificada e com data de inicio de dormência ) para condicionar na geladeira e retira-la daqui a 2 meses ...

Imagem

:lele: DUVIDAS

Em algum momento desses dois meses, eu preciso colocar água destilada no sfagnum ????t

Para retira-la da dormencia, preciso fazer alguma aclimatação ? ou pode colocar ela no sol logo ?? como retira-la ?

Bom, com havia visto alguns topicos sobre Leaf Cutting, retirei duas folhas para testar se sobrevive , coloquei no musgo e deixei no vaso para ver no que da..

Imagem


Espero ter feito tudo diretinho..

Obrigado pessoal.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A priori fez tudo certo, mas não precisava cortar a "cabeleira" da sua planta. Bastava apenas ter removido quaisquer armadilhas/folhas que estivessem pretas. Bom, agora não da mais para voltar atrás e só lhe resta esperar até o Inverno passar e aí sim poderá replantá-la para que a mesma continue seu desenvolvimento.

Obs:

1) Certifique-se que o musgo esteja úmido o suficiente para que a planta possa se manter hidratada, evite ficar abrindo a toda hora o saquinho porque isso atrapalha o "sono" dela. Nada de aclimatação, assim que passar o período de dormência pode por a planta direto no Sol ;) .

2) Com relação aos leaf cuttings, eles não precisão ir para a geladeira devendo deixá-los apenas em um local bem iluminado e com o substrato sempre úmido.

3) Visando uma melhor organização do fórum eu promovi a fusão de seu tópico com este aqui :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

Oi pessoal! Uma vez por semana eu observo como está minha planta que entrou em dormência dia 21/06 e nesses dias, observei que os três rizomas que coloquei em dormência começaram a apresentar algumas folhas pretas. (Fotos da planta hoje)

Imagem

Queria perguntar se é normal isso? Vi que algumas Dios quando entram em dormência perdem todas as folhas em um processe bem similar, mas queria a opinião de vocês. É a minha primeira dormência. :roll:

Esta são fotos da vasilha em que os três rizomas se encontram em dormência. (Fotos tiradas no dia 21/06)

ImagemImagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem