Minha 1° experiência com dormência induzida!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Edmax38
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 98
Registrado em: 10 Fev 2014, 00:21
Localização: Fortaleza CE
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Edmax38 »

Olá pessoal ! Muito Obrigado pelas dicas,mas me sobraram algumas duvidas,qual a temperatura deve ser feita essa dormencia ,pois tenho dois tipos de refrigerador aqui tenho uma geladeira duplex e um freezer de bebidas que chega a 3graus +ou- obs: eu sei que não devo colocar no freezer de congelamento da duplex é claro, mas no caso da minha pergunta posso colocar no freezer de bebida aquele do tipo vertical ou o correto seria a geladeira mesmo? Outra duvida,plantas novas devem passar por esse processo ou devo esperar ela ficar amadurecida? ou seja qual é o tempo da planta (Idade da planta) correto para coloca-la em dormencia?
Este processo foi feito com uma dionaea,as outras devem passar por esta dormencia tambem?
Ex: Drosera burmannii , Drosera intermedia,Drosera capensis var alba se sim como seria o processo deve-se podalas igualmente a dionaea?
Desde já eu agradeço .
Att: Edson Chaves


“Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada!”
Edmund Burke
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

OI, Edson... eu sei q o post é longo, mas se você tiver paciencia, vai encontrar as respostas lá no meio dele...

No q se refere à temperatura, lá pela pag 7 tem um post do Rodrigo falando q a temperatura deve variar entre 15° e 5°C... por isso lááááá no comecinho há a orientação pra manter as dionaeas na gaveta de frutas, legumes e verduras da geladeira.

Qto ao tamanho... na pag 9 postei uma foto de uma jardineirinha de seedlings de dionaea q tenho... na época elas tinham uns 6 meses.. eram bem pequeninas, mas sobreviveram super bem ao descanso e hj estão bem maiores e fortes...

Necessitam de dormencia induzida as dionaeas e as sarracenias cultivadas em locais onde as temperaturas de inverno ficam acima da mencionada pelo Rodrigo, ok?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Edson.

Concordo com a Fatima e reforço que a dormência deve ser realizada anualmente, não importando a idade das plantas (Dionaea e Sarracenia).

Abç


camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Este é o primeiro ano que eu vou fazer dormência e estou com dúvidas.
- tem pessoas que cortam as folhas, tem pessoas que não... tem gente que coloca o vaso + substrato com tudo na geladeira e tem gente que enrola apenas a raiz no musgo puro...
Tó sem saber como faço? qual a forma que existe menos chance de dar fungos na minha planta?
Se eu cortar as folhas, quando eu tirar elas nascem tudo de novo né? (apesar da tristeza de cortar as folhas quero aproveitar para fazer um leaf cutting com elas, para aumentar minha coleção :D)

- quanto ao uso de vasos (sem substrato) ou saco plásticos, tem diferenças?? porque as pessoas usam dos 2 tipos.
em ambos os casos eu teria que deixar aberto (sem tampa o vaso e com furinhos no saco)??
Porque minha preocupação é deixar aberto... pq na geladeira de minha casa as frutas e verduras não são lavadas quando chegam e sempre acabam estragando, além de outros alimentos que também estragam, e os que acabam ficando com bolor (queijo, presunto, requeijão, pão...)
Deixando aberto teria mais chance de contaminar minha planta... Existe opções de deixar ela toda fechada?

- eu tenho 4 plantinhas: 1 bem grande; 1 que deve ter nascido em outubro; 1 de fevereiro e 1 de abril.
To querendo deixar as de fevereiro e abril sem dormência.


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Thveigas
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Jan 2013, 21:27
Localização: Valença-RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Thveigas »

Oi Camila ^^
Tentarei responder algumas de suas perguntas.

1- A única forma existente para sua dio não dar fungo é "mergulhando" sua dioneia em fungicida :lol: fora isso, sempre há uma chance.
A forma que eu mais vejo pessoas usando e o que eu mais recomendo também é: Tire sua planta da substrato com muito cuidado, limpe as raízes com muito cuidado também para quebrar a menor quantidade de raiz possível, tendo em vista diminuir o stresse causado por isso. Depois de limpar, corte as folhas secas e as que estão com alguma presa dentro (para evitar que essas folhas funguem), as outras você pode deixar. Enrole a as raízes da planta em sphagnum novo e devidamente limpo. Coloque em um saquinho zip-lock, deixe dentro de um vaso qualquer só para evitar que outras coisas da geladeira fiquem batendo na sua planta.

2- Como já disse, o vaso serve somente para evitar que a planta "apanhe" na geladeira :P
Como nunca coloquei nenhuma dio em dormência (primeira vez vai ser esse ano), não sei se você pode deixar a planta sem furos no saquinho. Eu acho que você deve fazer os furinhos, mesmo com o inconveniente de outras coisas estragando na geladeira.

3- Todas as plantas devem entrar em dormência, independente do tamanho. Agora como fazer para colocar plantas tão pequenas em dormência, bom, vou deixar a resposta para os mais experientes, pois isso eu não sei, haha

Abraços e um ótimo fim de dia.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, vou me ater apenas a questão de colocar mudas jovens em dormência induzida, visto o Thiago já ter se dado o trabalho de lhe explicar as duas primeiras dúvidas.

É o seguinte; desde cedo esta PC esta apta a enfrentar este processo biológico e, sendo assim, pode induzi-las a dormência sem problemas, mas se quiser pode arriscar pular esta etapa este ano.

Atenha-se apenas ao fato de que elas terão que passar obrigatoriamente por isso no ano que vem, OK : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Muito Obrigada pela ajuda, mas eu ainda gostaria de saber...
e eu realmente devo fazer os furos no saquinho?? mesmo correndo o risco de contaminar com as coisas da geladeira.

No caso de plantas muito jovens, também deve-se corta as folhas com insetos dentro e deixar as outras, ou deve cortar tudo?


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na faça os furos, mas uma vez por semana abra o saco plástico/pote para que haja troca de ar. Quanto a cortar as armadilhas das suas Dionaea (sejam plantas adultas/jovens), faça isso apenas naquelas que estiverem totalmente pretas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Se preparando pra dormência??
[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

Aqui está a Dio que morreu por morte súbita.

[img][/img]


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pelo visto suas Dios já estão querendo tirar um cochilo, sinal de que este ano elas irão descansar mais cedo. Por curiosidade; qual temperatura que anda fazendo por aí?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem