Meu primeiro cultivo

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Meu primeiro cultivo

Mensagem por Elise »

E aí pessoal,
Hoje acabei de comprar pela internet sementes e sphagnum ( o preço estava bem bacana :D ). Porém tenho experiência zero em cultivo. As espécies que eu adquiri são as seguintes: 10 sementes de Dionaea M., 25 sementes de Drosera Intermedia e 25 sementes de Drosera Capillares.

As dúvidas são as seguintes:
Posso plantar agora em agosto ou espero o verão? ( aqui a temperatura não fica com menos de 20 e sol constante)
Devo já plantar em um vaso fixo ou posso fazer um local temporário somente para germinação?
Devo plantar tudo ou posso armazenar algumas (não tenho muito espaço :( )?
As sementes da Dionaea devem passar por estratificação?
Vi que algumas pessoas esterilizam as sementes. É realmente necessário? Se sim, como faço?( as sementes são microscópicas)
O sol deve ser direto ou indireto?

Pretendo fazer uma estufinha individual para cada 5 sementes (copinho de café com sphagum moído e papel filme por cima furado). Assim está legal ou me recomendam algo?

Por hora é isso, se aparecer mais dúvidas coloco aqui. Valeu


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Elise escreveu:E aí pessoal,
Hoje acabei de comprar pela internet sementes e sphagnum ( o preço estava bem bacana :D ). Porém tenho experiência zero em cultivo. As espécies que eu adquiri são as seguintes: 10 sementes de Dionaea M., 25 sementes de Drosera Intermedia e 25 sementes de Drosera Capillares.

As dúvidas são as seguintes:
Posso plantar agora em agosto ou espero o verão? ( aqui a temperatura não fica com menos de 20 e sol constante)
Pode sim, acredito que seu clima seja mais ameno

Devo já plantar em um vaso fixo ou posso fazer um local temporário somente para germinação?
Pode plantar em copinhos de café, assim alem de economizar substrato economiza espaço

Devo plantar tudo ou posso armazenar algumas (não tenho muito espaço :( )?
Pode armazenar as que sobrarem na geladeira, em um saquinho zip lock ou algum potinho, elas poderão ficar lá +ou- 1 ano, mas atente-se que quanto mais tempo ficarem armazenadas, menor será a taxa de germinação

As sementes da Dionaea devem passar por estratificação?
Não é necessário

Vi que algumas pessoas esterilizam as sementes. É realmente necessário? Se sim, como faço?( as sementes são microscópicas)
Não é necessário

O sol deve ser direto ou indireto?
Particularmente sempre germino em estufa, mas acredito que funcione das duas formas, talvez com luz solar indireta a taxa de germinação será maior, mas não tenho certeza sobre isso

Pretendo fazer uma estufinha individual para cada 5 sementes (copinho de café com sphagum moído e papel filme por cima furado). Assim está legal ou me recomendam algo?
Está bom, mas não poderá deixá-la sobre luz solar direta, pois as sementes poderão cozinhar
Abç


Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Valeu pelas respostas : joia :
Assim que as sementes chegarem aqui preparo a estufa e coloco uma foto para vocês avaliarem se fiz tudo correto.


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Sem problemas, estamos aí para ajudar.
Qualquer dúvida estou a disposição : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem