Meu Primeirissimo cultimo

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
ThatySpitz
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Ago 2016, 20:39
Localização: Nova Friburgo - RJ

Meu Primeirissimo cultimo

Mensagem por ThatySpitz »

Olá, boa noite.
Gostaria de tirar várias e várias dúvidas com vocês, e resolvi mandar tudo de uma vez só!!

Primeiro de tudo, gostaria de falar que moro em uma região fria, no interior do rio de janeiro... Já li no fórum sobre algumas espécies, principalmente as droseras, que precisam ser estratificadas(é esse o nome?), ou seja, precisam passar por um período dentro da geladeira...
Mas, acho que as sementes foram colhidas a pouco tempo(se não a um mês ou coisa do gênero), e estou em períodos de temperaturas que, a noite, chegam a menos de 15ºC, e durante o dia, mais que 20ºC...

Fiz uma compra com o vendedor do Carnívoras Online. Ele me enviou uma muda, que ele disse ter várias espécies variadas de carnívoras, além de sementes de Pigmeia e musgo Sphagnum seco. A encomenda chegou hoje. Seguem fotos abaixo.

Imagem
Imagem


E, enquanto isso, eu havia feito uma compra de sementes de Droseras Spatuladas, que chegaram antes de ontem.
Pelo que perguntei ao vendedor como plantavam as sementes, fiz o seguinte processo:

Deixei ferver um pouco do musgo e deixei um pouco de tempo enquanto ele borbulhava, para esterilizar bem. Em seguida, enxaguei bem e amontoei o musgo em 3 copinhos de café, daqueles pequenos de plástico, e deixei descansar por 24h para poder evaporar um pouco do cloro... (o vendedor me disse para eu usar água da chuva ou deixar descansar a água da torneira, ou para comprar água de bateria sem ácido.. quando fui na oficina perguntar, o moço me falou que o fornecedor dele só tinha água destilada, que era a água pura... fui falar isso com o vendedor e ele disse que NÃO poderia ser água destilada, apenas água de bateria sem ácido, ou água da chuva ou deixar descansar água da torneira por 24/48h.. Coisa que fiquei muito confusa por conta desse vendedor). Hoje, li no blog que PODE SIM usar água destilada, não é?

Pois bem.. Deixei o musgo e a água descansar por 24h e então realizei o deposito das sementes nos copinhos... Não sei QUANTAS SEMENTES eram, mas coloquei todas em uma folha de guardanapo e as dividi entre os 3 copinhos de café. Logo, coloquei os copinhos na bandejinha que havia deixado de água descansada e tampei (fiz 4 furinhos na tampa, como se fosse uma mini estufa).
Ontem de manha eu coloquei a bandejinha tampada na sacada da janela, e deixei.... Para poder pegar um pouco de luz, como o vendedor e um conhecido haviam me dito para fazer. No fim do dia, a minha mini estufa estava transpirando muito. Seguem fotos abaixo.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bem... Agora, aqui vão minhas dúvidas..
1 - Estou fazendo certo?
2 - Como eu faço para plantar a muda?
3 - Que tipo de vaso eu posso comprar para poder replanta-as quando elas começarem a germinar?
4 - Com quantos meses de germinação eu posso trocar de vaso?
5 - Com Essas duas espécies, eu uso 50:50 de musgo e areia ou posso utilizar de 100% de musgo?
6 - O método que utilizei para plantar as Spatulatas está correto? Ou devo utilizar de outro método para a germinação das sementes?
7 - Eu posso realizar o mesmo método que utilizei para plantio das Spatulatas para as Pigmeias?
8 - Posso deixa-las no sol, ou seria melhor eu deixar elas na sacada da janela, apenas pegando a luz do dia, para não arriscar?
9 - Como eu faço para hidratar direitinho o musgo que recebi completamente desidratado? O mesmo processo ou tenho que deixar um dia em um balde para hidratar e depois fervo e deixo descansando por 24h, igual da outra vez que fiz?
10 - Como eu faço para ter um cuidado CERTO com a muda e não faze-la morrer?
11 - Quais cuidados extras para ter?
12 - Como eu faço para poliniza-la depois, quando tiver florzinhas?
13 - Como eu faço para não deixar nenhuma delas morrer?
Eu preciso "plantar" essa muda o quanto antes, pois irei para o RJ para fazer faculdade na segunda feira, e não estarei aqui segunda para cuidar de tudo o que tenho que cuidar dela...
Obrigada pela atenção de todos, e me perdoem a hora, as perguntas embaralhadas e o incomodo.


Pequenina aprendiz em busca de sabedoria. <3
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

:lele: :lele: pafalvra q eu fiquei assim, srsr
principalmente as droseras, que precisam ser estratificadas
não, é um processo muito raro de ser feito em uma minoria de espécies.

1 - estou fazendo certo?
pelas fotos sim.
2 - Como eu faço para plantar a muda?
faça o mesmo processo para higienização do sphagnum e areia. misture bem em 50:50
3 - Que tipo de vaso eu posso comprar para poder replanta-as quando elas começarem a germinar?
aguardar... tem tempo.
4 - Com quantos meses de germinação eu posso trocar de vaso?
aguardar...tem tempo.
5 - Com Essas duas espécies, eu uso 50:50 de musgo e areia ou posso utilizar de 100% de musgo?
ambos, eu em particular uso 50:50 em mudas, 100% sphagnum em germinação.
6 - O método que utilizei para plantar as Spatulatas está correto? Ou devo utilizar de outro método para a germinação das sementes?
semente soltas acima do substrato
7 - Eu posso realizar o mesmo método que utilizei para plantio das Spatulatas para as Pigmeias?
sim, embora para pigmeias q está sendo agora minha primeira experiência, deixei um pouco mais de areia 60:40, uma fina (finissima camada de areia por cima do substrato.
8 - Posso deixa-las no sol, ou seria melhor eu deixar elas na sacada da janela, apenas pegando a luz do dia, para não arriscar?
na germinação temos q deixar em local de sol da manhã e/ou da tarde. evite das 10:00 as 15:00. para as pc's sendo droseras, dionaeas qto mais sol melhor. senão me engano a sua primeira foto aparenta stylidium debile, esta aconselho meia sombra (sol fraco)
9 - Como eu faço para hidratar direitinho o musgo que recebi completamente desidratado? O mesmo processo ou tenho que deixar um dia em um balde para hidratar e depois fervo e deixo descansando por 24h, igual da outra vez que fiz?
o comum é tirarmos tudo q não for sphagnum, (galhinhos q vem juntos) ferver por 3/5 min, cortar em média 2 cm (bem fininho) a camada q irá ficar em cima (na germinação). semear alguma horas após, esfriou ok.
10 - Como eu faço para ter um cuidado CERTO com a muda e não faze-la morrer?
as q você adquiriu, plante-as em um vaso, recomendo deixar em um uma cx de papelão aberta só acima, evitando o ventos, para nestes 3/4 dias a planta se aclimatar, posteriormente as de sol deixe 1/2 periodo uns 4/5 dias e após sol por todo (as de sol)
11 - Quais cuidados extras para ter?

ter sempre um pires com água abaixo, lavar a cada 3 dias (dengue). recomendável água de chuva ou descansada por mais de 24 hs.
12 - Como eu faço para poliniza-la depois, quando tiver florzinhas?
aguardar....
13 - Como eu faço para não deixar nenhuma delas morrer?
não faltar água, não ficar sem sol (plantas adultas, germinação só sol fraco) cuidado com chuvas repentinas em germinação, qdo em sol, sem estufa. estufa somente em local de claridade sem sol.
Eu preciso "plantar" essa muda o quanto antes, pois irei para o RJ para fazer faculdade na segunda feira, e não estarei aqui segunda para cuidar de tudo o que tenho que cuidar dela...
descreva, faça uma lista das mudas. em maioria será substrato 50:50 areia e sphagnum, deixe em local de claridade e protegida dos ventos para aclimatação, após levar as de sol pouco a pouco.
Obrigada pela atenção de todos, e me perdoem a hora, as perguntas embaralhadas e o incomodo.

releia, repasse as duvidas, não sei o você adquiriu. passe uma lista e as duvidas q ficou. nossos amigos lhe ajudarão, eu agora :lele: :lele:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
ThatySpitz
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Ago 2016, 20:39
Localização: Nova Friburgo - RJ

Mensagem por ThatySpitz »

Obrigada pela ajuda.

1 - Vou pegar uma areia que tenho aqui e higieniza-la (ferver com o sphagnum que tenho), deixar ela esfriar e logo em seguida, coloco essa muda em cima?

2 - As sementes eu fiz como você disse, para germinação, coloquei 100% de sphagnum no copinho e "joguei" as sementes em cima do sphagnum.. tem uma imagem que ta o copinho bem aproximado, que da pra ver as sementinhas em cima do Sphagnum.. espero que dê certo e que elas germinem logo!

3 - É normal ela transpirar assim? Com o ambiente que a pu fechadinho deste jeito?
Eu deixo ela destampada ou tampada?

4 - Vou aproveitar e fazer fazer mais sphagnum hoje para plantar as sementes de pigmeia, e já que farei para a muda, farei um pouco a mais para colocar num copiho tbm, e colocar junto com as outras.

5 - Como está quase na hora então, devo coloca-la um pouco no sol depois das 15h e deixar até a noite... E depois elas podem voltar para a sacada da janela, certo? Eu faço isso todos os dias ou 3/4 vezes por semana?

6 - Não entendi muito bem o que disse quando falou a seguinte frase: "o comum é tirarmos tudo q não for sphagnum, (galhinhos q vem juntos) ferver por 3/5 min, cortar em média 2 cm (bem fininho) a camada q irá ficar em cima (na germinação). semear alguma horas após, esfriou ok."

7 - Quando você diz caixa de papelão, você diz para que eu coloque o vaso dentro da caixa? Tenho a caixa que as recebi, será que seria legal coloca-las ali? e deixar na sacada da janela pegando luz do dia? Irei anexar a foto da caixa em que recebi as mudas..
Eu perguntei da muda porque não faço a menor ideia de onde coloca-la...
O moço que me vendeu, disse que eram VÁRIAS espécies que tinham no substrato..
Veio numa caixinha de papelão e elas dentro do saquinho, como pode ver nas imagens..
E preciso planta-la amanha de manha.. hehe então devo sair para comprar um vasinho maior para poder coloca-las...
Não sei quais espécies são as que estão na muda, então eu deixo pouco tempo no sol, tbm ou deixo na sombra?

8 - Mas eu posso usar água destilada? Para trocar a água que fica em baixo do vasinho/copinho/etc?
É o que eu falei, não sei quais as espécies todas que tem na muda (primeira foto do post que fiz no forum), Não sei quais são as de sol ou as de sombra, mais aconselhável ficar na sombra e na luz do sol?

Imagem
Imagem


Pequenina aprendiz em busca de sabedoria. <3
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

1 - Vou pegar uma areia que tenho aqui e higieniza-la (ferver com o sphagnum que tenho), deixar ela esfriar e logo em seguida, coloco essa muda em cima?

ferva separado, deixe esfriar de todo. depois misture bem a areia e o sphagnum em proporções iguais. faça com os dedos ou uma colher o espaço para colocar a muda e toque levemente aos lados para deixar bem fechado de substrato. aconselho antes, retirar todo o substrato em q veio e lavar bem as raízes. após revista as raízes com sphagnum puro e centralize no vaso.

2 - As sementes eu fiz como você disse, para germinação, coloquei 100% de sphagnum no copinho e "joguei" as sementes em cima do sphagnum.. tem uma imagem que ta o copinho bem aproximado, que da pra ver as sementinhas em cima do Sphagnum.. espero que dê certo e que elas germinem logo!

confirme se você fez furos abaixo nos copinhos para absorção da água.

3 - É normal ela transpirar assim? Com o ambiente que a pu fechadinho deste jeito?
Eu deixo ela destampada ou tampada?

é normal, é a evaporação da água.

4 - Vou aproveitar e fazer fazer mais sphagnum hoje para plantar as sementes de pigmeia, e já que farei para a muda, farei um pouco a mais para colocar num copiho tbm, e colocar junto com as outras.

para a d. pigmeas o aconselhável é você plantar direto no vaso q irá ficar, vasos em média de 10 cm alt. evite mexer nas mudas desta espécie

5 - Como está quase na hora então, devo coloca-la um pouco no sol depois das 15h e deixar até a noite... E depois elas podem voltar para a sacada da janela, certo? Eu faço isso todos os dias ou 3/4 vezes por semana?

para germinação de sementes 2/3 hs de sol da manhã e/ou da tarde. para mudas formadas droseras qto mais sol melhor, stylidium debile (se for) e pigmea 1/2 período de sol. mas veja mais opiniões.
em poucos dias, após aclimatação, deixe suas pc's em local fixo, sem ficar trocando de local.

6 - Não entendi muito bem o que disse quando falou a seguinte frase: "o comum é tirarmos tudo q não for sphagnum, (galhinhos q vem juntos) ferver por 3/5 min, cortar em média 2 cm (bem fininho) a camada q irá ficar em cima (na germinação). semear alguma horas após, esfriou ok."

retirar as impurezas, o q não é sphagnum e está junto. ferver, mas esperar esfriar de todo para uso. cortar fininho 1 a 2 cm sendo uma camada acima para germinação, posteriormente mais fácil para retirar a muda e germinação.

7 - Quando você diz caixa de papelão, você diz para que eu coloque o vaso dentro da caixa? Tenho a caixa que as recebi, será que seria legal coloca-las ali? e deixar na sacada da janela pegando luz do dia? Irei anexar a foto da caixa em que recebi as mudas..

para a aclimatação

Eu perguntei da muda porque não faço a menor ideia de onde coloca-la...
O moço que me vendeu, disse que eram VÁRIAS espécies que tinham no substrato..
Veio numa caixinha de papelão e elas dentro do saquinho, como pode ver nas imagens..
E preciso planta-la amanha de manha.. hehe então devo sair para comprar um vasinho maior para poder coloca-las...
Não sei quais espécies são as que estão na muda, então eu deixo pouco tempo no sol, tbm ou deixo na sombra?

deixe os 2/3 primeiros dias em sombra, para aclimatação. a planta se adaptar ao clima de onde irá ficar. não uma mudança de todo e rápido.

8 - Mas eu posso usar água destilada? Para trocar a água que fica em baixo do vasinho/copinho/etc?
É o que eu falei, não sei quais as espécies todas que tem na muda (primeira foto do post que fiz no forum), Não sei quais são as de sol ou as de sombra, mais aconselhável ficar na sombra e na luz do sol?

sim, a indicação é água destilada e água de chuva. qdo não se tem, água de rua descansa.

* você não sabe o nome da mudas q adquiriu, então somente por fotos de cada espécie. use um vaso temporário. algumas plantas usamos vasos pq's de uns 7/8 cm outras de 12/13 e até maiores. mas para te informamos temos q saber quais são as plantas. e todas juntas não temos como identificá-las.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder