Meu 1º cultivo (atualizado 23/03/2016)

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

uma obs. complemento.
1 ano ja estarão cheiras de sementes...
1 ano é o tempo aproximado de vida da byblis (as minhas bem menos tempo já partiram, se foi...) qto as sementes, a +/- um mês começará a aparecer as sementes, e cada vez mais. muitas mesmo. : joia :

*outro detalhe importante da byblis, procure deixar o vaso em local onde não tenha vento ou protegida de vento. observem algumas imagens q usamos de palitos de churrasco para diminuir o tombar com ventos.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Hoje eu vi uma coisa mais bonitinha do mundo :D
As germinações da drosera capillaris ainda em sua segunda folhinha já estão apresentando mucilagem vermelhinha. Tá a coisa mais linda as minúsculas gotinhas avermelhadas ( só consegui ver no sol de tão pequenas que estão). Câmera fotográfica chega no domingo 8-)

E aproveitando para esclarecer uma dúvida, qual é a hora correta para começar a alimentar essas mudinhas com ração de betta triturada e pequenos insetos? Pelo que eu li isso dava uma acelerada no crescimento.


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

E aproveitando para esclarecer uma dúvida, qual é a hora correta para começar a alimentar essas mudinhas com ração de betta triturada e pequenos insetos? Pelo que eu li isso dava uma acelerada no crescimento.
Elise, não há a necessidade de alimentar as plantas, exceto em raros casos e raras espécies. deduzo q você se refere as mudas de agora em sua publicação. não se preocupe, deixe elas tranquilas. elas crescem e captam.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

E aí pessoal, tudo beleza?

Bom vou começar pela Byblis. Elas estão crescendo a todo vapor( maiorzinha já com 2,5cm) e começaram a pegar uns mosquitinhos minúsculos, porém hoje quando fui olhar para uma menorzinha (de uns 2 cm) ela tinha pego um mosquito da dengue :shock: . Minha preocupação é que o mosquito, provavelmente por se debater, retirou a mucilagem de dois galhinhos completamente e ele está preso só pelas pernas. Devo retira-lo, deixar como está ou após a Byblis recuperar a mucilagem devo colar o corpinho dele nela para que ela possa digeri-lo?

[img]https://s484.photobucket.com/albums/rr2 ... jsjilw.jpg[/img]

Minha segunda dúvida está com relação aos meus sedlings de drosera. Após começar um calor insuportável aqui na cidade ( está chegando na casa dos 37°C) percebi que algumas armadilhas estão começando a ficar amareladas (ainda não perceptíveis por meio de fotos). Isso é por conta do calor ou é por causa da seleção natural mesmo? A estufa está sendo mantida aberta para não cozinhar os brotinhos.


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

1ª dúvida - não há problemas, pode deixar o mosquito ou qq inseto na própria muda/pc. e tratando-se de byblis mais ainda, pois só de tocar nela pode causar problemas.
2 - qto a mucilagem, não se preocupe. as plantas qdo tomam chuva é comum ficarem com o mínimo ou até sem (exemplo) e no dia seguinte já recuperam.
3 - qto a drosera, aguardamos imagens e uma obs. você está com super-calor, não há necessidade de estufa. com estufa no calor q está aí, pode arriscar até a perder as suas mudas.
parabéns, suas byblis estão ótimas e com super alimentação de insetos, rssr

olha eu tinha mudas aqui antes de enviar a vcs, sementes q cairam da pc. todas as mudas cresciam e secavam uma atrás da outra. hj retirei todo o sphagnum superior e plantei novamente. eu não conseguindo, vou aguardar doações e dicas de vcs. :lol:
abç


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não creio que o Sol forte seja a causa da falta de mucilagem em suas Drosera, pois fosse assim nenhuma dessas plantas sobreviveria na natureza. Deduzo que seja seleção natural mesmo e, quanto a isso, não há nada a ser feito...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Nossa que organização, estou com inveja rsrs. Essas byblis prometem hein. Quando for possível atualiza :).
Parabéns pelas germinações.

Abç


Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Dando uma atualizada no meu cultivo...

Minha floresta de Byblis com 12 lindas plantas e sua primeira flor, já alcançando seus 11 cm :mrgreen:

[img]https://s484.photobucket.com/albums/rr2 ... oznhbf.jpg[/img]

[img]https://s484.photobucket.com/albums/rr2 ... bpo06e.jpg[/img]

E as germinações que por enquanto estão meio instáveis:

[img]https://s484.photobucket.com/albums/rr2 ... rcowfk.jpg[/img]

Drosera intermedia: mais de 35 seedlings
Drosera capillaris: 14 seedlings
Drosera spatulata: 22 seedlings
Drosera burmanni: 2 seedlings
Drosera affinis: 23 seedlings
Drosera indica: 26 seedlings
Drosera snyderi: 28 seedlings
Drosera venusta: 32 seedlings

Bem, é isso aí! Agradeço novamente todas as doações que venho recebendo. Estou muito feliz com as minhas plantinhas por aqui que a cada dia me surpreendem mais. :D


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Nossa quantas seeds sua byblis está linda, um otimo trabalho : joia :


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Nossa sua byblis esta um espetáculo, lindíssima. Sou fã da espécie, uma vez nasceu uma no vaso da minha Pinguicula gigantea, então replantei ela para um vaso maior e infelizmente a byblis morreu ): .

Parabéns pelo cultivo, quando a estaca começar a crescer posta foto ae.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem