Leaf Cutting Pinguicula Gigantea (Passo a Passo)

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Paulo... esse potinho de leafs de ping, ficaram em estufa... de inicio, como contei em algum post (desculpe, minha memória é praticamente uma vaga lembrança), as folhinhas ficaram em local apenas com boa claridade, mas depois percebi q as outras folhinhas q tomaram um pouquinho de sol, começaram a se desenvolver bem, coloquei esse potinho na estufa (pq não tinha mais lugar com pouco sol...rs..rs..) e aí na estufa, elas deslancharam e começaram a se desenvolver muito mais rápido! Já notei até q o leaf da esseriana na estufa, começou a dar sinais de brotação beeeeem antes do primeiro leaf q fiz... Pelo menos pra mim, acho q a estufa é o melhor lugar pra conseguir uma boa taxa de sucesso com esses leafs... mais pra frente, depois q a minha p. hemiepiphytica estiver ambientada, pretendo tentar um leaf dela... :)

você já tentou isso em estufa? Não desiste não... a hora q a minha gigantea ficar maiorzinha, mais fortinha, se você quiser, posso lhe enviar umas folhinhas.. :)

Agora, as neps... tá aí uma coisa q eu gostaria muuuito de tentar, mas com as minhas, ainda não é possivel... :) Aliás.. .até com a germinação delas estou tendo problemas...daquela primeira leva de sementes, pra dizer q sobraram algumas nos vasos, sem fungar, tenho 6 num copinho e mais umas 6 ou 7 em outro... felizmente (acho q posso pensar assim) não fungaram mais... então, creio q ainda há esperanças, né? rs...rs...rs...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Pessoal como vocês retiram a folha da planta mãe sem precisar retirá-la do vaso?
Tentei tirar puxando devagar mas percebi que se continuasse iria arrancar a planta do substrato, ou,
cortando com uma tesoura perto da base da folha?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Mauro, use uma tesoura e corte a folha o mais próximo possível de sua base. O ideal e que junto com ela venha um pouco da parte branca, pois este será o ponto de onde surgirá a brotação ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
PauloBLima
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:44

Mensagem por PauloBLima »

Boa noite. Coloquei uma folha de pinguicula no substrato com aquele branco em baixo. Será que germina? A folha em si murchou.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

teoricamente, tem tudo pra germinar, Paulo...

Está fazendo um leaf cutting da P. gigantea?

se você puder postar um foto, a gente pode dizer com maior precisão se está mesmo tudo certinho : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
PauloBLima
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:44

Mensagem por PauloBLima »

Bom dia. Fiz isso com uma folha da minha pinguicula que caiu durante a viagem. Mas a parte da folha que ficou fora do substrato murchou e ficou escura. Será que a parte branca que está no musgo vai resultar? Abraços.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Paulo.

Pelo seu relato ainda existe a possibilidade de brotar. Como disse a Fatima, uma imagem do assunto em questão ajuda bastante para uma orientação mais precisa. 8-)

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem