Re: Tentativa de Clone (Leaf-Cutt) Dionaea Muscipula

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uma dica Eder, não faça estratificação a frio em sementes de Dionaea, pois isto pode comprometer sua viabilidade.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Eder

Mensagem por Eder »

rdrgobra escreveu:Uma dica Eder, não faça estratificação a frio em sementes de Dionaea, pois isto pode comprometer sua viabilidade.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Olha Rodrigo, eu não acredito nessa teoria, mesmo lendo o outro topico e tal, acho que muitos cultivadores falam o que acham, e os outros ouvem e saem falando..

Mas por via das duvidas, vou testar aqui dos 2 metodos, por questão de experiencia no assunto, prefiro passar pela experiencia primeiro, para depois passar a informação para os demais... e não simplesmente ouvi falar na internet e indicar as pessoas, pois pode ser um metodo errado, e assim prejudicar o sucesso na germinação...

Assim que fizer o teste aqui no meu cultivo, estarei falando aqui no forum os resultados....

Abraços... : joia :


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Rodrigo,quem quiser que diga que a ciência é exata,quado comecei meu cultivo com PCs tudo que eu mais ouvia era "semente de dionaea tem a casca dura,então precisa de estratificação a frio ou lixa-la para enfraquecer a casca",agora sabemos que isso era um mito muito disperçado no começo do hobby,entãoeu penso,que mais tabus serão quebrados?


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eder - Beleza faça a experiência e poste suas observações. Se tudo der certo terei em breve sementes de minha Dionaea e ai poderei chegar a uma conclusão final sobre este assunto.

Thássio - A cada dia que passa percebo que muita coisa nesse hobby só se aprende na prática.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Eder

Mensagem por Eder »

rdrgobra escreveu:Eder - Beleza faça a experiência e poste suas observações. Se tudo der certo terei em breve sementes de minha Dionaea e ai poderei chegar a uma conclusão final sobre este assunto.

Thássio - A cada dia que passa percebo que muita coisa nesse hobby só se aprende na prática.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Rodrigo, comprei sementes de dionaeas, e chegaram dia 04/05/2012... e no mesmo dia que chegou, eu semeei...
Pois bem, fiz tudo certinho, só não extratifiquei as sementes... deixei elas na estufa, TODAS AS SEMENTES QUE SEMEEI de outras plantas variadas, germinaram na estufa... após 80 dias, nada de germinar as sementes de Dionaea... então pelo conhecimento que você tem do Genero, o que você pode dizer a respeito? porque não germinou as sementes?

Após os 80 dias, resolvi colocar no refrigerador, e em setembro, vou semear de novo elas na estufa e ver o resultado...

Valeu


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eder, podem ser "n" motivos, desde sementes velhas até germinação tardia. Durante muito tempo sempre ouvi dizer que era necessário estratificar sementes de Dionaea colocando-as na geladeira, mas recentemente li relatos aqui e em outros fóruns questionando esta regra e resolvi pesquisar um pouco. De uma olhada neste site https://www.carnivoras.org/new/node/4" onclick="window.open(this.href);return false;.

Ele pertence a um cultivador experiente e cheguei a conversar via e-mail com ele sobre o assunto. Isto aliado ao relato de um forista do PCBR, me convenceram que estava errado. É claro que preciso testar esse método na prática para depois dar o assunto por encerrado, mas como disse em meu post anterior, conto com as sementes de minha Dionaea para esclarecer este fato de uma vez por todas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Eder

Mensagem por Eder »

rdrgobra escreveu:
Eder, podem ser "n" motivos, desde sementes velhas até germinação tardia. Durante muito tempo sempre ouvi dizer que era necessário estratificar sementes de Dionaea colocando-as na geladeira, mas recentemente li relatos aqui e em outros fóruns questionando esta regra e resolvi pesquisar um pouco. De uma olhada neste site https://www.carnivoras.org/new/node/4" onclick="window.open(this.href);return false;.

Ele pertence a um cultivador experiente e cheguei a conversar via e-mail com ele sobre o assunto. Isto aliado ao relato de um forista do PCBR, me convenceram que estava errado. É claro que preciso testar esse método na prática para depois dar o assunto por encerrado, mas como disse em meu post anterior, conto com as sementes de minha Dionaea para esclarecer este fato de uma vez por todas.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Mas lembre-se, que qdo sua dionaea der sementes, se você semea-las sem fazer extratificação, é logico que ira germina-las... sempre ouvi falar que o cultivador deve simular o habitat natural do genero, para que de tudo certo... como você mesmo diz, somente na pratica para ter 100% de certeza, pois tem gente que consegue germinar dionaea apenas com areia no substrato, acredita nisso?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Germinar sementes vai ser sempre uma loteria.

Seja ela feita com ou sem extratificação, no caso da Dionaea, são dezenas de fatores que influenciam no resultado final.

Sempre houve relatos dizendo que para germinar seeds 'novas' não é necessário estratificar. Mas quem pode garantir que as sementes anunciadas e vendidas estão realmente frescas? O vendedor?

Mesmo se o vendedor for um cultivador, acho improvavel que ele somente colha as sementes depois de vendidas só para manter o frescor das sementes. Vai colher quando for a hora de colher e vai guardar para depois vender, sabe-se lá quanto tempo levará para fazê-lo.

Em um 'pod' de sementes, sempre existirá um percentual de seeds que não será viável. Como garantir que as sementes vendidas são todas viáveis?

O simples relato de cultivadores nacionais ou nåo, anunciando resultados utilizando um determinado método não deve ser considerado como conclusivo.

Discutir esses relatos e principalmente divulgar aqueles obtidos em nosso cultivo será sempre referencial. 8-)


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Rodrigo gostei do site que você indicou,ele esclareceu muitas duvidas minhas,aconselho aos amigos dar uma olhada lá também,ainda mais os iniciantes!


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Concordo completamente com o Marciel.
O que funciona pra alguns, pode não funcionar para a gente. Nós podemos ter todas as informações sobre o assunto, mas na prática é diferente, mas bem diferente mesmo. Teoria ajuda, mas não completamente nessas horas.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem