Lagoas do litoral do RN

Conte a sua experiência e divulgue as fotos de plantas carnívoras encontradas em habittat natural.
Responder
Fernando Rivadavia
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 01 Dez 2013, 00:33
Localização: San Francisco, Califórnia
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 30 vezes

Mensagem por Fernando Rivadavia »

Aha! Descobri de onde você tirou as fotos q me enviou p/ ID, Caio!!! Tem q citar as fontes, heim? ;)

Gabriel, após ver este tópico maravilhoso cheio de lindas PCs do RN e vários registros novos p/ o estado, eu fui forçado a me cadastrar aqui só para te agradecer e te dar os parabens!!

Cara, mto legal você ter achado tantas espécies em populações tão lindas. De cabeça, acho q G.filiformis e U.triloba pelo menos devem ser registros novos, mas U.costata e U.viscosa com certeza, essas são mto raras!

Aliás, apesar de eu já ter rodado mto atras de PCs pelo Brasil (RN incluso), eu nunca tive a sorte de ver U.resupinata nem U.viscosa na natureza. Acho q vou ter q planejar um tour pelo nordeste para ver todas essas plantas e locais maravilhosos q você, Caio, Dino e outros tem descoberto por aí nos últimos anos. Parabens a todos!

Abs,
Fernando

P.S. Meu colega Paulo Gonella me contou umas fofocas carnívoras de q foi fotografada "D.brevifolia" aí no litoral do nordeste. Fiquem de olho, eu acho q deve ser D.cayennensis...

P.P.S. POR FAVOR NAO SE ESQUEÇAM DE FAZER HERBARIO DE TODAS ESSAS ESPÉCIES!!! Isso é mto importante p/ registro oficial dessas plantas! Se precisarem de ajuda com isso, please perguntem, OK??

P.P.P.S. Adoro tbm a U.guyanensis, outra raridade, parabens!!

P.P.P.P.S. Caio, sobre a lista de Utrics do RN q você postou aqui, teria q verificar U.amethystina e U.longeciliata. A 1a pq esse grupo é uma loucura, mas a U.amethystina "TIPO" deve ocorrerno RN sim e o Paulo Baleeiro vai revisar tudo em breve, espero. Já a 2a deve ser uma identificação errada de U.simulans. Ah, e U.obtusa é sinônimo de U.gibba.

Portanto a lista do RN ficaria assim de acordo com o q vi neste post:

D.sessilifolia
G.filiformis
U.adpressa
U.amethystina
U.cornuta
U.costata
U.erectiflora
U.foliosa
U.gibba
U.guyanensis
U.juncea
U.resupinata
U.simulans
U.subulata
U.triloba
U.viscosa

Esqueci alguma??

Abs,
Fernando


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Valeu pelos comentários Fátima, Rodrigo, Caio, Marciel e Fernando :D
E agradeço pelos agradecimentos Fernando. rs
MarcilS escreveu: Ops! está parecendo concurso de fotos, hehehehh! :lol:
Taí um tema para o prox. concurso :roll: :mrgreen:

Fernando e Caio, eu tentei fazer o herbário em papel cartão, ficou bem estranho. rs :lol:
Fernando Rivadavia escreveu:P.S. Meu colega Paulo Gonella me contou umas fofocas carnívoras de q foi fotografada "D.brevifolia" aí no litoral do nordeste. Fiquem de olho, eu acho q deve ser D.cayennensis...
Dependendo do lugar... :mrgreen:

Da lista ainda falta achar U. longeciliata e amethystina.
[hr]
Para não perder o habito, novas fotos!
São da Lagoa do Fogo, em Touros, deserto em pleno domingo :mrgreen:
ImagemImagem
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Também aproveitei que era caminho e dei uma passadinha rápida em Maracajaú para olhar algumas Utrics.
A passada foi tão rápida que só tirei uma foto de Drosera sessifolia :roll: Imagem
Não achei a U. costata, mas achei U. viscosa.
ImagemImagemImagem
E outras Utrics como guyanensis e adpressa
ImagemImagemImagemImagemImagem


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Lindas fotos, Gabriel!!!

Adoro esses tapetes de utrics... são flores tão delicadas... mas em especial, me encantei por essa foto:
Imagem

Muito linda!!!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigo, novamente sem palavras. Verdadeiro 'mar de Utricularias'!

Lindas fotos e locais idem. : joia :

Gostei desta imagem.
Imagem

Obrigado por compartilhar mais estas fotos Gabriel

Abç


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Liiindas imagens e plantas, certamente ninguem vai nestes locais com frequencia pois está tudo intacto crescendo que é uma beleza!!! Good job! Obrigado por compartilhas as imagens : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Um verdadeiro espetáculo e, isto ainda é pouco para descrever as maravilhas que tem postado neste tópico.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Fernando Rivadavia
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 01 Dez 2013, 00:33
Localização: San Francisco, Califórnia
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 30 vezes

Mensagem por Fernando Rivadavia »

Olá pessoal, feliz 2014!! :)

Nossa, q lindas fotos estas últimas, brigadao cara!!!

>Da lista ainda falta achar U. longeciliata e amethystina.

U.amethystina você pode até encontrar por aí (dependendo de qual é a verdadeira amethystina), mas U.longeciliata só é conhecida do PA, RR, AM, além da Venezuela, Colombia, Guyana, e Suriname.

>Fernando e Caio, eu tentei fazer o herbário em papel cartão, ficou bem estranho.

Melhor do q nada cara, esses registros sao mto importantes! ;) Se possivel continue fazendo herbários, inclusive dos mesmos locais já coletados, para podermos saber em quais epocas cada especies é encontrada na natureza. Eu uso papel toalha dobrado dentro de um caderninho de campo q carrego na pochete - super pratico em campo. :)

PS.: Algum de vcs q anda vendo D.sessilifolia na natureza, por acaso coletou sementes???

Eu tenho um amigo aqui nos USA q está querendo fazer um estudo comparativo bem legal entre D.sessilifolia e D.burmannii. Infelizmente as fontes de sementes de D.sessilifolia por aqui nao são confiáveis.

Caso sim, por favor me mandem MP. Aposto que ele teria algo interessante para oferecer em troca. ;)

Abs,
Fernando


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Oi gente!
Sentiram saudades das atualizações desse tópico? Eu também kkkk
Depois de um pequeno período de "férias", volto a atualiza-lo. Nada novo, apenas para quebrar o gelo da sala de fotos in habitat.
As fotos são dos arredores da Lagoa Azul, perto de Nísia Floresta. Por lá, nesta época, encontrei três espécies: U. juncea, U. subulata e U. resupinata, todas em lagos/alagados com níveis abaixo do normal, apesar das chuvas crescentes.
Espero que gostem :]
Imagem
Imagem
Reparem na grande quantidade de frutos de U. resupinata
Imagem
Imagem
ImagemImagem
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
E uma libélula dentro d'água
ImagemImagem


Aqui um outro ambiente, não muito longe daquele pequeno lago, algo em torno de 800 a 1000 metros. Na época de chuvas muita coisa interessante deve crescer por aí :roll:
Imagem
ImagemImagem
ImagemImagemImagemImagem
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem


Nesta época do ano, há uma grande variedade de orquídeas em flor. Mas tenho fotos apenas de três espécies: Encyclia oncidioides, Epidendrum cinnabarinum e Cyrtopodium polyphyllum, espero que apreciem-nas. :)
Imagem
► Exibir Spoiler
That All Folks, Até a próxima


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Meu amigo, toda vez que você atualiza este tópico eu sei que vem coisa boa por aí. Lindas imagens deste tapete de Utrics, um verdadeiro espetáculo da natureza. Eu poderia discorrer linhas e mais linhas de elogios as fotos que aqui publica e mesmo assim não seria o bastante para descrever as beleza destas PCs em seu habitat.

Muito obrigado por postar aqui este relato fotográfico e, sendo assim, até a próxima e fique na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Fatástico, a quantidade de Utriculárias juntas que tem por ai, belas fotos obrigado por compartilhar. A Orquidea da ultima foto é show tmb ;) abç


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem