Lagoas do litoral do RN

Conte a sua experiência e divulgue as fotos de plantas carnívoras encontradas em habittat natural.
Responder
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Xou de bola saber que as PCs aqui do estado continuam firmes e fortes, mesmo após tão severa seca. Não sei se vai contra a etiqueta aqui do fórum, mas acho melhor do que abrir um novo tópico, eu complementar esse. Peço à moderação que por favor me avise se não for bacana fazer assim.
Pois bem, vou reproduzir aqui uma postagem que fiz em Julho de 2011 registrando algumas PCs aqui no RN, mais especificamente em Punaú. O detalhe é que a Utricularia simulans foi fotografada, porém, não foi feito registro oficial. Aí vai a antiga postagem na íntegra:

"Pessoal, 2 anos após a "descoberta" de Droseras e Utricularais num local horrível conhecido como Punaú, aqui no litoral do RN, voltei a vê-las mas dessa vez, apenas para registrar e trazer aqui pra vocês. Primeiro mostrarei algumas fotos do local pra só depois mostrar fotos das plantas em 2009 e em 2011.

Antes de mais nada, uma observação: Que os menores de idade (e maiores também) não sigam esse exemplo, mas essa "expedição" foi feita durante um passeio num local que curto muito, e como era um fim de semana de sol, tomei umas caipirinhas a mais, de barriga vazia e a verdade é que não me lembro de praticamente nada do que fiz. Só lembro que num determinado momento saí andando atrás de Pcs hehehe. Chegando em casa é que fui verificar o que eu tinha fotografado e me surpreendi ao ver como acertei o caminho e como fui criterioso e detalhista mesmo estando "levemente" etilizado hehehe

Esse é o local horroroso onde me mando pra me estressar nos finais de semana, chamado Punaú

Imagem

Imagem

Aqui, trechos do caminho para o local aonde se escondem as PCs. O acesso se dá atravessando uma restinga a nível do mar que fica alagada no período chuvoso. Ao contrário do que eu imaginaria, nesses alagadiços não encontro nem rastro de PC, talvez por só ficarem assim um curto período do ano. Por motivos óbvios, as fotos estão um pouco tortas hehehe

Imagem

Venho desde aqueles coqueiros lá no horizonte

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma aranha caçando ou se abrigando debaixo d´água.

Imagem

Depois de 2 Km de dunas e campo de restinga, eis a entrada da trilha (sim, isso é uma entradada hhe), que está praticamente desaparecida, e que fica numa faixa de mata nativa bem alagadiça, um verdadeiro pântano no período chuoso.

Imagem

O charco que tive que encarar descalço, só de bermuda. Alguém consegue ver a trilha a frente? Mas ela segue...Deus sabe o que me guiou aí hehehe, mas pra quem na infância se metia em matas de igapó ao redor de Manaus, isso não era tão estranho hehe

Imagem

Imagem

Imagem

Agora, vamos ao que interessa:
Essa D. sessilifolia não tenho certeza de onde encontrei, pois foi fora da matinha onde as encontrei em 2009 e agora:

Imagem


Esse é o local principal, uma pequena clareira de terra firme nessa mata pantanosa. É um caminho aparentemente pouco usado mas submetido a pisoteamento. Em 2009 era um tapete de Droseras, agora só tinha um bocado de seedlings e algumas adultas, mas vale ressaltar que em 2009 fui mais "tarde", em setembro, então elas tiveram mais tempo de crescer e se propagar.

Em setembro de 2009

Imagem

Imagem

Sábado, Julho de 2011

Imagem

Imagem

Imagem

Utricularias que encontrei, provavelmente próximo ao local das Droseras. Sou péssimo em Utrics então não vou me atrever a identificar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Essa outra planta, achei bastante interessante pois além de estar no mesmo ambiente que Utrics (vi pelo intervalo de tempo entre as fotos), apresenta tricomas grudentos na flor. Alguém identifica??

Imagem

Imagem

Então é isso, galera. Tenho umas outras fotos de U. subulata que tirei em outros passeios e, quando me der coragem posto aqui hehehe

Espero que curtam!!"

Democratizando a informação:

Os pontos onde encontrei Drosera sessilifolia aqui no estado são:

1 Ponto - Touros: 5°13' 47.50''S 35°29' 21.01''O (Agosto de 2009)

Esse primeiro ponto (acima) difere um pouco do padrão de todos os demais onde encontrei, por ser um ambiente de nascente. Fica em área plana com solo de retração de dunas, degradado, em meio a uma plantação de côco. Não tenho certeza se é o mesmo ponto onde o Dino (Glaudson) encontrou um ano antes, mas se não for, deve ser próximo.

2 Ponto - Punaú:: 5°21' 41.08''S 35°21' 53.94''O (Setembro de 2009)

Pouco depois encontrei nesse segundo ponto, em meio a uma mata alagadiça (águas de chuva) com pequenas clareiras (me meto no mato atrás delas hehehe). Essa fica numa área onde houve "recente" retração de dunas móveis (menos de 5000 anos atrás). Em 2010 choveu pouco e não encontrei nada aqui e em 2011 até agora encontrei isso que postei no início do tópico.

3 Ponto - Maracajaú: 5°25' 24.72'' 35°18' 49.31''(Agosto de 2010)

Segue o padrão alagadiço porém mais aberto, um pouco degradado, com vegetação rala e esparsa. Também é de retração recente de dunas, com alagadiços de chuva. O local é repleto delas, formando verdadeiros tapetes onde o chão de longe ganha até um tom avermelhado. Nunca vi tanta D. sessilifolia e cobrindo vasta área. E olha que só fiz descer do carro e olhar ao redor. Tinha até libélula capturada por elas. Vendo pelo google o tamnho da área ao redor com as mesmas características, imagino a quantidade infinita que deve existir lá. Esse ano volto lá e fotografo isso.

4 Ponto - Macaíba: Localização pouco conhecida

Tempos atrás, bisbilhotando por acaso o orkut de uma conhecida que estagiava na botânica, encontrei uma foto de uma D. sessilifolia. Mandei um scrap e o que ela me informou é que a encontrou numa área de nascentes de um Rio que existe na área metropolitana de Natal. Não sei nada além disso em relação a essa ocorrência.

Utricularias encontrei em praticamente todos os locais alagadiços e arenosos aqui no litoral.

Resumindo: O padrão que notei é de solo de retração de dunas e alagadiço, principalmente por águas paradas, de chuva, ou então nascentes. Parece não se afetar tanto com a degradação e pisoteio pois todas estavam em meio a trilhas de bugueiros ou de caminhada de gado. Do 3o ponto pra baixo (sul) encontrei vários locais com todas essas características mas nada de Droseras, apenas Utrics.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Muito bonitas essas Droseras e Utrics. :o !Eu vou ir aí nas minhas viagens de férias,para ver essas maravilhas :D

Obrigado por postar estas fotos Graco e Gasagarcia : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

E aí Graco, pelo visto "o bom filho a casa torna". E já chegou mostrando a que veio; belíssimo relato de sua aventura e, mesmo que "etilizado" garanto-lhe que você é melhor fotógrafo que eu, sóbrio :? .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q lugar lindo, Graco!

E as pcs, então? Show à parte!! Aquela ultima florzinha é muito lindinha... será algum tipo de carnivora tb?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Oi Graco, bom te conhecer :)
Punaú é realmente um lugar horrível. É muito chato ir até lá: tomar um banho de rio, almoçar uma comida deliciosa, procurar os muitos peixes coloridos que tem na beira da vegetação, admirar as plantas aquáticas a beira do rio e procurar as dezenas de orquídeas (C. granulosa na maioria) e PCs que, surpreendentemente, ficam muito próximas... :) :lol:

Fui numa dessas coordenadas que você marcou onde vi as Droseras. Elas se estendem bem mais que apenas naquele ponto, as encontrei até perto da cidade de Maracajaú. Também achei U. cornuta e uma U. resupinata quando fui lá em Março. Agora com a volta das chuvas, as plantas nas lagoas temporárias estão voltando a crescer e se preparando para florir na próxima seca, encontrei três lagoas assim, com restos de hastes de Utrics... :roll:


Abçs
Gabriel
_____
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

É uma satisfação conhecer mais um fã de PCs aqui no RN, Gasagarcia. Ando meio afastado das buscas a PCs in habitat e no cultivo me mantenho, mas com apenas 2 espécies de Droseras e meia dúzia de Neps.

Pois é, Punaú é um paraíso de vida selvagem e "descobri" por lá uma mina de outro animal muito apreciado. Que os aquaristas não descubram, mas tem um cantinho lá repleto de Neritina virginea!


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Oi pessoal,
Achei seu relato muito legal, Gabriel. Belas fotos! Vamos marcar uma ida à campo (já que o Sr. Graco está me devendo uma ida à campo, faz um bom tempo :D )! Sobre as Utricularia, para o RN já temos, OFICIALMENTE, o registro das seguintes espécies:
Utricularia adpressa
Utricularia amethystina
Utricularia erectiflora
Utricularia foliosa
Utricularia gibba
Utricularia juncea
Utricularia longeciliata
Utricularia obtusa
Utricularia resupinata
Utricularia simulans
Utricularia subulata


Quanto as Drosera, todas as coletas apontam para Drosera sp., devendo ser, provavelmente, D. sessilifolia. Seria interessante fazermos coleta e tombamento em herbário da D. sessilifolia para que seja oficializada sua ocorrência para o RN.

Fico no aguardo de convites para ir à campo. Dependendo da minha agenda, podemos marcar alguma expedição carnívora. 8-)

Um forte abraço! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Acho que estou bastante desatualizado. :roll:
Bom saber, até hoje só encontrei cinco desse bocadinho :)
A U. cornuta daquele tópico do PCBR, na verdade seria Utricularia juncea?

Agora é tentar encontrar esse bocadinho todo e marcar as posições :)


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Mais fotos!! :mrgreen:

Dessa vez, são de um alagadiço, quase em Nísia Floresta.
Não percebi uma grande variedade de espécies pela região, mas o que faltava na variedade era compensado em quantidade. :)
Vamos as fotos :roll:
Começando pela Utricularia subulata, a mais abundante dessa vez.
Imagem ImagemImagem Imagem Imagem Imagem
ImagemImagem





Utricularia sp (adpressa?)
Imagem


Utricularia simulans
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem














Genlisea! (repens?)
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem























Para finalizar, o trecho do brejo que estava mais amarelo.
(Ignorem o carro carbonizado)
ImagemImagemImagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Por enquanto é só, ainda tenho mais fotos, mas isso é cena de outros capítulos. :mrgreen:


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Noossa! Quantas! :shock:

Um mar de Utricularias. Valeu Gabriel por compartilhar no fórum. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem