Inicio, montagem sementeira "abelha 01"

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
Avatar do usuário
Marceloromano
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jan 2017, 12:57
Localização: sumaré / sao paulo / brazil
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 4 vezes
Contato:

Mensagem por Marceloromano »

smart2 escreveu:muito bom amigo, eu tenho um projeto idêntico a esse, as únicas diferenças e que pretendo usar pedaços de cano como vaso, mais precisamente cano de 50mm ja tenho uma cano de 100mm com todos os furos prontos, e os pedaços de 50mm tb agora falta algo para segurar o musgo dentro do cano (fundo dos canos) e replantar, pretendo plantar Dionaeas neles

pensei no uso dos copinhos mais o problema q encontrei foi q eles são muito moles e degradam rapido tb, não aguentam 1 ano e reseca tudo... para sementeiras acho q fico top, talvez poderia usar camos mais finos como o de 50mm ja que 1cm de agua ja e o bastante...
Boa tarde Smart2,,,tudo bom! : ?
no caso que você pretende fazer vasos com os canos.. penso que poderá tampar com as próprias tampas de canos pvc que existem no mercado...mas conforme Edson Pocai enfatizou...vai ficar oneroso.
outra opção você pode adquirir uma chapa de acrilico de 2 mm espessura. cortar circulos na medida do diametro do cano e colar no funco do cano com araldite resina epoxi.. cola rapido.. resistente a agua, chuva, sol...show de bola de cola.

realmente os copos plásticos vão quebrar trincar...espero que sobrevivam a germinação pelo menos...
no "abelha um" o cano ( 75 mm diâmetro ) esta ali somente como suporte para os copos-germinadores..não possui água ali dentro, porem..poderia ter tampado as laterais e deixado os copos submersos (01 ou 2 cm) porem preferi os germinadores copos, pois montei tipo um vaso autoirigavel... copo isopor 100 ml dentro de um copo plastico de 180 ml....para evitar a proliferação do mosquito da dengue


Avatar do usuário
Marceloromano
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Jan 2017, 12:57
Localização: sumaré / sao paulo / brazil
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 4 vezes
Contato:

Mensagem por Marceloromano »

Edson Poscai escreveu:eu cheguei a pensar nisso tbm Ricardo. mas após nada achar em pensamentos para a parte de baixo, e canos q tem a tampa, esta fica o preço de um vaso, ou quase :shock: , desisti. mas desisti pelo fato do fechar o cano abaixo. vamos quebrar a cabeça e descobrir como. : joia :

Edson Poscai. boa tarde...
sugestão... para fechar um lado do cano, voce pode adquidir uma chapa de acrílico de 2 mm de espessura....cortar circulos do tamanho do diametro do cano e colar com araldite resina epoxi... colando certinho ela vedará a saida da agua...

abs.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

para quando em plantas carnívoras, aliás acho que geral, temos q tomar cuidado pois estes muitos tem odores e outras químicas q se usarmos, pode afetar diretamente a planta. este é um sério problema. :badidea:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então amigo a tampa de cano normal ja esta descartada por varios motivos, e o principal nem e o preço e sim que ela iria atrapalhar a remoção de cada vaso ja que ela deixa uma borda por fora do vaso e as medidas são justas, o furo e de 52mm e o cano 50mm esse 2mm e praticamente a gossura do cano ou seja aquela borda da tampa não vai deixar o cano entrar ou sair...

as colas e como o amigo edson ja disse, podem ser o passo principal que erramos...

porem pensando aqui com minhas cachuletas ja bolei um troço... vou usar uma serra copo e cortar rodelas de o mais proximo possivel dos 50mm acho que tem de 48mm e encaixar por dentro com alguma coisa. o material pode ser por exemplo o isopor q e barato e posso reaproveitar pedaços alem de durar uma eternidade... estou pensando em usar cola isopor ja que notei em outros projetos q parece não afetar as PC porem pequenas partes tb, nem precisa colar tudo, ou faço uma trava na placa tipo 1 futo no cano bem fininho e coloco um palito de dente, simples e pratico...

essa ideia acaba não sendo onerosa pelo fato da economia de musgo que acaba sendo muito caro para nos aqui do norte ou quem tem que comprar pelo correio. pretendo fazer esse projeto como disse apenas para as dionaeas, ja que outras acredito q fiquem melhor em bog, as dionaeas ocupal um espaço enorme e uma profundidade grande, tipo um quadrado de 12x12x15cm (Largura x comprimento x profundidade) se que recomendam 12cm de profundidade mais ja achei varias minhas com as raizes coladas la no fundo do vaso... com o cano so vo encher aquele tubo e como ja observei as dionaeas so lançam raizes retas para baixo não terei problemas com as laterais e nem com bordas de vasos queimando as raizes ja que as armadilhas serão lançadas para fora do vaso...

oia o desenho bruto que fiz a um tempo... obs mudei o cano de 30 para 50mm
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-tjZW ... a%2BPC.jpg[/thumbnail]


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

e se......


1 - vcs cortarem madeiras com esta serra? madeira com a umidade irá inchar e ficar mais presa e fixa.

2 - fixar a madeira e com arames fazer um "X" abaixo? arames galvanizados acho q é menor a ferrugem, não sei. com uma furadeira fazer 4 furos em 25% da largura. colocar arame em "X" como em um balde, mas reto.

3 - para evitar problemas de dengue e ter a água mais fresca com este excesso de calor que deixa água fervendo, deixarem como o exemplo, os três canos base em formado "Z" ou seja o primeiro e o terceiro inclinados de um lado e o do meio coletando a água do primeiro cano e soltando no terceiro e "SE" o custo de uma bomba simples para coletar a água de baixo e levar para cima for acessível, ficando em constante movimento.

4 - não sei se consegui me expressar. :roll:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

a madeira e bom nesse sentido que você disse sim, porem, qual a sua vida útil se ficar submersa? 1 ano, 2 anos... alem de que ao entrarem em decomposição iria bagunçar tanto o vaso quanto acabaria servido de adubo para todo o resto dos vasos... pensei no isopor mais por esses motivos, durabilidade longa, muito longa... a fixação como disse 1 furo no cano e 1 palito de dente (vários no caso)...

quanto a temperatura eu entendo e acredito que ficaria alta mesmo, porem uma forma simples de resolver isso e cortar uma camada superior ao cano de isopor, como se fosse uma tabua de isopor fazendo sombra no cano, claro que ela pode e deve ser fina (estreita) tipo uns 15cm, os vários canos (vasos) ajudaria a fixar ela não havendo a necessidade de colar ou amarar, esse isopor faria com que o sol não chegasse ao cano e o mesmo ão absorve a temperatura e assim diminuiria consideravelmente a temperatura da agua, alem de que um cano de 6 metros de 100mm quase cheio deve caber uns 20 litros ou mais de agua que no final não esfriaria tanto né...

acredito que o projeto ja esteja bem definido, e falta pouco para eu dar o start nele (tempo)


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Waxye

Mensagem por Waxye »

Cara, que projeto legal. Queria ter espaço aqui pra fazer alguns


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem