Iniciante - dúvidas sobre a Dionaea.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
perestroiko19
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Set 2015, 18:00
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceu: 5 vezes

Iniciante - dúvidas sobre a Dionaea.

Mensagem por perestroiko19 »

Boa tarde,

Recentemente eu adquiri uma planta carnívora da espécie Dionaea, estou com algumas dúvidas sobre como cultiva-la, tudo o que sei até agora aprendi aqui no forum, vou mandar as fotos do substrato em que ela estava plantada quando comprei na floricultura, desde que à comprei, ela ficou 4 dias nesse substrato e reguei ela com água da torneira, fiz tudo errado mas só fui aprender depois de 5 dias fazendo pesquisas. Comprei então musgo sphagnum, perlita e areia de construção mesmo, lavei a areia até a agua ficar cristalina, fervi e fiz o mesmo com o musgo e com a perlita. Depois que troquei de vaso e substrato ela começou a murchar, algumas folhas ficarem pretas e as armadilhas feias, apesar disso tudo reparei que um brotinho esta crescendo no meio dela. Abaixo segue as fotos:

SUBSTRATO ANTIGO.
[img]https://i59.offline/ixgleh.jpg[/img]

NOVO SUBSTRATO
[img]https://i60.offline/ixb4au.jpg[/img]

Dionaea 26/09 quando troquei o substrato
[img]https://i57.offline/24djz0j.jpg[/img]

Dionaea 30/09
[img]https://i61.offline/2dqm35g.jpg[/img]

Ela fica na janela da sala, durante o dia eu coloco do lado de fora da janela, mas o sol não pega diretamente nela o dia todo, moro em apartamento no 1º andar, mas pelo fato de ela ficar do lado de fora da janela, toda a claridade do sol pega nela, mas os raios solares mesmo diretamente somente durante umas 3 horas por dia fora isso é apenas a luz do dia mesmo. Eai galera alguma dica? rs.


"Seja a mudança que você quer ver no mundo".
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Aquele brotinho parece ser uma floração, porém a sua dionaea aparenta estar meio fraca para passar por esse processo, então eu recomendaria cortar (mas também veja opiniões de outro membros aqui do fórum).
Não sei te dizer o que pode ser essa parte escura nas folhas. Por as armadilhas estarem meio estranhas, por acaso ela passou por dormência? Pelo que você falou, ela foi adquirida recentemente então provavelmente não. Quanto a indução de uma dormência não sei se é o caso.
Durante o transplante arrebentaram muitas raízes? Isso também pode ser a causa do enfraquecimento da mesma.
O sol fornecido está meio pouco, mas acho que é o suficiente para mante-la bem.

Boa sorte e desejo melhoras para sua Dio! : joia :


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

complementando,
sim o brotinho no centro com a ponta redonda é uma haste. devido a planta não estar de toda bem, forte, é recomendável cortá-la.
qto a dormência, agora somente no próximo inverno (*possibilidade)
3 hrs de sol por dia é pouco. e como você relatou não há como deixar maior tempo, é uma situação delicada. :?
penso em seu caso talvez uma pq estufa, se houver espaço. mas qto a estufa, aguarde mais opiniões, abç


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Pelo q vi, você fez a troca de substrato a pouco tempo.. dê-lhe tempo pra se recuperar.. é normal (e até esperado) q logo após manejos mais "drásticos", digamos assim, a planta sinta...

Ela foi submetida ao stress do replante agora é dar tempo pra q ela se recupere... e qto tempo demora isso? Depende de individuo pra individuo e do qto as raízes podem ter sido "machucadas" nesse processo... monitore-a por mais um tempo... acredito q em uma semana ela já esteja com as folhas mais vistosas e com novas folhas brotando do centro da roseta

Com relação à haste floral... cortar ou não acho q depende de cada um, mas tenha em mente de q ela precisa se recuperar do stress do replante e seguir com a floração demandará energia q pode ser q ela não tenha nesse momento. Fazer esse processo (floração) seguir adiante, pode fragilizá-la ainda mais (isso significa risco de vida pra ela)

Não sei dizer a você se essa quantidade de sol afetaria a sua dio a longo prazo, pq nunca passei por situação assim: aqui consigo boas horas de sol pras minhas.... por isso, não vou opinar ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Acredito que 3 horas de sol e o resto do dia com sol indireto não é o ideal mas também não vai prejudicar no desenvolvimento da sua planta. Quanto a haste floral na minha opinião deve ser cortada a planta acabou de chegar de uma floricultura, com um substrato genérico, não sabemos como foi tratada antes então eu penso que é melhor prevenir. Eu tive plantas compradas na floricultura que aguentaram bem a haste floral mas por eu não ter trocado o substrato todas morreram, não sei quem foi o maior vilão a haste ou o substrato.


Avatar do usuário
perestroiko19
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Set 2015, 18:00
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por perestroiko19 »

Beleza,

Comprei hoje uma luminária de mesa com uma lâmpada de 18w equivale à 75w incandescente 6.400k, pretendo deixar ela na janela pegando o máximo de sol que conseguir e depois coloca-la para dentro e deixar ela na luz artificial até umas 22:00, pra ver se ajuda ela a se recuperar melhor, sobre a haste floral vou cortar, mas é indicado cortar quando pequena assim? ou espera a haste crescer mais um pouco? Abaixo foto da luminária:

[img]https://i58.offline/nn8p76.jpg[/img]


"Seja a mudança que você quer ver no mundo".
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não é muito saudável para a planta ficar movendo-a para lá e pra cá, visto os vegetais gostarem de ficar quietos em seu canto. Vai por mim, é melhor dispensar a iluminação solar e partir para a artificial em definitivo.

Quanto a haste, sugiro seguir as dicas que os demais foristas lhe deram acima e passar a "foice" nela o quanto antes...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem