Re: Iluminação para cultivo indoor

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Re: Iluminação para cultivo indoor

Mensagem por aquis »

Fala galera, eu gostaria de levantar um assunto muito importante para quem faz cultivo indoor, que se prova ser muito difícil, pois é necessário reproduzir ao máximo o habitat natural da planta, ou seja, água, clima, solo e iluminação.
Vou abordar a iluminação, que é de longe um dos assuntos que mais geram dúvidas, pois sabemos que principalmente as plantas carnívoras necessitam de muita luz. Já relatei em outro tópico minha dificuldade em obter luz solar, por morar em apartamento e somente ter uma ou duas horas de sol na janela, portanto resolvi optar pelo cultivo indoor.
Enfim, buscando informações sobre o assunto me deparei com um problema, ter iluminação suficiente para uma planta saudável e não precisar gastar muita grana, cheguei até a projetar minha própria luminária, mas diante da demanda de tempo e dedicação encontrei uma opção que me pareceu ser viável, a fita led, não é meu objetivo entrar nesse detalhe e sim a quantidade de luz necessária para um bom cultivo, pesquisando sobre isso encontrei essa informação ;

Imagem

Trabalhando por essa tabela calculei a área do meu terrário, pra quem não se lembra área= base x altura, uma vez tendo a área em metros quadrados multipliquei por 25000 lux conforme a tabela é para um crescimento robusto, e o valor desse resultado será a quantidade de lumens necessária para o cultivo desejado.

Só pra esclarecer, 1 lux equivale a 1 lumen por metro quadrado, então no meu caso meu terrário é de 0.135 metros quadrados, multipliquei por 25000 lux e obtive o valor em lumens, que é erroneamente assimilado com a potência da lâmpada, portanto o importante é a quantidade de lumens e não a potência da lâmpada, enfim eu tenho tido bons resultados depois que recalculei minha iluminação e queria mostrar a vocês, espero ter ajudado e ter sido claro.

No meu caso decidi usar fitas led smd 5050, com 60 leds(metro) e 870 lumens por metro.
Aqui em Santos paguei 15 reais o metro e comprei 4 metros nas proporções de 2 (branco frio); 1 (azul); 1 (vermelho);
O consumo total é de 57.6 watts, ou seja, 14.4 watts por metro.

Abaixo a imagem das fitas no terrário.

Imagem

Imagem

Valeu.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Aquis, achei muito legal a sua ideia, principalmente a parte do $$, mas me diz, quais foram os materias que você utilizou para montar e fazer funcionar seus leds? Qualquer coisa nos falamos por MP.


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem