Iluminação Led

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Galera me ocorreu uma dúvida e como existem botânicos nesse fórum acredito que será fácil responder,
a questão é a seguinte, se eu deixar as minhas plantas sob a iluminação artificial durante 24 horas o que aconteceria? Seria prejudicial para elas ou benéfico? Fica minha dúvida.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

já li q é prejudicial. algo como todo ser vivo precisa do dia e da noite. mas aguarde explicações q irão esclarecer melhor.
em pesquisas, digite: cultivo indoor
verá vários tópicos q podem lhe ajudar ainda mais sobre este assunto. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Só para atualizar o post galera, obtive alguns progressos com a luminária led, a drosera binata tem se desenvolvido bem juntamente com a dionaea filhote, já minha dionaea adulta optei por colocá la em dormência induzida, já que começou a apresentar alguns sinais de que necessitava de dormência, enfim seguem as fotos das plantas, a qualidade não é muito boa.

Drosera binata
Imagem

Dionaea
Imagem

Plantas sob a iluminação
Imagem

Opinem e me digam se devo melhorar algo, estou para comprar um aquário de vidro para colocar elas , acredito que vai melhorar muito a estética do projeto.

Essa foto mostra melhor o desenvolvimento da drosera.

Imagem

As plantas tem ficado das 00:00 as 18:00 sob a iluminação led.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,


Respondendo a primeira pergunta do topo dessa página e vendo sua ultima postagem sobre o tempo de exposição eu digo que está sendo demasiado, elas precisam de um descanso.
Mantenha no máximo por 12 horas e de preferencia durante o dia, senão não conseguirá adapta-las a luz natural.
Ligue a iluminação lá pelas 6hs da manhã e desligue lá pelas 18hs.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Obrigado pela dica Paulo... :)


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Georges.ribeiro
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 26 Fev 2016, 01:49
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Georges.ribeiro »

Curti muito o projeto da iluminação led.

Nessa semana por conta do mau tempo resolvi tomar uma iniciativa, porém, com algumas dúvidas.

Havia trocado minha Dionea de vaso (pensando que o tempo permaneceria bom) mas aqui em SP (capital) começaram as chuvas e os dias ficaram muito escuros, havia lido que as plantas se fortalecem com a iluminação solar, então usei a estrutura da cobertura de acrílico (acima das plantas) e pendurei um bocal com uma lâmpada fluor compacta de 18W branco quente (amarelado), afim de simular a luz do sol.

Deixei ligado durante o dia mesmo para que as plantas pudessem descansar a noite.

Pela experiência de vocês, essa foi uma boa idéia ou pode ser prejudicial? Há outra alternativa legal?

Vlw pela atenção.


Georges Ribeiro[wave=blue][/wave]
georges.ribeiro@gmail.com
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Olá Georges, existem algumas coisas que você precisa nos informar, tais como a distância da lâmpada com relação a planta, pois muito próximo você irá queimá la, e muito longe não terá muito efeito,
ao que li a lâmpada deve ser 2700k, ou seja um tom amarelado, li em alguns sites que os tons amarelados são bons para a floração da planta, enquanto que lâmpadas com cores puxadas para o branco fluorescente produzem mais luz azul, este por sua vez é bom para o crescimento.
Quando fiz a luminária, juntei tanto o vermelho como o azul, ambos essenciais para o bom crescimento da planta, no seu caso eu não substituiria a luz solar se voce tem esse privilégio ( o que não é o meu caso que tenho apenas três horas de sol na sala) pois acredito que somente sua lâmpada não suprirá a fotossíntese, mas como um rrecurso alternativo em dias chuvosos eu optaria pela luz branca, e respeitando pelo menos uns 15 centímetros da planta.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Boa noite, Aquis estava hoje vendo a postagem pela computador geralmente vejo pelo celular e reparei que sua D. binata está sem mucilagem, posso estar enganado pois ver uma foto e pessoalmente é diferente se estiver sem a mucilagem pode ser falta de umidade ou até alta temperatura !!


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Realmente Kaique ela está sem mucilagem, muito bem observado, no entanto o clima aqui em Santos está bem quente e seco, a luminária em si não está esquentando muito, e mesmo porque deixo um dos lados aberto e dessa forma entra ar e "refresca" o ambiente, mas o led não gera muito calor, acredito que seja devido ao clima aqui da cidade.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Georges.ribeiro
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 26 Fev 2016, 01:49
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Georges.ribeiro »

Boa noite pessoal,

Aquis é isso ai, a temperatura de cor é 2700K mas como é lâmpada e minha Dionea está em desenvolvimento (creio eu) posso trocar para um branco frio (6000k). É uma alternativa sim, como havia dito tenho um corredor com cobertura de acrílico frisado (ajuda a "quebrar" um pouco da radiação solar), hoje por exemplo não liguei a lâmpada, pois, logo cedo o tempo estava abrindo (no meio da tarde fechou e choveu :( ).
Mas valeu pela ajuda e quando as coisas melhorarem vou aprimorar um pouco o cantinho delas mas sempre aproveitando o sol.

Segue imagem do local. Tava meio bagunçado porque só tem uma semana que estou cultivando, na ponta está Minha Dionea com um pode de margarina para criação de larva (bicho da laranja), os outros são sementes recém postas no musgo. A lâmpada deve estar a uns 30 ou 40 cm das plantas.

[thumbnail]https://imagizer.imageshack.us/v2/361x6 ... 8vAx0O.jpg[/thumbnail]

Hoje deixei o lugar mais arrumado.
Vlw!


Georges Ribeiro[wave=blue][/wave]
georges.ribeiro@gmail.com
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem