ideias e duvidas sobre criação em aquarios

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

ideias e duvidas sobre criação em aquarios

Mensagem por Hercilio »

AE, galera....
estou montando esse projeto aqui na tentativa de salvar minhas dios da geada e talz... n pretendo deixar elas pra sempre nisso... seria até passar o inverno e aqui onde moro faz um frio lascado.
a iluminação artificial seria por conta de uma lâmpada de vapor de sodio ou metalico de 400w (não sei qual seria a melhor)
não sei se essa lâmpada esquenta muito no entanto ja estou bolando um projeto de refrigeração ligada a um termostato com meu irmão e vamos ver no q q dá...
se for possivel deixar elas dentro desse projeto gostaria de saber mas caso n seja gostaria da opnião de vcs sobre PCs q pode se dar bem em iluminação artificial pq assim deixaria isso mais otimizado e bonito pra usar na minha casa...
quanto a parte de irrigação pretendo montar um sistema hidroponico pra usar nele...
e tem 2 furos laterais de 6mm à 7cm do vidro da base pra n deixar agua parada...
sendo assim poderia usar uma bomba de agua pra deixar a agua sempre em fluxo tipo... entra po um lado e sai pelo outro...?
desde ja agradeço.
: joia :

[img]https://imageshack.com/a/img540/8166/6VyuS8.jpg[/img]


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
Darlan09
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 232
Registrado em: 30 Jun 2014, 17:14
Localização: Cruz Alta, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por Darlan09 »

A principio agora seria a época de você colocar elas em dormência na geladeira, que é uma necessidade da planta ( dionaeas )..... quanto ao projeto não vou saber opinar
Abç


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Olha eu acredito que não é necessário, pois a grande maioria das pcs aguentam um friozinho.

Mas caso tu queira mesmo fazer, acho que essa lâmpada esquenta muito, e tem que cuidar pra não ficar muito próxima as plantas, sem contar que o consumo de energia dela é alto. Sugiro substituir por lâmpadas econômicas de 6500k, que são baratas e duram bastante e tem consumo menor.

Quanto a irrigação, acho que uma bombinha de aquário ou de fonte realiza bem o que tu está idealizando, só não entendi bem o motivo de não querer deixar a água parada.

Pessoalmente não achei uma forma adequada para cultivo em estufa, mas confesso que não investi muito nisso.

Boa sorte nesse projeto : joia :

Abç


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

Valeu, Darlan... acredito q então q eu deva deixar ela como esta cuidando apenas com questões de geadas e tentando deixar ela fazer a dormencia natualmente... valeu mesmo. : joia :

Dener, quanto a ideia n seria uma estufa definitiva mas apenas pra poder deixar elas protegidas no inverno pq aqui tem geada facil nesse periodo sendo assim a ideia é um terrario apenas pra bonito e ja aproveitando o embalo da construção da minha casa por isso de agua em movimento, aquario, bombas frescura estetica por assim dizer... hehehe
quanto a lampada a questão é q ja tenho o kit então estou apenas aproveitando oq esta parado e mais depois será passado pra minha futura estufa q será maior... : joia :
valeu as dicas...
;)


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Valeu, Darlan... acredito q então q eu deva deixar ela como esta cuidando apenas com questões de geadas e tentando deixar ela fazer a dormencia natualmente... valeu mesmo. : joia :
Hercílio,
qto a dormência, temos q induzir a Dionaea e a Sarracência. estas se apresentam sinais ref. a dormência, terá q ser induzida (não fazem a dormência naturalmente). caso não faça poderá perder a planta. (não há outro recurso é geladeira mesmo)

no caso de droseras sim a dormência é natural da própria espécie.

qto a geadas, analise a possibilidade de telas bloquearem para não cair diretamente nas plantas. temos q evitar mexer nos vasos e trocar de locais com frequência.

boa sorte : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

blz, Edson...
imaginava q poderia ocorrer naturalmente devido a baixa temperatura e incidencia do sol...
sendo assim vou mandar elas pra gaveta da geladeira mesmo.
:D
a senhora esposa q n vai gostar muito mas tudo bem


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Bom, se já tens o kit realmente vale a pena utilizar.
No momento utilizo uma tela nylon para dar uma protegida de geadas, mas pretendo colocar um chapa de acrílico ( só na parte de cima ).

Mas se está fazendo frio aí é provável que suas plantas entrem em dormência naturalmente, visto que não é só a temperatura que as leva para este período, eu prefiro deixar elas expostas assim a própria mudança no fotoperíodo serve como "guia".

Mas a sua ideia de estufa é muito boa, porém acredito que o mais importante é iluminação, que é bem cara (caso fosse permanente). Posso ainda te sugerir usar um termostato com aquecedor para aquários, assim conseguiria manter os substratos em uma temperatura estável enquanto faz a circulação ( + ou - :lol: :lol: )
Mas só testando para ver : joia :

precisando estamos aí

Abç


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

Valeu, dener....
e outra coisa...

quais as PCs q se dão bem ou n sentem tanto efeito usando apenas luz artificial pra quando for deixar esse "bog" definitivo no interior da casa ...?

:roll:


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Infelizmente não vou saber te responder pois meu cultivo é todo outdoor. Minha estufa é só pra germinação, a única adulta que tenho lá é uma drosera omissa.
Talvez o pessoal do fórum possa te informar a respeito, mas acredito que se tu fornecer boas condições todas elas se adaptam.

Abç


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

Valeu, almas...
vendo q esta meio complicado de mexer com o aquario/terrario/viveiro das minhas PCs resolvi deixar o projeto arquivado pra remodelação...
enquanto isso bolei uma estrutura padrão Estufante "Limonada Suiça" do colega aqui do forum ehoeddy (Desculpa ae colega se virou um plagio mas curti mesmo sua ideia. : joia : )

segue a foto.
ainda falta "ensacar" ela com os plasticos e conferir os dutos de ar pras plantas n virarem sopa

[img]https://imageshack.com/a/img537/4656/vRZG7B.jpg[/img]

muito agradecido a todos e assim q conseguir organizar e redesenhar tudo eu posto como ficou o "aquario/terrario/viveiro".

valeu.
;)


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem