híbridos de pinguiculas mexicanas em substrato pra orquideas

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

rdrgobra escreveu:Belíssimas imagens e, o que é melhor, pode-se dizer que o experimento foi um completo sucesso
Brigada, Rodrigo! Tô achando bacana esse substrato pq além de ser fácil de se encontrar/preparar ele é leve, ao contrário do substrato mineral q deixa o vaso bem pesado


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Fátima, você ainda tem estas plantas deste substrato? se você tiver, pode publicar mais fotos?

quebra mais essa amiga, :oops: :oops:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

OI, Edson! Foi até bom você ressuscitar esse tópico! Tava mesmo devendo uma atualização básica aqui...

As pinguiculas em questão (do inicio do post) continuam nos mesmos substratos e posso dizer q:

Pinguicula aphrodite amou o substrato e o novo local q escolhi pra ela... desde q está embaixo da minha bromélia ela tá bombando... está soltando flores atrás de flores e com as folhas cada vez mais brilhantes (detalhe: ela tá tomando um pouco de chuva, mesmo sob as folhas da bromélia)
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... CN7851.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... CN7847.jpg[/thumbnail]

Já a Pinguicula x sethos tá meio assim :? ... ela se dividiu no inicio do inverno e parece q deu uma "encolhida" (acredito q tenha entrado em dormencia, pois as folha ficaram menores e com quase nenhuma mucilagem), mas floriu assim q entramos na primavera e tá corando e lançando folhas maiores e com muita mucilagem... Eu acredito q oq não estaja funcionando muito bem seja esse sistema com a água no reservatorio embaixo... Estou esperando essa capsula amadurecer pra poder trocá-la pra um vaso normal, com furos no fundo, tal qual fiz com a aphrodite e a gigantea
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... CN7854.jpg[/thumbnail]

Essa foi a ultima a ir pro substrato de orquidea... a mudei tem mais ou menos 6 meses e de lá pra cá ela cresceu muito! Oq notei é q no substrato mineral a impressão q eu tinha com essa pinguicula é q as raízes sempre davam um jeito de "fugir do substrato" e vira e mexe eu tinha q ajeita-la novamente, cobrindo as raízes... Desde q a coloquei no substrato pra orquidea, isso não aconteceu mais e ela tem crescido muito, e já faz jus ao nome, pois tomou conta do vaso de 12cm x 2cm de boca... :D
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... CN7860.jpg[/thumbnail]

Eu gostei muito dos efeitos dela pras pings e vou aos poucos mudas as outras hibridas tb :mrgreen:

É isso... perdoem-me pela falta de atualização e obrigada, Edson, por me lembrar : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradecido Fátima, : joia :

essa sua experiência em minha opinião, tá bombando !!!
...é q as raízes sempre davam um jeito de "fugir do substrato"
na experiência q fiz usando só areia e pó de carvão estão ok, mas as raízes, como as q estão em areia+sphagnum+perlita, ainda tenho este problema :(

quero ver se consigo este substrato, até mesmo tentar fazê-lo, como você me deu as dicas. e quero testar em outros gêneros. em pinguiculas e acho q 90% em nepenthes, ok.

uma outra experiência q fiz, usando serragem branca, a que é usada para hanster (?) eu fiz com esta serragem+sphagnum+pouco areia e tem droseras ok, e a sarracênia aparenta ter gostado mais.

bom, menos sphagnum e mais outros. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

Olha que coisa mais legal e interessante de tudo o que li e absorvi, pinguiculas em substrato de orquidea e serragem de hamster para droseras e a sarracenia que se adaptou mais...
Esta experiência poderia ser aplicada nas outras espécies de carnívoras também, chega a ser um desafio a fazer, esta troca de substrato de orquideas poderia cair muito bem em: nepenthes, sarracenias, dionaeas, pinguiculas e droseras.

O teste do Edson com: Areia+Esfagno+Serragem mais provável daria certo com a Dio e as Sarras, com Neps não posso garantir, porém, quem sabe né!? :D
Nada é impossivel!

Até pode ser um modo de baratear os gastos/custos.

Portal Cobasi: 1kg de serragem prensada 4 a 5 reais.
C&C: Areia: Fina, media ou grossa 20kg de 3 a 4 reais.
Nós temos muitas opções. Só basta pesquisar: joia :

Bem, isto ao meu ver... :?


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

JessiB escreveu: Esta experiência poderia ser aplicada nas outras espécies de carnívoras também, chega a ser um desafio a fazer, esta troca de substrato de orquideas poderia cair muito bem em: nepenthes, sarracenias, dionaeas, pinguiculas e droseras
Não acredito q o substrato pra orquídea seja o ideal pra sarracenias, dionaeas e droseras pq essas precisam de um substrato mais encharcado e o subst. Pra orquídea foi feito pra não reter muita água.
Com nep eu testei e não deu certo. Aqui oq dá certo pra nep é o subst. Com sphagno, chips de coco e isopor. [WINKING FACE]



Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a serragem deixa bem úmido. absorve e mantém muito a umidade.

a serragem, esta notei q precisa um pouco sim de sphagnum. temos q analisar por todo. o substrato com serragem aqui está ok, vamos ver o tempo de vida útil q "acho" não ser tão pouco tempo não, mas só o tempo dirá. : joia :

por hora só vejo positivo. menor custo, planta ter gostado pela umidade, substrato sempre "fofo" sem compactação e sem cianobactéria :twisted:

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 105514.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 105524.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 105343.jpg[/thumbnail]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Suas pings são as melhores, Fatima. : joia :
Estão lindas como sempre. E essa P. aphrodite é a melhor. :shock:


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Aloysio escreveu:Suas pings são as melhores, Fatima.
Estão lindas como sempre. E essa P. aphrodite é a melhor.
Ah.. Aloysio... essa P. aphrodite tá sentindo demais o calorão q tem feito por aqui!! Já troquei de lugar não sei qtas vezes! Acho q vou partir pra um leaf cutting dela pra poder mantê-la comigo, mas não estou muito confiante.. todo verão é uma luta com ela... Das 3 q estão no substrtato pra orquidea (gigantea, sethos e aphrodite), essa é a unica q tá malzinha... e é com aquele problema da queima das folhas q sempre acontece com as altas temperaturas... :roll:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Fatikn escreveu:e é com aquele problema da queima das folhas q sempre acontece com as altas temperaturas... :roll:
Também estou passando por isso aqui, mas tenho as minhas reservas, muito chato isso acontecer não? :roll: :roll:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem