Help - Droseras morrendo? - Atualização 31/01/15

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Help - Droseras morrendo? - Atualização 31/01/15

Mensagem por rozenlady »

Gente, preciso de uma ajuda com as minhas droseras...
Transplantei elas para o bog anteontem, depois de deixar ele por 1 semana "montado" só esperando as espécies serem transplantadas.
Fiz tudo como manda o figurino, fervi o musgo e a areia e coloquei eles em uma proporção de 1:1, só enchia ele pelo cano com água descansada e nos últimos dias só com água da chuva já que tem resolvido chover no Ceará.
O problema é que desde ontem percebi que as plantas não andam bem, e não sei o que pode estar causando esses problemas, seguem as fotos para vocês verem melhor:

Imagem

Drosera 1: Parece a mais saudável mas o "miolo" de onde nascem as folhas novas está preto e as folhas do lado direito estão... "descabeladas" e não estão rígidas como as do lado esquerdo. Tem 2 ou 3 folhas nascendo faz um tempo, mas não monitorei se elas estão se desenvolvendo ou se estagnaram, vou prestar atenção nisso nos próximos dias.
A propósito, do lado direito tem um mosquito que ela pegou e transformou ele em uma coisa parecida com algodão, nunca tinha visto isso antes em droseras mas deixei porque nunca tive essa espécie, tentei tirar uma vez mas ele está muito colado à folha, será que deu algum tipo de fungo? Seria bom cortar essa folha?

Imagem

Drosera 2: Essa é a mais crítica, com várias folhas mortas, as folhas novas ficaram com a ponta preta e não evoluem. Esse problema das folhas pretas eu já tinha perguntado aqui no fórum qual seria o motivo, me recomendaram deixar ela mais tempo no sol e foi o que fiz, ela pega cerca de 6-8 horas de sol direto e mais algumas horas de sol indireto.

Mais informações:
- Elas nunca produziram muita mucilagem, consegui fazer com que elas produzissem um pouco protegendo-as do vento, até providenciei uma estante coberta com plástico para evitar a ação do vento, mas só terminei ela ontem :(
- Os pêlinhos delas não ficam vermelhos como os das Spatulattas que vejo por aqui
- Desde o dia que elas foram transplantadas (02/01/15) elas não pegaram sol porque só choveu aqui na cidade, hoje 04/01 fez cerca de 1h de sol bem fraco no local onde elas ficam.

Desculpem por tantas perguntas, mas essas são as únicas PCs que tenho no momento, e gostaria de saber como posso salvá-las, ou fazer alguma reprodução para poder salvar a espécie.

Obrigada!
Editado pela última vez por rozenlady em 31 Jan 2015, 14:12, em um total de 1 vez.


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vamos por partes:

1) O substrato esta correto e você disse que elas estavam num local aonde apanham Sol regularmente, no entanto não se referiu a forma como rega elas e muito menos com que tipo de água.

2) Remova a armadilha cuja presa mofou, pois estando a planta fraca o patógeno pode se espalhar sobre ela. Estivesse esta PC saudável a mesma saberia muito bem lidar com esta situação, mas este não é o caso...

3) Aloque as duas spatulata para a estante com plástico visando protegê-las do vento, pois como estão debilitadas a circulação excessiva de ar acaba por secar suas armadilhas o que só agrava a situação.

O ideal seria proporcionar a ambas iluminação artificial até que se recuperem, porém para isto seria necessário que tudo estivesse pronto e acredito que não disponha de tal recurso no momento. Correto?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Não entendo muito de droseras :| meu forte é pinguiculas hehe, que das 3 folhas que destacaram-se com o vento 4 pinguiculinhas nasceram
Acho que deveria deixar como está para se adaptarem ao ambiente e remover o fungo, já que uma estante com plastico é uma coisa que requer um pouco de tempo e planejamento mas você q sabe, de uma pesquisada no forum e vai achar modelos de estufas : joia : boa sorte pra você e espero que se recuperem


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por rozenlady »

Oi Rodrigo!

Eu rego elas com água descansada ou água da chuva, já que choveu bastante esses dias. Coloco água 1x por dia à noite para completar o que foi absorvido/evaporado ao longo do dia.
Já tirei a armadilha com o mofo, seria melhor remover as outras armadilhas que estão debilitadas ou é melhor deixá-las?
Posso providenciar uma iluminaçao artificial de emergência, hoje está fazendo um pouco mais de sol então já deixei ela pegando um solzinho de manhã! Seria bom complementar com iluminaçao artificial depois que o sol passar? Hoje elas começaram a pegar sol às 09:00 acho que se ele lersistir elas conseguem pegar até umas 14:00, é suficiente?

Obrigada


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Nada de sol o dia inteiro?Vishe, vai tudo iluminação artificial :? /
Deixe as armadilhas, as minhas ficaram assim e dps de um tempo voltaram a aparecer as gotinhas : joia :
Nao complete a agua, deixe por 48 hrs sem completar, se nao uma parte vai ter cloro e vai misturar com a que nao tem :|


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

Roze comprei minhas droseras no mesmo local que você e elas estavam bem mal tratadas mais hj em dia estão bem(muçilagem e captura) tirando que ainda n troquei de sustrato.

Com as minhas sou bem rígido pois todo dia borrifo água por cima umas 3 vezes( de manhã,tarde lá pelas 12hrs e no final da tarde pra n secar a muçilagem) por dia além do pratinho cheio de água o dia inteiro.


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Borrifar agua serve como uma lupa,disse marciel pra mim, acho que nao vai adiantar, deixe a planta quieta, precisa se adaptar ao novo lar : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá Luciana.

Visualmente suas Droseras não estão ruins.

O aspecto de secura tende a diminuir com o tempo, assim que a planta ficar estável no vaso, lembrando que a planta gasta muita energia para reorganizar o sistema radicular a cada mudança de substrato.

Seguindo as orientações dos nossos colegas, em breve verá boms resultados. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rozenlady
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Dez 2014, 16:00
Localização: Lisboa
Agradeceu: 16 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por rozenlady »

MarcielS escreveu:Olá Luciana.

Visualmente suas Droseras não estão ruins.

O aspecto de secura tende a diminuir com o tempo, assim que a planta ficar estável no vaso, lembrando que a planta gasta muita energia para reorganizar o sistema radicular a cada mudança de substrato.

Seguindo as orientações dos nossos colegas, em breve verá boms resultados. : joia :

Abç
Obrigada Marciel, fiquei mais tranquila agora! Vou continuar monitorando e ver como elas se adaptam, vou tentar postar uma foto delas amanhã.


O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás
Avatar do usuário
rogam2010
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Dez 2014, 22:13
Agradeceu: 48 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por rogam2010 »

Quando fiz o transplante das minhas droseras, elas também começaram a ficar meio debilitadas, mas logo começaram a produzir mucilagem. Tem uma planta desenvolvendo outra haste floral, 2 no total, hehe.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem