Hastes florais

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Hastes florais

Mensagem por fabiocastro05 »

Ola pessoal!
Tenho uma drossera binata que esta começando a dar a haste floral só que isso me peocupa pois já li algo que a planta gasta muita energia para elas que as vezes acaba se definhando ou até morrendo, por exemplo
minha drossera spatulata deu as flores tudo direitinho só que depois ela começou a a murchar perdendo folhas quase morreu, fiquei com maior pena, e ela é guerreira pois esta dando a haste denovo.
Resumindo gostaria de tirar estas dúvidas sobre haste floral até onde a planta aguenta, se devo cortar para preservar a planta? :?:


Fabio Castro.


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Se a planta já estiver meio mal cuidada ou fraca, aí sim ela pode morrer, mas se estiver forte e saudável, pode deixar dar haste sem medo!! Aproveita e poliniza que você pode conseguir várias sementes!
Acredito que se a haste tá lá, é pra alguma coisa, não pra ser cortada...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

fabiocastro05 escreveu:Ola pessoal!
Tenho uma drossera binata que esta começando a dar a haste floral só que isso me peocupa pois já li algo que a planta gasta muita energia para elas que as vezes acaba se definhando ou até morrendo, por exemplo
Oi Fabio, tudo sussa?
Que sorte sua binata estar produzindo haste floral :)
Não se preocupe com essa "historia" da planta gastar muita energia e coisas do tipo, isso so vale para Dionaeas debilitadas. Sua Drosera não vai ficar debilitada com isso, mas nao se esqueça que as Droseras tem tempo curto de vida, então aproveite as sementes e faça aí um exercito garantindo a preservação da especie aí contgo ;)
Resumindo gostaria de tirar estas dúvidas sobre haste floral até onde a planta aguenta, se devo cortar para preservar a planta? :?:
Fabio Castro.
Deixe tudo normal, nao corte, nao replante a binata, nao muda de lugar... Melhor mesmo é deixa-la concluir a floração. Parabens, nao costumo ver casos de binatas fazendo hastes :mrgreen:
Seria muito bom se você tirasse fotos dela e da flor *_* !!

Boa Sorte,
abraço


guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Daniel Souza escreveu: ... Parabens, nao costumo ver casos de binatas fazendo hastes :mrgreen:
Seria muito bom se você tirasse fotos dela e da flor *_* !!

Boa Sorte,
abraço
Se é assim eu acho que sou privilegiado 8-) tenho duas D.Binata e uma teve floração a uma semana atras e alguns frutos estão amadurecendo,agora uma nova haste está a caminho : joia : e a Outra D.Binata esta com uma haste floral quase produzindo flores : joia : e olha que essa ultima ja tinha produzido uma outra haste floral antes so que deformada : bad : devemos estar na epoca de floração porque não é possivel quase todas as minhas plantas estão florecendo(incluindo a dionaea que depois da formação de uma haste,criou outra :o )As flores da D.Binata são muito maiores que a das outras droseras que geralmente cultivamos(Burmanni,intermedia...) me lembro de alguem aqui no forum dizendo que elas tem cheiro de tutti fruti,mas por algum motivo a menina resolveu logo florescer quando me deu um resfriado :( aqui a haste floral era bifurcada que nem as folhas(o que achei bem legal) eu não sei se isso era normal,mas aqui em casa um lado da bifurcação produzia flores com 5 petalas e o outro lado produzia 4 :idea:
abraços


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Daniel Souza escreveu:
fabiocastro05 escreveu:Ola pessoal!
Tenho uma drossera binata que esta começando a dar a haste floral só que isso me peocupa pois já li algo que a planta gasta muita energia para elas que as vezes acaba se definhando ou até morrendo, por exemplo
Oi Fabio, tudo sussa?
Que sorte sua binata estar produzindo haste floral :)
Não se preocupe com essa "historia" da planta gastar muita energia e coisas do tipo, isso so vale para Dionaeas debilitadas. Sua Drosera não vai ficar debilitada com isso, mas nao se esqueça que as Droseras tem tempo curto de vida, então aproveite as sementes e faça aí um exercito garantindo a preservação da especie aí contgo ;)
Resumindo gostaria de tirar estas dúvidas sobre haste floral até onde a planta aguenta, se devo cortar para preservar a planta? :?:
Fabio Castro.
Deixe tudo normal, nao corte, nao replante a binata, nao muda de lugar... Melhor mesmo é deixa-la concluir a floração. Parabens, nao costumo ver casos de binatas fazendo hastes :mrgreen:
Seria muito bom se você tirasse fotos dela e da flor *_* !!

Boa Sorte,
abraço

Agora to tranks! 8-)
Po valeu mesmo pela respostas galera só que agora,Daniel, tu me deixou preocupado velinho! :?
Quanto tempo de vida duram as drosseras pois tenho 3 tipos delas sou um grande fã, essa binata tem uns 10 meses e sua haste esta com uns 40 cm de altura quando derem as flores eu posto as fotos : joia :
E outra, como eu disse antes na minha apresentação, me desculpem a quantidade de perguntas pois sou novo na área, e tenho me sentido muito motivado pela atenção que voçês teêm dado a mim e a outros novatos.
Para não me estender tens como postar um tutorial de como polinizar e depois recolher as sementes , gostaria muito de saber como faz por que a minha D. espatulata deu flor e eu não soube como pegar as sementes e cortei a haste :oops: , só que agora depois de 15 dias ela esta dando haste denovo. Ou me indicar algum post aqui que eu nã tenha visto se for possivel é claro :P

Fabio Castro.


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Simples, depois que a flor secar, vai ficar um frutinho (pode ficar escondido dentro da flor), quando ele secar, você dá uns petelecos nele e as sementes vão cair ^^

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

fabiocastro05 escreveu: Quanto tempo de vida duram as drosseras pois tenho 3 tipos delas sou um grande fã, essa binata tem uns 10 meses e sua haste esta com uns 40 cm de altura quando derem as flores eu posto as fotos : joia :
As vezes 1 ano ou pouco mais, isso é meio relativo, não tenho certeza mas nao é tempo longo nao
fabiocastro05 escreveu:E outra, como eu disse antes na minha apresentação, me desculpem a quantidade de perguntas pois sou novo na área, e tenho me sentido muito motivado pela atenção que voçês teêm dado a mim e a outros novatos.
Não tem problema, errado é não perguntar certo?
Fico feliz em saber que estamos ajudando você no cultivo, espero que voce e os outros membros se tornem grandes cultivadores de plantas carnivoras, assim ganha todo mundo :mrgreen:
fabiocastro05 escreveu:Para não me estender tens como postar um tutorial de como polinizar e depois recolher as sementes , gostaria muito de saber como faz por que a minha D. espatulata deu flor e eu não soube como pegar as sementes e cortei a haste :oops: , só que agora depois de 15 dias ela esta dando haste denovo. Ou me indicar algum post aqui que eu nã tenha visto se for possivel é claro.
Sim, claro, mas você nao precisa polinizar as Droseras, conseguira sementes sem polinização ;)
Fiz agora um tutorial de como colho as minhas sementes de Droseras, assim você ja aprende como da pra fazer isso.

:arrow: viewtopic.php?f=24&t=581&p=7349#p7349" onclick="window.open(this.href);return false;

Boa Sorte
abraço


fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Excelente!!
Valeu mesmo pelas explicações mais uma vez. :mrgreen:


guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Daniel Souza escreveu:
fabiocastro05 escreveu: Quanto tempo de vida duram as drosseras pois tenho 3 tipos delas sou um grande fã, essa binata tem uns 10 meses e sua haste esta com uns 40 cm de altura quando derem as flores eu posto as fotos : joia :
As vezes 1 ano ou pouco mais, isso é meio relativo, não tenho certeza mas nao é tempo longo nao
fabiocastro05 escreveu:E outra, como eu disse antes na minha apresentação, me desculpem a quantidade de perguntas pois sou novo na área, e tenho me sentido muito motivado pela atenção que voçês teêm dado a mim e a outros novatos.
Não tem problema, errado é não perguntar certo?
Fico feliz em saber que estamos ajudando você no cultivo, espero que voce e os outros membros se tornem grandes cultivadores de plantas carnivoras, assim ganha todo mundo :mrgreen:
fabiocastro05 escreveu:Para não me estender tens como postar um tutorial de como polinizar e depois recolher as sementes , gostaria muito de saber como faz por que a minha D. espatulata deu flor e eu não soube como pegar as sementes e cortei a haste :oops: , só que agora depois de 15 dias ela esta dando haste denovo. Ou me indicar algum post aqui que eu nã tenha visto se for possivel é claro.
Sim, claro, mas você nao precisa polinizar as Droseras, conseguira sementes sem polinização ;)
Fiz agora um tutorial de como colho as minhas sementes de Droseras, assim você ja aprende como da pra fazer isso.

:arrow: viewtopic.php?f=24&t=581&p=7349#p7349" onclick="window.open(this.href);return false;

Boa Sorte
abraço
Daniel no caso da D.Binata ela é perene tem uma na galeria da Nadia que tem mais de 3 anos,e algumas variedades de D.Binata so produzem sementes por polinização cruzada(ela é meio frescurenta :roll: ),por exemplo a minha produziu umas 15 flores e formou apenas 4 "frutos" :|
Quanto a duração de plantas carnivoras aqui tem um topico que fala sobre isso: https://www.forum.clickgratis.com.br/pl ... -2506.html" onclick="window.open(this.href);return false;
As vezes as plantas morrem por falta de dormencia,e muitas das especies de droseras que temos em cultivo são anuais porque elas são as mais faceis de cultivar.
Espero que não leve a mal minha correção Daniel :roll:
Abraços
OBS:Gostei bastante do tutorial pra recolher sementes,muitas vezes eu ja perdi sementes por causa de um "ventinho" maldito :twisted:


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

hahahaa acho que o Daniel já respondeu todas as duvidas...

Só a quesão da duração que é relativo, se são anuais pode durar de 6 meses a 1 ano ou mais se der algum tratamento especial, se são perene é o seu metodo de cultivo que vai determinar o tempo.

Eu não deixo minhas droseras florecer quando estão debilitadas ou se estou adaptando ele, por prevenção mesmo, pq drosera aguenta o arrocho e se não aguetar ela aborta a floração, pelomenos é o que acontece por aqui.

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem