Haste floral

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Flaviota
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 05 Jan 2014, 23:11
Localização: Santa Bárbara d'Oeste / São Paulo
Agradeceu: 1 vez

Haste floral

Mensagem por Flaviota »

Boa tarde pessoal, estou com algumas dúvidas sobre a haste floral da minha Dioneia.

Comprei ela faz 2 meses e havia poucas armadilhas, nasceram novas armadilhas e ela está linda. Há duas semanas começou a crescer a haste floral, estou na dúvida se posso deixar ela crescer ou se devo cortar, porque li em alguns sites que a planta gasta muita energia quando a haste floral cresce e ela pode morrer.

O que vocês acham?!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Não sei se ela teve período de dormência, pois comprei de um professor que trouxe de Sorocaba/ SP.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Flávia.

Pois é,

O maior problema quando adiquirimos nossas plantas é saber o mínimo sobre o passado dela. Se é oriunda de germinação, divisão de risoma ou cultura de tecido, se passou por dormência, se já floriu, quantos anos tem e etc.

Na dúvida aconselha-se a não deixar dar flores no primeiro ano de cultivo, pois, sim, ela gasta muita energia para isso.

Abç

ps a haste deve ser cortada assim que aparecer na planta. No atual estágio acredito que não fará mais diferença.
ps bela Dionaea. : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vamos por partes; o substrato é o incorreto (o famoso genérico), possivelmente a planta não passou por dormência e a mesma precisa de no mínimo 8 horas de Sol para que o interior de suas armadilhas fique vermelho, sinal de que a mesma goza de boa saúde. Abaixo seguem alguns links que devem ser lidos por todos aqueles que estão iniciando neste hobby.

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Flaviota
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 05 Jan 2014, 23:11
Localização: Santa Bárbara d'Oeste / São Paulo
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Flaviota »

Então Marciel, estou cuidando de uma Dioneia da minha amiga. Achei que ela estava morrendo, pq todas as armadilhas começaram a escurecer, mas estão nascendo folhas novas e a haste floral tbm (está bem menor que a da minha), acho melhor cortar a dela então né?!
Qual tesoura eu uso para cortar?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Flaviota escreveu:Achei que ela estava morrendo, pq todas as armadilhas começaram a escurecer...
Não esta morrendo, mas em compensação encontra-se debilitada e pode vir a óbito sem mais nem menos. Essas micro armadilhas no entorno da planta são clones que ela gerou e, sendo assim, quando for trocar o substrato da mesma eu aconselho-te a separá-los e assim ter um monte de plantinhas extras.
Flaviota escreveu:...acho melhor cortar a dela então né?!
Qual tesoura eu uso para cortar?
Corte esta haste o quanto antes e, quanto a tesoura a ser usada, pode ser qualquer uma. A poda deve ser feita bem rente ao centro da planta, OK?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Flaviota
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 05 Jan 2014, 23:11
Localização: Santa Bárbara d'Oeste / São Paulo
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Flaviota »

Muito obrigada pelas informações Rodrigo. Amanhã já vou comprar o musgo correto e replantar minha Dioneia.

Vou cortar a haste da Dioneia da Karol e replantar ela tbm. Vou tirar fotos dela para você ver, amanhã coloco as fotos aqui no tópico


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem