gnats + cephalotus

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

ótimo, obrigado!

já apliquei o dimy pel aqui nas plantas e em algumas amostras de subs separadas.. inclusive coloquei ele em uma fonte que mantenho para os passáros tomarem agua que as vezes junta umas larvas vermelhas compridas, que não sei o que são.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

eduf escreveu:... que mantenho para os passáros tomarem agua que as vezes junta umas larvas vermelhas compridas, que não sei o que são.
Anelídios, bloodworms. E sim, o inseto é um colêmbolo. :geek:


Abç


eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

MarcielS escreveu:
eduf escreveu:... que mantenho para os passáros tomarem agua que as vezes junta umas larvas vermelhas compridas, que não sei o que são.
Anelídios, bloodworms. E sim, o inseto é um colêmbolo. :geek:


Abç
massa, então o bloodworm desidratado que eu dou pras plantas aqui é o mesmo que nasce na fonte! hahahaha bom saber.

uma referencia pra galera aqui, nos foruns e sites gringos eles falam que usam um produto chamado "mosquito dunk" ou "mosquito bits" que parece um pouco a ideia do que o pessoal usa aqui para combater a dengue e a principal substancia dele é o "Bacillus Thuringiensis" que é exatamente o que tem no Dimy Pel, então apliquei sem medo. Inclusive já vi alguns relatos dos gringos que eles deixam um pedaço sempre na água, quando usam o método de bandeja.

Imagem


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

eduf escreveu:achei o dimy pel aqui na leroy merlin.. posso usar sem medo? aplico em tudo sem medo/dó no substrato ou alguma recomendação? a fita amarela estava muito caro e descobri que tenho fita isolante amarela.


Pode usar esse bioinseticida sem medo, pois o mesmo é a base de uma bactéria letal para o Fungus gnat. Agora quanto as armadilhas amarelas padrão "tabajara", eu não sei dizer se funcionarão :roll: ...

Obs.: O artrópode encontrado durante a limpeza dos vasos é um Colêmbolo conforme disse o Juliano Alves e o Marciel. Eles representam a primeira linha de defesa contra fungos e mal algum fazem as PCs.

Os mesmos só seriam um problema se você fosse um produtor de cogumelos, mas esse não é o caso :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

atualizando:

os gnats adultos sumiram e as larvas praticamente não são mais vistas por aqui... Não sei se foi só a temperatura abaixo de zero ou se foi só o dimy pel ou ambos, mas que resolveu meu problema, resolveu.
Nenhuma cepha ou dio apresentou mudança no "comportamento" e nada mudou negativamente!

Aprovado! Obrigado pelas dicas!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fico feliz que tudo tenha corrido bem em seu cultivo, pois seria uma lástima que tivesse perdido alguma planta. Em todo caso continue de olho vivo, visto que essa praga costuma voltar e para isso basta apenas que um inseto adulto escape e volte a depositar ovos nos substratos de suas PCs.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...basta apenas que um inseto adulto escape e volte a depositar ovos nos substratos de suas PCs.
não entendi, os insetos adultos já estão em liberdade no comum dizer soltos no ar. eu apliquei em tudo aqui, no dia seguinte vi vários nos vasos novamente.

penso se fazer a necessidade obrigatória de repetir 2 ou 3 vezes a aplicação a cada 15 dias, não tem como matar os insetos.

talvez o q pode "ajudar" é a armadilha amarela, mas ajudar. evitar qdo já está cheio penso somente se tivéssemos tela o bastante para cobrir todos os vasos.

*complementando, será q ter próximo uma planta repente pode ajudar e até evitar? eu peguei a dias atrás umas mudas de manjericão e coloquei no próprio vaso em sphagnum e areia. algumas estão bem, mas a maioria morreu.
resumo tendo uma planta repelente a cada m² será q até previne novas pragas, pulgões, larvas e tudo mais (não deixando a aproximação do mosquito)?
to pensando em um vaso pq, uns com mudas de manjericão, outros com hortelã e deixar próximo. se irá valer a pena, penso só fazendo para ver.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edson, a menos que eu esteja enganado o cultivo do Eduardo (Eduf) é indoor (dentro de casa) e lá é mais fácil (em tese) controlar a presença de mosquitos adultos de Fungus gnat.

Quanto a planta repelente saiba que esta é uma solução ecológica viável, porém o problema é saber qual delas repele esta praga "mardita" :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...o problema é saber qual delas repele...
se viermos a saber e se realmente vier a repelir esta espécie de mosquito, penso q poderíamos acabar com este problemas em nossas pc's.

vamos torcer para termos mais ajuda para pesquisar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

aqui eu tenho vários pés de manjericão e eles são constantemente devorados por vários tipos de pragas (pulgão, ácaros, cochonilhas.. etc). A patroa até desistiu de usar eles como tempero, de tanto bixo que aparece neles.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem