germinando sementes de nepenthes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Entendi....se foram poucas noites com temperatura muito baixa provavelmente elas vão apenas atrasar na germinação ou diminuir um pouco a taxa.

Agora começa um processo de fé mesmo dependendo da semente demora mesmo.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Arthur Gomes
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Dez 2014, 13:16
Localização: São Miguel dos campos - Alagoas
Agradeceu: 15 vezes

Mensagem por Arthur Gomes »

Muito bom!!! Peço licença para adaptar aqui em casa, rs.
Muito bom mesmo.


Arthur Gomes L Silva
arthur.lima@icbs.ufal.br
Graduando em C. Biológicas Bacharelado - UFAL
Setor de Botânica, Laboratório de Fisiologia Vegetal
Avatar do usuário
vanderlei
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 10 Abr 2013, 23:16
Localização: dourados-ms
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por vanderlei »

Um dia irei germinar nepenthes ! kkkkk


"quantas chances desperdicei quando o que eu mais queria era provar pra todo mundo que eu n precisva provar nadapra ninguém"
Avatar do usuário
Haohmaru
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 30 Jul 2015, 22:51
Localização: Bauru - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Haohmaru »

Galera eu tenho uma dúvida a respeito da iluminação, alguém saberia me dizer se é possível usar lâmpadas de LED?
E tipo caso sim, vocês usam lâmpadas com equivalência? Tipo, a lâmpada é de 5W mas equivale a 20W?
Ficou clara a minha dúvida?
Desde já agradeço a atenção de todos.
Abraços


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

É possível sim usar lâmpadas de LED, mas tem que ser uma "Power LED" igual a da foto abaixo:

[thumbnail]https://farmtech-mart.com/yahoo_site_ad ... 21_std.jpg[/thumbnail]

Agora quanto ao tempo de exposição das sementes a luz artificial assim como sua potência eu deixo para outros membros opinarem, pois esta não é minha praia :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fonte - https://www.farmtech-mart.com/grow_ligh ... grow_light


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Rafael Wolf
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 03 Set 2019, 10:24
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Rafael Wolf »

Boa tarde. Muito obrigado pelo Tópico. Logo vou receber minha sementes e vou fazer o teste.


Avatar do usuário
Danilopadua
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 15 Mai 2020, 09:24
Localização: Franca - Sp

Mensagem por Danilopadua »

gilson escreveu:Resolvi escrever como germino sementes de Neps, por que tenho recebido varias duvidas do pessoal do fórum.
Não posso falar que é a maneira correta, mas posso dizer que tenho tido muita sorte com essas sementes da forma que eu faço.
Sempre temos que lembrar que sementes “frescas” é importante, mas só podemos ter absoluta certeza se polinizarmos a plantas em casa.
Sementes de neps precisam de muita umidade, temperatura alta (em torno de 28ºC) e muita luminosidade.
Podemos ter sucesso de muitas maneiras, mas eu preferi a que eu chamo de controlada.

Imagem

Eu, como gosto de germinar sementes uso um aquário de medidas grandes (90x60x50cm), mas comecei com dimensões menores, nesse aquário uso 2 lampadas de 20W, que ficam ligadas 17 horas por dia. A temperatura se mantém em 28ºC, por ser fechado e cai a noite para a temperatura ambiente.

Imagem

Imagem

Uso potes de sobremesa com 4cm de diâmetro e faço 2 a 3 furos no fundo, que serve para a entrada da água (sem cloro), que no aquário deixo com 1cm de altura. É difícil, mas se abaixar o nível, é só completar com mais água.

Imagem

Imagem

O sphagnum eu fervo, e na hora de colocar no pote (3cm de altura), pico com uma tesoura, para facilitar a retirada dos seedlings.

Imagem

Imagem

Espalho as sementes sobre o sphagnum e jogo fungicida sobre as sementes (Captan 750 ts), muitas vezes não é necessário, mas se não quiser usar em todas, é só ficar atento as sementes, começando a fungar, use.

Imagem

Imagem

Sementes de neps podem começar a germinar com 2 semanas, o normal é 4 semanas, mas se prolonga até um ano. Como a natureza é sabia, ela deixa sempre algumas sementes com tempo diferentes para não perder as espécies. O que normalmente eu vejo é no primeiro mês germinam uma grande quantidade e depois de 2 a 3 meses, quando as vezes já posso começar a tirar os seddling, ainda estão germinado em quantidade pequena.


Imagem

Sempre nesses potes de germinação, algumas crescem mais do que as outras, essas 2 ou 3 eu retiro para uma vaso individual que será as plantas que já vou ficar para mim.

Imagem

Imagem

As outras coloco em um vaso maior, mas ainda todas no mesmo lugar, apenas dando espaço entre elas.

Imagem

Nesse momento elas já vão para fora, começa a receber a luz do dia e sol na parte da manhã.
Quando esse vasos se completam, pelo crescimento das plantas, aumento o vaso.

Imagem

Desse ponto em diante eu espero que as plantas fiquem fortes, com folhas grossas e quando o tempo esta muito úmido vou tirando do aquário.

Gilson
Obdigado pela orientação...muito bom a explicação

Enviado de meu SM-A305GT usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem