germinando sementes de nepenthes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Boa sorte Aquiles! espero que germinem logo e não funguem. : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Aquiles Gernaldo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mai 2012, 19:36
Localização: Tenente Ananias - RN
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Aquiles Gernaldo »

Paulo
O negócio é não desanimar e tentar acertar, tenho trauma com seeds de dionaea :lol:
Abraços

Felipe
Obrigado cara : joia :
espero que ao menos uma nasça e sobreviva :D :D
Abraços


"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Aquiles Gernaldo escreveu: FelipeObrigado cara : joia :
espero que ao menos uma nasça e sobreviva :D :D
Abraços
Esta é a esperança que sempre temos quando semeamos nepenthes, que pelo menos uma nasça :lol:
Abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Aquiles Gernaldo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mai 2012, 19:36
Localização: Tenente Ananias - RN
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Aquiles Gernaldo »

Parece que uma está germinando, tem um ponto minusculo verdinho no meio. Duas sementes fungaram x.x, tirei os fungos delas :lol:
Abraços!


"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."
Avatar do usuário
Dioneia
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 258
Registrado em: 17 Dez 2011, 18:44
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Dioneia »

Muito Obrigado pelo passo-a-passo, agora já posso pensar em comprar seeds de neps! : joia :


Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

Sempre Alerta!
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Gilson, obrigado por compartilhar, seu método é ótimo e em breve tentarei reproduzi-lo. Mas tenho uma dúvida: o que poderíamos usar pra substituir ou descartar o uso desse fungicida, se quisermos?

Pesquisando sobre germinação de Nepenthes aqui nos tópicos encontrei algumas informações interessantes. Mas em alguns casos os participantes ainda não atualizaram esses tópicos em que propuseram testar alguns substratos para germinação. Então ficamos na dúvida.

Em 1º lugar, a espécie que tentarei germinar é N. bicalcarata. Ela é classificada como de altitude baixa (lowland) e acho que se adequará em minha cidade, que está a cerca de 500 m do nível do mar e tem clima muito quente na maior parte do ano.

Neste tópico criado pelo Marciel, ele compartilhou informações sobre uma taxa importante de germinação que obteve usando perlita pura e vermiculita pura:
>> Experimento de germinação de Nepenthes - Marciel <<
Entretanto, em outras postagens, outras pessoas disseram que, com o passar do tempo, a vermiculita alcaliniza o meio e libera minerais, o que prejudica as raízes e, consequentemente, a planta.
Lembrando que, depois de germinadas, as mudas podem ser transplantadas e, aí sim, o meio mais propício para cada espécie poderá ser conformado.
A vantagem que o Marciel verificou é que esses meios ficaram livre de algas e fungos, uma coisa que o carvão vegetal também pode propiciar, pelo que já li em outros tópicos.

Também tentaram germinar as sementes completamente submersas em água pura! O que eu acho mais arriscado. De qualquer forma, o PenDragon ainda não atualizou o tópico mostrando o resultado disso:
>> Experimento germinação de nepenthes - PenDragon <<

Mais perguntas:

Gilson, acho que você não chegou a comentar - qual a porcentagem das suas germinações?
Pergunto isso porque, como sabemos, muitas coisas influenciam na germinação, se são sementes frescas ou a própria viabilidade de cada semente e muitos iniciantes não dispõem de uma quantidade grande para arriscar uma primeira tentativa, sendo importante buscar o modo mais seguro, neste caso.

Se eu não tiver ou não quiser usar o fungicida, convém esterilizar as sementes pra que fungos não se desenvolvam a partir de possíveis esporos? Poderia fazer isso com hipoclorito de sódio em baixa concentração, assim como é feito para germinação in vitro de sementes de orquídeas?

Marciel, sobre seu teste com perlita e vermiculita, em que ambas permitiram boa % de germinação - você não esterilizou as sementes também? Acha que isso pode ter influenciado no resultado?

Finalizando, como ainda não possuo uma estufa com iluminação artificial, tentarei semeá-las na mistura de esfagno fervido e higienizado + carvão e deixá-las em ambiente aberto com recipiente com água embaixo, à meia sombra. Se esterilizar as sementes deixarei em mini estufa com iluminação natural. Compartilharei com vocês os resultados, mas gostaria de saber se usando carvão vegetal seria um jeito realmente adequado pra se evitar crescimento de fungos e algas e que não mude o pH com o passar do tempo (lembrando, sem uso de fungicida).

(desculpe por escrever muito, rs)

Obrigado desde já,
Ivan


gilson
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 11 Fev 2011, 15:34
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 10 vezes

Mensagem por gilson »

como eu sempre tenho muitas sementes eu considero 2 tipos de porcentual. Nesse último ano caiu o percentual de sementes que considero ideal, pelo menos 2 germinações por especie colocada a geminar, esta em torno de 70% positivo. Sobre o percentual por especie é muito variável, existem casos que 60% da sementes germinão e casos que 10 %, imaginando uma media de 25 sementes que acredito ser a ideal para tentar. Nesse segundo caso, considero que essa variação grande se deve a dificuldade natural da especie e tempo que as sementes foram colhidas, que nunca conseguimos saber.
Eu me acostumei a usar fungicida, por mera comodidade, em muitos casos não é necessário. Esterilizar as sementes eu não acredito no meu caso, ja que mesmo fervendo o musgo, o meio que elas ficam é contaminado. Não sei se o hipoclorito afetaria as sementes.

gilson

Importante, se voce for colocar em lugar com iluminação natural, tem que tomar cuidado em que não tome sol direto e recomendo cobrir o pote, por que as sementes, mesmo estando em contanto com o musgo umido, a maior parte fica mais seco, dificultando a germinação.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

ivan escreveu: Marciel, sobre seu teste com perlita e vermiculita, em que ambas permitiram boa % de germinação - você não esterilizou as sementes também? Acha que isso pode ter influenciado no resultado
Oi Ivan.

Não esterelizei. Por isso deduzí que este lote de sementes testadas não estavam contaminadas e sim apenas os meios que tiveram focos de fungo.

O teste foi voltado apenas para o estudo de substratos para germinar seeds de Neps e não para o desenvolvimento das plantulas germinadas. Como a morfologia da semente de Nepenthes permite seu manuseio sem que tenha que 'tocar' na recém nascida, podemos utilizar um substrato apenas para esse propósito. Nasceu, aí passa para um substrato para seu desenvolvimento vegetal e radicular.

Ultimamente tenho utilizado fungicida nas germinadoras, mas não funciona 100%, pelo menos aqui.

Tambem acho que a umidade ao redor (ar) da semente deve ser a maior possivel.

Abç


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Gilson, podemos considerar também que essa dificuldade "natural" das germinações se deva a muitos fatores que não temos como saber ao certo muito menos controlá-los e, talvez, mesmo usando um meio ideal nunca se chegue a 100%. Acredito que a hibridização possa gerar algumas sementes inviáveis, afinal, elas têm variação genética natural mesmo sendo irmãs, vindas da mesma planta, imagine quando se mistura com outra espécie, ou até o fato de querermos germinar sementes de uma planta de terras altas em outra condição e vice versa, algumas sementes podem não suportar isso.

Achei o resumo de um artigo:
>> Resumo de artigo sobre germinação de Nepenthes <<

Quem tiver acesso a esse banco de dados através de alguma universidade pode acessar o texto completo, mas pelo resumo temos uma ideia do que fizeram. Eles testaram as espécies N. madagascariensis, N. carunculata e N. pervillei.
Segundo o artigo, usaram um meio de cultivo com reguladores de crescimento (hormônios), leite de coco e carvão ativado. Também diz que o uso de antibióticos e fungicidas beneficiaram para que ocorresse germinação, pois as sementes frequentemente estão muito contaminadas e não suportam esterilização prolongada.
MarcielS escreveu: Não esterelizei. Por isso deduzí que este lote de sementes testadas não estavam contaminadas e sim apenas os meios que tiveram focos de fungo.
Marciel, é possível também que todas as sementes estivessem contaminadas e os fungos não apareceram apenas nos meios que não deram as condições para desenvolvimento dos esporos ou até os inibiram.

Obrigado de novo, vou seguir o conselho dos dois e vamos esperar que germinem... só tenho 10 sementes por eqto kkkk

grande abraço : joia :

EDT: Dêem uma olhada nesse outro artigo >> Propagação de Nepenthes - Borneo Science, 2000
Mesmo nessas condições de laboratório a taxa que eles conseguem em germinação controlada é baixa, olhem a tabela na página 4.


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Pessoal, resolvi comprar o fungicida, achei o Orthocide 500. É o mesmo princípio ativo do Captan, porém em concentração diferente, acredito.

O nome técnico da substância em inglês:
N-(trichloromethylthio)cycloex-4-ene-1,2-dicarboximide (ou simplesmente CAPTANA), pertence ao grupo químico dicarboximida.
Gostaria de saber sobre essa concentração para comparar ao Captan 750ts.

Aqui na bula do Orthocide 500 está escrito:
N-(trichloromethylthio)cycloex-4-ene-1,2-dicarboximide........... 500g/kg
Ingredientes inertes.........................................................500g/kg

Ou seja, concentração de 50% do princípio ativo. Pensei em diluir 1,5g em 1L e testar. Em qual concentração devo diluir para não prejudicar as sementes? Para os que já usaram o Captan com outra concentração, o que sugerem?

Nesse > tópico <, o Daniel mencionou que usa 1,6g por 700mL de água, mas dependendo da concentração do princípio ativo é importante verificar essa dose.

Valeu,
Abç.
Editado pela última vez por ivan em 10 Mai 2013, 23:55, em um total de 1 vez.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem