Germinação e Quebra de Dormência em Sementes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Germinação e Quebra de Dormência em Sementes

Mensagem por MarcielS »

Germinação e Quebra de Dormência em Sementes


A dormência de sementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes mesmo em condições favoráveis (umidade, temperatura, luz e oxigênio) não germinam.
Quando nos deparamos com este fenômeno há necessidade de conhecermos como as espécies superam o estado de dormência em condições naturais, para que através dele possamos buscar alternativas para uma germinação rápida e homogênea, este processo é chamado de QUEBRA DE DORMÊNCIA.

O fenômeno da dormência em sementes pode ser dividido em dormência primária e dormência secundária:
Dormência primária - é aquela que já se manifesta quando a semente completa seu desenvolvimento, ou seja, quando colhemos as sementes elas já apresentam dormência.
Dormência secundária - é quando as sementes maduras, não apresentam dormência, ou seja, germinam normalmente, mas quando expostas a fatores ambientais desfavoráveis são induzidos ao estado de dormência.

Principais causas de dormência das sementes:
Tegumento impermeável - as sementes com estas características, são chamados de sementes com casca dura, por não conseguirem absorver água e/ou oxigênio.
Embrião fisiologicamente imaturo ou rudimentar: no processo de maturidade da semente o embrião não está totalmente formado, sendo necessário dar condições favoráveis para o seu desenvolvimento.
Substâncias inibidoras - são substâncias existentes nas sementes que podem impedir a sua germinação.
Embrião dormente - o próprio embrião se encontra em estado de dormência, geralmente nesse caso a dormência é superada com choque térmico ou luz.
Combinação de causas - necessariamente as sementes não apresentam somente um tipo de dormência, podendo haver na mesma espécie mais de uma causa de dormência.

Processos para quebra de dormência das sementes:
Escarificação química - é um método químico, feito geralmente com ácidos (sulfúrico, clorídrico etc.), que possibilita os sementes executar trocas com o meio, água e/ou gases.
Escarificação mecânica - é a abrasão das sementes sobre uma superfície áspera (lixa, piso áspero etc). É utilizado para facilitar a absorção de água pela semente.
Estratificação - consiste num tratamento úmido à baixa temperatura, auxiliando as sementes na maturação do embrião, trocas gasosas e embebição por água.
Choque de temperatura - é feito com alternância de temperaturas variando em aproximadamente 20ºC, em períodos de 8 a 12 horas.
Água quente - é utilizado em sementes que apresentam impermeabilidade do tegumento e consiste em imersão das sementes em água na temperatura de 76 a 100ºC, com um tempo de tratamento específico para cada espécie.

MÉTODOS PARA A SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA


Dormência tegumentar ou exógena:
Escarificação ácida - as sementes são imersas em ácido sulfúrico, por um determinado tempo, que varia em função da espécie, à temperatura entre 19ºC e 25ºC, sendo então lavadas em água corrente e colocadas para germinar.
Imersão em água quente - a imersão em água quente constitui-se num eficiente meio para superação da dormência tegumentar das sementes de algumas espécies florestais. A água é aquecida até uma temperatura inicial, variável entre espécies, onde as sementes são imersas e permanecem por um período de tempo também variável, de acordo com cada espécie.
Imersão em água fria - as sementes de algumas espécies apresentam dificuldades para germinar, sem contudo estarem dormentes. A simples imersão das sementes em água, à temperatura ambiente (25ºC) por 24 horas, elimina o problema, que normalmente é decorrente de longos períodos de armazenamento, e que causa a secagem excessiva das sementes, impedindo-as de absorver água e iniciar o processo germinativo.
Escarificação mecânica - este método tem se mostrado bastante eficaz para a superação da dormência de algumas espécies florestais, em especial as leguminosas. O procedimento consiste, basicamente, em submeter as sementes a abrasão, através de cilindros rotativos, forrados internamente com lixa o que irá desgastar seu tegumento, proporcionando condições para que absorva água e inicie o processo germinativo; Para que se obtenham resultados positivos na utlização do processo, são necessárias algumas precauções, como o tempo de exposição das sementes à escarificação e a pureza do lote, pois sementes com impurezas comprometem a eficiência do tratamento.

Dormência embrionária ou endógena
Estratificação a frio - as sementes de algumas espécies florestais apresentam embrião imaturo, que não germina em condições ambientais favoráveis, necessitando de estratificação para completar seu desenvolvimento. Para a estratificação, o meio em que as sementes serão colocadas deve apresentar boa retenção de umidade e ser isento de fungos. Normalmente utiliza-se areia bem lavada que apresente grãos em torno de 2,0 mm de diâmetro (média) para facilitar a posterior separação das sementes por peneiragem.O recipiente em que será colocado o meio, deve permitir boa drenagem evitando-se a acumulação de água no fundo o que causa o apodrecimento das sementes.A temperatura requerida para a estratificação a frio está entre 2ºC e 4°C, que pode ser obtida em uma geladeira ou câmara fria. As sementes são colocadas entre duas camadas de areia com 5 cm de espessura. O período de estratificação varia de 15 dias para algumas espécies, até 6 meses para outras. Uma vez encerrado o período de estratificação, as sementes devem ser semeadas imediatamente, pois se forem secas poderão ser induzidas à dormência secundária.
Estratificação quente e fria - a maturação dos frutos de algumas espécies ocorre no final do verão e início do outono, com temperaturas ambientais mais baixas. A estratificação quente e fria visa reproduzir as condições ambientais ocorridas por ocasião da maturação dos frutos. O procedimento é exatamente o mesmo descrito para a estratificação a frio, alterando-se temperaturas altas (25ºC por 16 horas e 15ºC por 8 horas) por um período, e temperaturas baixas (2ºC a 4ºC) por outro período. Dormência combinada Algumas espécies apresentam sementes com dormência tegumentar e embrionária. Nestes casos, submete-se a semente inicialmente ao tratamento de superação da dormência tegumentar, e a seguir, para superar a dormência embrionária. Em alguns casos, apenas a estratificação a frio é suficiente para superação de ambas.

Fonte: Embrapa
...


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Mais algumas tecnicas utilizadas na quebra da dormencia de sementes, alem das já conhecidas


Peróxido de Hidrogênio:
Comumente disponivel em uma solução de 3%. Pode ser utilizada por cerca de 20 minutos para desinfetar as sementes e alterar o tegumento. O peróxido pode ser diluído em agua e as sementes embebidas por 24 horas.

Sódio / Hipoclorito de Cálcio:
Efetivamente utilizado para esterelizart e desinfetar a uma solução de 10%. Pode ser preparado com 1/4 de xicara de lixivia para 2 copos de agua. Impregnar as sementes por 20 minutos e lavar cuidadosamente depois.

Nitrato de Potássio:
Muitas sementes recém colhidas germinam melhor se embebidas em uma solução de nitrato de potássio a 0,2%. As sementes devem ser embebidas por 24 horas e lavadas cuidadosamente depois.

Tioureia:
Utilizado para germinação de algumas sementes dormentes que em geral não germinam na escuridão ou a altas temperaturas. Uma solução aquosa de 0,5 a 4% é a recomendação. As sementes devem ser embebidas por 24 horas e lavadas cuidadosamente depois.

Vitaminas:
O mais comum suplemento vitaminico para as plantas é a vitamina B1 (tiamina). Outras vitaminas do complexo B são igualmente úteis. Ácido nicotinico (niacida) e àcido ascórbico (vitamina C) também são recomendados.

Willow Tea:
Chá feito a partir da casca do salgueiro, contém uma substância que reforça a ação dos hormônios vegetais e estimula a germinação das sementes. As sementes devem ser embebidas por 24 horas a 48 horas.

...


CAMAL3AO
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 27 Fev 2011, 20:55
Localização: Portugal

Mensagem por CAMAL3AO »

Olá MarcielS :)

Esse artigo está MUITO BOM, é bastante completo :)
É uma óptima partilha, pois ha muitas duvidas no pessoal novo, e eu também nos processos de estratificação das sementes ;)

PArabéns, otima informação :)

abraço


[url=http://plantascarnivoras.forumr.net/]CPPC[/url]
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Bacana o conteúdo!
Eu estava em busca de algo do tipo por essa semana então ai esta obrigado!!


Fabio Castro.


Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Gente , preciso de uma ajudinha.... :roll: ....
Eu tenho sementes de :
S. Leucophylla ;
S. Leucophylla x Alata ;
S. Leucophylla x Purpurea ;
S. Leucophylla 'alba' .
Todas precisam de estradificaçao a frio ?
Quanto tempo ?
Brigado a todos !
T+++

ps : deu para perceber que eu gosto de Leucophylla ? hahahahaha


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

MathFunke escreveu:Gente , preciso de uma ajudinha.... :roll: ....
Eu tenho sementes de :
S. Leucophylla ;
S. Leucophylla x Alata ;
S. Leucophylla x Purpurea ;
S. Leucophylla 'alba' .
Todas precisam de estradificaçao a frio ?
Quanto tempo ?
Brigado a todos !
T+++

ps : deu para perceber que eu gosto de Leucophylla ? hahahahaha
Se não forem frescas elas precisam...o tempo é mais ou menos o mesmo da dormência induzida...acho que uns 2 meses na geladeira seria bom...mas como já disse se forem frescas pode plantar imediatamente...
Abraços : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Willow Tea.. é algo a ser tentado assim como as outras formas... essa parece funcionar hein.
Ae Marciel, como sempre nos surpreendendo com materiais incriveis.


Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Vou perguntar para o Ono se elas sao frescas ou nao...
Brigado Guiga !
T++


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
Sergio B. Cardoso
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 365
Registrado em: 04 Jun 2011, 15:08
Localização: Belo Horizonte - M.G.

Mensagem por Sergio B. Cardoso »

MathFunke escreveu:Gente , preciso de uma ajudinha.... :roll: ....
Eu tenho sementes de :
S. Leucophylla ;
S. Leucophylla x Alata ;
S. Leucophylla x Purpurea ;
S. Leucophylla 'alba' .
Todas precisam de estradificaçao a frio ?
Quanto tempo ?
Brigado a todos !
T+++

ps : deu para perceber que eu gosto de Leucophylla ? hahahahaha
Ola MathFunke ,

me desculpe talves esteja sendo grosso com voce , procure ajuntar mais $ e compre mudas de Sarra.s ja formadas e muito mais facil o cutivo , as geminaçoes todo bem , eu nao tenho muita paciencia com germinaçoes demorao muito , com o tempo voce faz as trocas de vasos das Sarra.s e vai pegando o jeito , elas sao plantas de facil cultivo , o que voce tem que ficar atento e sobre a umidade , no mais e isto ai : joia :

Abraço Sergio .


Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Sergio , eu nao comprei elas , eu fiz uma troca ...
Brigado !
T+++


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem