Germinação drosera capensis/ F.R

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
victorpereiramuniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 11 Mai 2016, 18:43
Localização: Recife, Pernambuco
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Germinação drosera capensis/ F.R

Mensagem por victorpereiramuniz »

galera to com uma duvida tremenda, e ate meio triste pois nao sei se deu certo, comprei sementes de capensis e F.R ao ono.. e fazem 37 dias que estao no sphagnum puro.. sempre umido com agua por baixo num pote e vedado com furos em cima, plastico transparente, e na sombra com muita luminosidade... nao encontro as etapas de germinação de droseras e nao sei se as minhas estao indo bem.. ate agora suspeito que algumas brotaram... mas a maioria nao vejo mais nada alem do sphagnum brotando... talvez uns 6 copinhos funcionaram e pelo que marquei foram so as capensis, a Filiformis red coloquei em copos de plastico normal cortados na metade para ficar do mesmo tamanho do Copo de cafe, mas nao vejo nada alem do sphagum neles, seguem umas fotos e me digam o que acham ( tirei fotos do que suspeito ser as sementes germinando ) desculpem as fotos pela camera do celular e quase impossível focar ou conseguir encontrar as sementes que suspeito

as imagens abaixo estao ao lado esquerdo, proximo, embaixo a um ''filete vermelho''

Imagem

Imagem

Imagem

essas duas imagens abaixo estao ao lado direito...

Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...fazem 37 dias
parece, digo parece, q vemos na primeira foto algumas em germinação. observe as minúsculas folhas com o brotinho preto (casca da semente) na ponta. em germinação use o sphagnum de todo seco e preparado (fervido antes). fervido o sphagnum poderá vir a brotar sim, mas demorará mais tempo.

busque adquirir uma lente. esta ajudará a imagem expandida. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, a priori só vi musgo brotando mesmo. Sei não, mas acho que essas sementes não vão mais germinar :roll: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
victorpereiramuniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 11 Mai 2016, 18:43
Localização: Recife, Pernambuco
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por victorpereiramuniz »

Também acredito ser na ponta as sementes pretas.. mas só funcionaram as capensis e algumas... as filiformis red nenhum deu certo pelo jeito :\ quanto tempo pra ter certeza que funcionou ? 2 messes ?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Victor,

olhando por cima,acho q na segunda e terceira foto vejo melhor. como lhe disse aparenta sim a casca da semente na ponta, como é comum.
para ter certeza, como lhe disse uma lente o ajudará nesta e em outras germinações. observe se abaixo da casquinha, há o verde.

a germinação depende de "n" fatores. mesmo você tendo feito tudo certo, por vezes verá muitas, poucas e até nenhuma. :(

tendo germinado, como lhe disse q aparenta, agora é deixar quieto e continuar com os mesmos cuidados até a muda ter tamanho mais indicado para replante. isso irá demorar um pouco, segura a ansiedade. ainda mais agora em inverno, onde é mais dificil a germinação e demora em crescimento. paciência : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por Alph@ »

Amigo,

Fique tranquilo, já germinei droseras após meses de semeadas (3 / 4), enquanto a semente não fungar há esperança (muitas vezes a sementes pode estar em dormência), apenas mantenhas as condições para elas germinarem e aguarde.


victorpereiramuniz
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 11 Mai 2016, 18:43
Localização: Recife, Pernambuco
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por victorpereiramuniz »

Outras imagens com flash.. talvez fique mais facil de ver..

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

e amigo ainda vajo apenas musgo brotando. mais faça o seguinte, abra a imagem no pait e recorte apenas a parte onde esta o germinação bem aproximada que ai vai dar para ver, a imagem original tem resolução alta e da esse suporta ja essas que estão no fórum ja foram reduzidas e não da pra ser ampliada mais.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Acho que encontrei kkkk agora só esperar elas crescerem mais !!!!


Em busca de XP para plantio
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

Bom, olha a sorte !!!! você tem musgo sphagnum crescendo e ainda germinação de D. capensis. Estas plantas são muito lindas, e ainda tem fácil cultivo :D
Boa sorte no cultivo : joia :


eu preciso parar de ser trouxa
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem