Germinação de P. Primuliflora: Problemas à vista?

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Germinação de P. Primuliflora: Problemas à vista?

Mensagem por Fatikn »

Oi, pessoal!

Ja faz um mês q semeei as seeds dessa ping, doadas pelo nosso amigo Rodrigo.

Em off já vi q estou ainda dentro do prazo pra q elas germinem (entre 1 e 3 meses). Acontece q tenho notado algo q ainda não havia visto em meu cultivo e q tem me intrigado bastante: uma camada brilhosa no sphagnum.

Nesse potinho usei sphagnum + areia com um pouco mais de areia na superficie, pra retardar o aparecimento das algas. O potinho toma o sol do final do dia e é regado por capilaridade, mas não o deixo enxarcar e sempre tomo o cuidado de não deixar o substrato secar como acontece com as pings já formadinhas e crescidinhas.

Há cerca de dois meses, germinei seeds de p. lusitanica desse mesmo jeito (condições de umidade, sol, luminosidade) e ambos estão lado a lado. Já experimentei deixar secar um pouco mais pra ver se esse brilho era da água ou não, mas ele não diminui... fica um pouco opaco, mas o aspecto estranho continua...

Fiz fotos dos substratos da p. primuliflora e da p.lusitanica pra comparar, mas lembro q esse vaso de p.lusitanica tá formado há pelo menos 2 meses e o sphagnun dele não brilha como o do potinho...

P. primuliflora:
[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-jCVY ... G_4644.JPG[/thumbnail]

P. lusitanica:
[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-ZQvM ... G_4646.JPG[/thumbnail]

E aí pergunto: isso q apareceu são as cianobactérias? Será q perdi essas seeds? há alguma coisa q eu possa fazer pra tentar salvar essas sementinhas?

Desculpa, se compliquei ao explicar demais... mas queria passar a vcs o máximo de detalhes pra corrigir oq possa ter feito de errado...

Ah! já ia esquecendo um outro detalhe: Em minhas germinações tenho usado potinhos descartáveis ou vasos (novos). Com essas sementes, resolvi aproveitar um potinho onde já havia germinado sementes anteriormente. Mas antes de usá-lo lavei com bastante água e um pouquinho de água sanitaria e no enxágue usei um pouco de vinagre na água (pra cortar o efeito do cloro) e deixei secando no sol... Será q isso tb ajudou pra esse problema se instalar? :?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Não consegui identificar muito bem pela imagem, mas pelo seu relato Fatima infelismente são cianobactérias sim. : bad :

Acredito que nenhuma semente nascerá nessa germinadora. :(

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pois é Fátima, parece que a sementeira das P. primuliflora deu xabu :cry: . Eu não quis te dar esta notícia em privado, pois temi desanimá-la e também porque é sempre bom contar com uma segunda opinião :roll: . Deixa estar amiga, depois lhe envio algumas mudas desta espécie de Ping : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q puxa.... :cry: :roll:

Eu temi por isso... principalmente qdo você disse q ainda estava em tempo de germinar e tb depois de ter, na semana passada, tentado deixar o substrato secar um pouco e ver q quase nada mudou...

Mas tudo bem... tento germinar numa proxima... fica o aprendizado, né? e quer saber? nunca mais reaproveito potinhos pra germinação!! A unica vez q fiz isso deu no q deu... :|

Bola pra frente pq aqui jaz sementinhas.... :cry:

Brigada, Marciel e Rodrigo....

Agora tô preocupada com uma coisa... isso não passa pras outras pc's não, né?? Melhor ficar de olho nos substratos dos vasos q estão proximos a essa "sementeira"?? Tô sendo paranóica? :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Então,

Caso identifique pequenos focos, pode retirar a área afetada e completar com substrato novo (somente nesses casos).

Nas situações que uma área grande está contaminada, o melhor é o descarte total.

Abç


Avatar do usuário
Hugo Santos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 10 Jun 2013, 22:07
Localização: Valinhos, São Paulo

Mensagem por Hugo Santos »

Aproveitando o tópico, percebi que no meu cultivo tbm tem uns focos de cianobactérias...alguem saberia dizer de onde elas vem ou como prevenir-las ?

Abs.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hugo, cianobactérias se desenvolvem em ambientes extremamente úmidos como estes em que cultivamos as PCs e, sua origem pode estar no próprio musgo ou água com que regamos as carnívoras. Mas como evitá-las e, melhor, eliminá-las quando as mesmas aparecem? Isso é algo que não tenho como lhe responder, pois estes seres são muito resistentes :? .

Talvez, eu disse talvez, o uso de algum algicida para aquários atenue o problema, mas antes faz-se necessário testes visando salvaguardar a vidas das plantas uma vez que este produto pode causar mais danos as plantas que esta praga :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Hugo Santos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 10 Jun 2013, 22:07
Localização: Valinhos, São Paulo

Mensagem por Hugo Santos »

E o que estou fazendo, uso uma anti-algas para tenta controlar as cianobacterias e ate onde vi não danifica as plantas.

Obrigado pela dica.

Abs.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Só pra comentar....

Desde q fiz esse post, não reguei esse potinho... ele está completamente seco e ainda assim, por cima, a camada de sphagnum ainda brilha!! Aí eu pergunto: enqto há esse brilho, significa q essas danadinhas das cianobacterias continuam vivas?????? Elas não morrem não??? :shock:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fatikn escreveu:... enqto há esse brilho, significa q essas danadinhas das cianobacterias continuam vivas?????? Elas não morrem não??? :shock:
Pois é Fatima.

Não é tão simples eliminar as cianobacterias, rs. Por isso na maioria das vezes o descarte total é recomendado. 8-)

As cianobactérias tem, geralmente, uma estrutura externa para evitar a dessecação (proteção).
Chamada de bainha de mucilagem, é uma substância gelatinosa incolor, daí o brilho, que recobre totalmente ou parcialmente o indivíduo.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem