Germinação: D. Capensis & Dionaea - Iluminação

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
lello_dias
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2014, 12:04
Localização: Maracanaú, Ceará
Agradeceu: 5 vezes

Germinação: D. Capensis & Dionaea - Iluminação

Mensagem por lello_dias »

Boa tarde, pessoal!

Este fim de semana estarei iniciando meu cultivo de sementes de D. Capensis e Dionaea e acredito que enfrentarei problemas peculiares.
Na minha casa, tenho algumas janelas. Dentre elas, tenho uma para o Leste (nascente) e outra para o oeste (poente). A do Leste pega sol direto entre os horários de "08h e pouco" até em torno das "11h e pouco", totalizando aproximadamente 3h de Sol direto nos vasos. Como já estou ciente de que o horário de Sol entre 11h e 14h é, de certa forma, prejudicial para o cultivo, então fico um tanto conformado. Após o horário de 11h, deixaria os vasos expostos a claridade (sem raios solares diretos) até chegar o horário de 14h, momento em que colocaria os vasos na janela oposta, Oeste, para pegar luz direta entre os horários de 14h às 16h, aproximadamente - o que resultaria em torno de mais 2h de Sol direto, totalizando, então, 5h de sol direto mais o restante do dia expostos a claridade - a partir das 16h, a planta receberia apenas a claridade (meia-sombra) até o anoitecer. No dia seguinte, faria o mesmo processo: pela manhã no Leste; pela tarde no oeste. O que acham desta façanha? Acreditam que realmente poderei prejudicar a probabilidade de germinação? E depois que germinarem, continuo com o mesmo processo?

Ótimo cultivo a todos. Boa tarde! \o/
Editado pela última vez por lello_dias em 14 Out 2014, 19:16, em um total de 1 vez.


LELLO Dias
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Olá, wesley.
Eu particularmente não gosto muito de ficar mudando os vasos de local todo tempo. Primeiramente, pq eu sinto que isso estressa as plantas, no caso de germinação não sei se afetaria tanto; em segundo lugar, não é muito cômodo ficar mudando de local todo dia. Eu sempre procuro programar o cultivo de uma forma que não me acarrete trabalhos extras, prefiro gastá-lo apreciando as plantinhas ou fazendo alguma coisa pra aumentar o cultivo. Aqui em casa tb não tem nenhum local que pega mais de 3h de sol direto. Então eu optei por complementar com luz artificial. Até agora tá dando certo, elas estão crescendo saudáveis. Só tou falando de como faço, mas vamos esperar os outro se manifestarem e contar as suas experiências. :mrgreen:


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Concordo com a opinião do Marquinhos, pois este esquema de mudar as plantas de lugar toda hora não há de fazer bem as mesmas. Vegetal gosta de ficar quieto em seu canto para poder se desenvolver plenamente. Como não pode fornecer 8 horas de Sol direto (o mínimo aceitável é 6) terá que optar por iluminação artificial, mas já lhe adianto que esta empreitada sairá caro :? ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Eu uso 2 lâmpadas compactas de 25 w. 1 perto das dionaeas e 1 perto das germianções. E coloquei 1 tubular de 20 w meio que por cima de tudo, para contemplar as sarracênias tb. : joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Se consegue fornecer as 3hs de insolação direta mais 2hs de muita luz indireta, é melhor do que nada.

Concordo com o fato de que plantas devem ficar em um local definitivo. : joia :

Duas lampadas economicas de 20/25w não sai caro, e o consumo será baixo, pois utilizará apenas para complementação.

Abç


Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá lello,

Minha experiência com germinação de seeds de Dio pode ser de alguma ajuda. Bem, aqui no Ceará a insolação é de rachar você sabe. Com isso, minhas seeds ficaram expostas equiparadamente as condições em que você escreveu. Resultado: a insolação de 8 as 11 era tamanha que secava toda a superfície do substrato e só voltando ao normal por volta das 4 da tarde. Dessa forma decidi fazer um bog para germinar as seeds de Dio cedidas gentilmente pelo Marquinhos. Com o bog consegui germinar seeds de Neps muito bem, espero que sirva igualmenta para as Dio.

Espero ter ajudado

Abraço, Samuel


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
lello_dias
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2014, 12:04
Localização: Maracanaú, Ceará
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por lello_dias »

Tendo estas informações em mente - e aqui agradeço a vocês -, o que acham de:
- Colocar os vasos na janela do oeste (onde a incidência de luz direta do Sol é de 12h30 às 15h30, com muito calor e luz indireta até o entardecer/anoitecer) e esquecer a janela do leste;
- Colocar um filtro UV (obrigado Marcos, hehe) na janela para que a propagação de raios UV sobre as sementes seja reduzida dentro dos horários críticos (de 12h30 às 14h);
- (Especial) Coloco algum recipiente transparente sobre os vasos para criar uma espécie de mini estufa?
- Tendo uma luz indireta muito forte - como a daqui do Ceará - durante a maior parte do dia (em torno de seis horas nesta janela, sendo que 3h é de luz direta), incidência tamanha que a lâmpada de 20-25w quase não tem efeito sobre a luminosidade, acham que o uso da iluminação artificial poderia ser descartado?
Editado pela última vez por lello_dias em 14 Out 2014, 17:29, em um total de 1 vez.


LELLO Dias
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Não wesley, se você vai deixá-las sob sol direto, não pode colocar as sementes numa estufa, elas vão cozinhar. Não se preocupe, onde a gente mora, a umidade é elevada, basta deixar sempre um pratinho com água embaixo do vaso e você vai ter a umidade necessária. : joia :


Avatar do usuário
lello_dias
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2014, 12:04
Localização: Maracanaú, Ceará
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por lello_dias »

Foi o que imaginei, Marcos. Iria cozinhar MEEESMO. kkk Então este item está riscado. Agora... Eu editei a mensagem anterior. Dá uma lida na última dúvida. É sobre a dita iluminação.


LELLO Dias
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Cara, eu acho até poderia ser descartado, ams não tenho certeza. Mas tenho quase certeza que o desenvolvimento seria prejudicado, pq durante a tarde, tem-se a impressão que a luz indireta suplanta a luz da lâmpada, mas a lâmpada emite raios diretos sobre as plantas e, creio eu, que elas se beneficiam muito mais. Acho que a quantidade de energia luminosa por área é maior. Tudo isso é só o que eu acho, não tenho certeza para afirmar. Mas lembrando de uma dionaea que eu cultivei a uns anos atrás, ela recebia 3h de sol direto e o resto ficava a meia sombra, com luz indireta em abundância. Ela não se desenvolveu muito bem, o crescimento de novas folhas era rareado mas as minhas dios atuais que estão recebendo 3 horas de sol direto e o resto do dia (até 19:00) de luz artifcial, estão se desenvolvendo muito bem, crescendo novas folhas direto. Mas vamos ver o que os outros respondem. : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem