FUNGUS GNATS - PRAGA DO INFERNO!!!

Aqui você fica sabendo quais são as normas e regras do fórum.
Responder
Avatar do usuário
Fernanda Torres
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Fev 2017, 22:11
Localização: Nilópolis - Rio de Janeiro
Contato:

FUNGUS GNATS - PRAGA DO INFERNO!!!

Mensagem por Fernanda Torres »

WhatsApp Image 2017-03-23 at 10.21.36.jpeg
Bom dia pessoal. Passando aqui pra compartilhar minha infeliz experiência.

Comprei minhas primeiras dionaeas típicas em uma loja que as mantinha sem iluminação. Segui orientações oriundas de youtube sobre a tal quarentena. Faz sentido, pois estavam sem iluminação em uma prateleira que as deixava mais próximas do teto. Pois bem, as deixei de quarentena em local bastante claro, na divisa da sombra com a luz do sol. Ou seja, muita claridade, não sol.

Ah três dias uma mudinha da minha típica começou a ficar preta de baixo para cima. Há dois dias adquiri 3 dios tops do Gino e nos falamos sobre cuidados e etc. Aproveitei para pedir conselhos sobre a minha tipica e deu no que deu. Só que, eu coloquei as Dios recém adquiridas no mesmo recipiente de água que as minhas. Só demorou dois dias para a CONTAMINAÇÃO GERAL das novas!!!!!!

Já estou me instruindo com o Gino. E vi que as minhas outras típicas estão com isso também. E só tenho que agradecer a ele, pois é um vendedor bem dedicado aos seus compradores. Mas vai aqui a minha terrível experiência constatada hoje. Pra quem viu o seriado THE STRAIN, estou angustiada tanto quanto se estivesse naquele mundo!

ORIENTAÇÕES:
Inseticida Piretróide
Dimy Pronto II
O negócio é só borrifar mesmo, pois não adianta trocar o substrato com adultos ali. Segundo orientações.

CORAÇÃO E BOLSO DOENDO! E a tal quarentena, repensei bastante sobre isso...

Zap 21 979299109


Avatar do usuário
Victor Castro
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Fev 2017, 17:45
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Victor Castro »

Aqui em casa mantenho o controle dos adultos com Droseras, as minhas Filiformis capturam por atacado. As Byblis também são ótimas predadoras. As Pinguinculas também capturam, mas em menor quantidade. Tenho muitas plantas (inclusive não carnívoras) e a erradicação desta praga é quase inviável. Meu sofrimento são com Tripes, o praguinha danada.


"Se você não tem dúvidas é porque você está mal informado." Millôr Fernandes
Avatar do usuário
Fernanda Torres
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Fev 2017, 22:11
Localização: Nilópolis - Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Fernanda Torres »

Olá Casfer. Estou no momento anotando números de lojas para ligar. Observei e não vi adultos aqui (não que não estejam). Até o momento apenas larvas. Vou seguir orientações do Gino, mas este Forth Defende e o Óleo de Nem Vitaplan parecem bons, pois atacam adultos e larvas. Alguma experiência?


Avatar do usuário
Victor Castro
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Fev 2017, 17:45
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Victor Castro »

Oi Fernanda, os adultos são "mosquinhas" menores que a mosca de fruta (difícil ver). Eu geralmente os observo grudados nas Droseras, confere se já não tem alguns nas suas. rs

Só usei uma vez acaricida numas sarracenias.

Por curiosidade: quais foram as orientações do Gino?

Abs., Victor


"Se você não tem dúvidas é porque você está mal informado." Millôr Fernandes
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fernanda, de uma olhada no link abaixo porque ali tem uma lista de defensivos que podem ser usados com segurança nas PCs:

pesticidas-biologicos-naturais-e-quimic ... t7727.html

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Eu estava vendo as fotos e a primeira não tem cara de fungus gnat, está parecendo um fungo bravo que atacou a sua planta.

O fungus gnat é um mosquitinho que não é o problema e sim as larvas dele que comem as raízes.

Da primeira foto eu tive uma planta aqui em que apareceu e não percebi, como olho com cuidado minhas plantas a cada dois dias então entre o ataque e a morte da planta foi rápido.
Num dia estava bonita e 48 horas depois estava exatamente como a sua, morta. Não tive duvidas peguei ela e o substrato e joguei fora, lavei bem o vaso e deixei secar em sol forte.

Muito cuidado com plantas que receber, mesmo sendo de cultivador experiente, deixe sempre em quarentena.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...Eu estava vendo as fotos e a primeira não tem cara de fungus gnat,
eu concordo com nosso amigo Paulo. eu já tive problemas com gnat e nenhuma vez levou ao deixar a planta preta, ainda mais em tão poucos dias, que suponho.

comigo eu notava acima do substrato, em outras palavras, furos feitos tipo entrada de túneis. como se você enviasse uma palito no substrato e por vezes esta ficava ao redor de todo limpo sem a cor que o substrato vai pegando com o tempo. qdo tirava a planta do vaso percebia no substrato vácuos onde as larvas já tinham consumido.

Dê uma lida neste tópico,

fungus-gnat-t2835.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fernanda Torres
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Fev 2017, 22:11
Localização: Nilópolis - Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Fernanda Torres »

A primeira foto, como eu estava com a planta, vi esse aglomerado de coisas brancas e com pontos pretos. Se der pra aumentar a foto, verá os pontos pretos, e a disposição do Gnat é em grupo. Mas percebi outros pontos brancos nas áreas externas dos potes das plantas.

As novas e as minhas anteriores passaram um dia juntas no mesmo recipiente de água. E por acaso vi estes pontinhos brancos na parte externa dos potes das novas. Espero estar errada e estar vendo coisas, pois ai serão dois problemas. Mas na que morreu, na primeira foto, dá pra perceber coisinhas brancas nas bordas.

Tenho a opção de aplicar Dymi Pronto II e Cercobin (bonsai carnívoras). Este cercobin tem para vários tipos. Este último parece ser tóxico, mas com relatos de mais eficiência para várias pragas.

OBS: Tive orientações do Gino e outra pessoa formada em botânica. Nem um e nem outro recomendaram Óleo de Nem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem