Fungus Gnat ?

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Fungus Gnat ?

Mensagem por smart2 »

pessoal, hoje ao analizar minha akay ryu que ta saindo da hibernação natural de uns 3 meses +ou-... notei larvinhas nela... por segurança ja agendei para hoje a tarde o transplante para um novo substrato. porem queria uma confirmação, ate pq se for preciso ficar de olho em outros vasos... e ate no combate tb. pensei em um tratamento que vi a tempos a base de oleo de neem... não sei se e efetivo mais tenho ele a disposição por aqui... pensei em colocar nos vasos e deixar mais ainda tenho q estuda-lo tb. segue as fotos para confirmação


22/06 estava assim
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 071836.jpg[/thumbnail]

hoje esta assim
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 105534.jpg[/thumbnail]

Imagens Macro da larva encontrada
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 105037.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 105026.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 104254.jpg[/thumbnail]


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

to achando que não é gnat., tomara que eu esteja correto.

ficam moscas pequeninas bem lerdas acima do substrato? o substrato fica com marca de furos? esta larva aparenta ter os pés vários é claro, ou estou enganado?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,

Pelas fotos não me parece o fungus gnat, mas de qualquer forma está atacando sua planta.
Troque o substrato e lave bem a planta e suas raízes.
Em algumas mensagens que troquei com o Edson ele está usando o Dimmy Pel que é um inseticida bacteriológico para controlar esse tipo de praga e está dando certo.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

vou trocar daki a pouco com o sol mais tranquilo aqui, e to pensanod em dar uma geral com Oleo de Neem msm, tem pulgão por toda parte e to na tentatica de controle mais são chatos, minhas guehois ja estão se findando com elas... vou fazer uma bombada e passar em geral so espero que não faça mal a nenhuma... alguma coisa atacou meu vaso de saracenia e comeu as armadilhas quase todas foram picadas, não sei se foi algum grilo gigante ou alguma lagarta ou mesmo formiga Sauva que apareceram em minha hora esses dias, mais as PC estão a uns 10m de distancia da horta...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

se houver ainda a dúvida de gnat, que espero esta não, você pega o vaso da planta e deixa dentro de um saco plastico grande (legumes incolor) este sem furos, encha de oxigênio e o feche. deixe por uns 2/3 dias abrindo todo dia e ver se há sinais de algum mosquitinho lerdo dentro. mas isso não ocorrerá, boa sorte para com isso e para com a batalha com outros.

tente antes, deixar o vaso submerso por uns 10 min, e veja se na água acima irá subir pragas, isso já elimina e mata muitas. após uns 2/3 dias de tudo isso aplique o óleo de neem. eu desrespeito a indicação de 2 ml para 1000, sempre uso 4 ou 5 por litro, mais garantia.

se após tudo isso, uns 15 dias continuar outras, o que usamos para o gnat que é bombril em inseticidas, você usa o dimy pel com a indicação de 50% a mais de água, mais água... o oposto da recomendação do neem (mais). mas este somente em último caso. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pela imagem a larva é de fungus gnat, sim. :geek:


... : joia :


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ai ai ai... 2 grandes falam que não e o mais velho fala que sim... agora ferrou... de qualquer forma ja troquei de substrato e de vaso... porem se confirmar mesmo tenho que iniciar o combate, não joguei fora o vaso e vi varias larvas nele, porem esse vaso esta infestado de utricularia subulata (eu acho, nem lembro qual) porem tenho outros vasos que tem sintomas parecidos, deu medo agora...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

amigo,

como eu comentei e não tive retorno...

esta larva tem perninhas? nas duas primeiras fotos aparenta ela ter várias curvinhas no corpo tem ou é impressão?

colocou o vaso em saco plastico e observou sinais de mosquitinhos lerdos? o substrato fica com marca de furos?

você deu uma lida no tópico que fala sobre o gnat?

sei que estou lhe enchendo de perguntas, mas estas ajudarão a certeza desta ser parecida ou ser. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ops... mal ae... então não vi sinal de furos no substrato.. quanto a perninhas dificil dizer pq essas fotos são macro mais muito pequenas msm pode ver pelo meu dedo em uma delas... mais parece que tem umas perninhas sim... quanto a sacola vou providenciar urgente...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

vamos torcer para você não ver nenhum mosquitinho pequenino meio lerdo. fica mais andando acima no substrato e tem asas que em reflexo com a claridade aparenta ser azul. com a proximidade, muitos buscam até se esconderem no substrato.

se você ver algum mosquitinho destes agora ou daqui alguns dias, após o período de larva, aí o barco irá balançar. :afraid:

qdo tiver tempo, dê uma corrida em todos seus vasos com uma lente, atentamente para larvas ou mosquitinhos.

boa sorte aí : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem