Fungos no substrato

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
lucasmedeiros
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 11 Nov 2012, 11:25
Localização: Pelotas-RS

Fungos no substrato

Mensagem por lucasmedeiros »

Bom dia;
Bem, eu e minha namorada compramos uma Dionaea a alguns dias, portanto, somos completamente leigos no assunto (fora alguns sites e tópicos do próprio fórum que andamos lendo).
Nossa planta está com um pó de coloração branca (parece uma farinha) sobre ela, e não sabemos se é normal, se pode ser um fungo ou algo assim.
Outra dúvida é sobre o substrato. Ela veio com uma mistura que não soubemos identificar o que era e não sabemos se é suficiente ou não. Se quisermos trocar por uma mistura de areia/sphagno, encontramos o musco em qualquer floricultura?
Segue duas imagens da menina. ;)

[img]http://img202.imageshack.us/img202/7136/1003780h.jpg[/img]

[img]http://img341.imageshack.us/img341/3811/1003782t.jpg[/img]

Obrigado.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Lucas, providencie a areia e o sphagno o quanto antes.
Me parece fungo sim, pois tem focos no substrato. O musgo você pode encontrar com facilidade em casas especializadas em plantas ou até mesmo em orquidários...
O substrato parece ser a tipica mistureba de sempre. De momento tente eliminar esses focos e providencie rapidamente um substrato novo!
Fora isso, a planta tem tudo pra ficar bem mesmo, já que ela está com uma aparência saudável.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lucas, como disse o amigo Fernando sua PC parece estar sob o ataque de algum fungo oportunista. É possível que ela o tenha contraído no lugar aonde você comprou-a, sendo assim afaste-a das demais plantas de sua casa para evitar que a contaminação se espalhe.

Troque o substrato de sua carnívora por musgo sphagnum + areia. Como proceder com a troca e esterilização você irá descobrir acessando os links abaixo:

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Se mesmo depois de trocar o substrato de sua PC, o fungo não desparecer, então você terá que trata-lá com algum fungicida sem cobre em sua composição. Alguns foristas daqui usam o Captam bem diluído, mas já vou logo te avisando que este produto, apesar da baixa fito-toxidade nas plantas, e extremamente tóxico para mamíferos, aves, repteis, anfíbios e peixes e, sendo assim, sua venda é controlada.

Caso resolva fazer uso deste pesticida, providencie alguns EPIs (equipamentos de proteção individuais) como óculos, máscaras, luvas e aventais visando evitar acidentes com este produto químico.

Uma outra solução seria o uso de algum inseticida/fungicida natural. No link abaixo você encontrará alguns deles:

Inseticidas e Anti-Fúngicos Vegetais Caseiros

Note apenas que alguns deles funcionam como fertilizantes e isto não seria bom para as plantas carnívoras, uma vez que gostam de solos ácidos e pobres em nutrientes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pensamento positivo.

Pode ser apenas um pó branco que caiu sobre a planta.
Borrifa ela com bastante água limpa para ver se consegue retirar o pó.

Se não sair, pode realmente ser fungo.

Abç

Ah, você encontra o sphagnum em orquidários. : joia :


lucasmedeiros
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 11 Nov 2012, 11:25
Localização: Pelotas-RS

Mensagem por lucasmedeiros »

Amanhã procurarei o sphagno e providenciarei a troca do susbtrato.
Quanto ao fungo, tentei fazer uma limpeza com cotonetes e água, e consegui tirar boa parte dos focos. (:
Qualquer notícia volto a postar aqui.

Obrigado


Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

Gente , preciso da ajuda de vcs . Há 2 semanas que semeei as sementes de D. Burmanni e elas já no 9º dia começaram a brotar. Acontece que o substrato está enchendo de focos de funcos , umas bolinhas brancas meio amarelas ou verdes , sempre que vejo um foco eu tiro com uma pinça esterilizada , mas sempre surge mais ... O que eu faço?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lucas, mudei o título de seu tópico, para que o mesmo não ficasse sem nexo, uma vez que o fundi com outro que tratava do mesmo problema, só que com outra planta.

André, a resposta para sua dúvida encontra-se neste tópico.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

André Martins escreveu:... o substrato está enchendo de focos de funcos , umas bolinhas brancas meio amarelas ou verdes , sempre que vejo um foco eu tiro com uma pinça esterilizada , mas sempre surge mais ... O que eu faço?
Aumente a exposição ao sol. Diminua a água até o problema ser resolvido.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem