Formato do vaso influência no crescimento?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
GOIANO
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 13 Jul 2011, 22:48
Localização: Tamandaré - Pernambuco
Agradeceu: 20 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Formato do vaso influência no crescimento?

Mensagem por GOIANO »

Olá companheiros, estive pensando se o formato do vaso influi no crescimento de uma nepenthes, cheguei a conclusão de que um vaso mais largo ajuda muito no inverno, a planta praticamente não precisa de mim, a chuva da a água quase toda que ela precisa.
Porém na maioria dos vegetais vaso profundo estimula muito o crescimento.
Ai fico na dúvida, pois quase não vejo raiz nas minhas nepenthes, não sei se por terem menos de 1 ano.
Fico querendo economizar no substrato, apesar de usar musgo com serrapilheira, que ja ajuda um pouco a render.

Qual a opinião de vocês?


Só sei que quase nada sei, e o pouco que sei, é apenas um ínfimo presságio do que um dia saberei !!!
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Quanto ao vaso não tenho muita experiência mas eu prefiro os maiores e mais largos claro que de acordo com o tamanho da planta, da pra perceber pois fica desproporcional. No substrato acho que seria melhor trocar a serrapilheira por fibra de coco ou pó de coco.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Quanto maior o vaso, maior a planta e isso ocorre porque o seu sistema de raízes consegue se desenvolver melhor e captar mais nutrientes para o vegetal.

Obs.: Siga a dica do Daniel e troque a serrapilheira por chips ou mesmo pó de coco que aí é certeza de suas Neps crescerem fortes e saudáveis.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem